Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um motor DC controlado pela armadura:

  • A.

    tem obrigatoriamente um ímã permanente substituindo o circuito de campo;

  • B.

    tem a corrente de campo variando senoidalmente;

  • C.

    tem a sua velocidade controlada pela tensão de armadura;

  • D.

    tem corrente de armadura com valor constante para qualquer que seja o valor de velocidade;

  • E.

    tem sempre um circuito de campo excitado com tensão senoidal.

Marque falso (F) ou verdadeiro (V) nas afirmativas abaixo sobre manutenção de correntes de transmissão:

( ) deve-se inverter a corrente esporadicamente para prolongar sua vida útil;

(  ) deve-se posicionar um elo novo entre os desgastados a fim de prolongar sua vida útil;

(  ) devem ser lavadas com querosene e lubrificadas com graxa;

( ) não devem ser utilizadas correntes novas em engrenagens usadas.

A seqüência correta de cima para baixo é:

  • A.

    V-F-F-F;

  • B.

    F-F-V-V;

  • C.

    V-F-F-V;

  • D.

    F-V-V-V;

  • E.

    V-V-F-F.

O diagrama em blocos abaixo, onde R é a entrada ou valor de referência e C é o valor da saída controlada, define um sistema de controle:

  • A.

    em malha paralela;

  • B.

    em malha fechada;

  • C.

    em malha série;

  • D.

    em malha aberta;

  • E.

    com retro-alimentação positiva.

Considere as afirmativas abaixo sobre o ajuste 32 H10/f9.

 I. É um ajuste no sistema furo-base.

II. A folga mínima é zero.

III. A tolerância de fabricação do eixo é zero. IV.

O afastamento inferior do furo é zero.

São verdadeiras somente as afirmativas:

  • A.

    I e II;

  • B.

    I e III;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    III e IV.

Um motor elétrico tem sua velocidade controlada por um sistema de controle em malha fechada. Para velocidade de 120 rd/seg em regime permanente, a entrada de referência é de 10 volts. Sabendo-se que para valores da entrada ou referência entre 0 e 20 volts o sistema funciona na região linear. Se alterarmos a entrada de referência para 9 volts, a velocidade em regime permanente será:

  • A.

    119 rd/seg;

  • B.

    (120/9) rd/seg;

  • C.

    108 rd/seg;

  • D.

    12 rd/seg;

  • E.

    121 rd/seg.

Para medirmos a potência dissipada num circuito DC em funcionamento, puramente resistivo, podemos utilizar:

  • A.

    um amperímetro e um voltímetro;

  • B.

    um freqüencímetro e um voltímetro;

  • C.

    um capacímetro e um voltímetro;

  • D.

    um capacímetro e um amperímetro;

  • E.

    um freqüencímetro e um amperímetro.

Um tacômetro é um sensor de:

  • A.

    aceleração;

  • B.

    velocidade;

  • C.

    posição;

  • D.

    tensão elétrica;

  • E.

    corrente elétrica.

–Uma hora, 30 minutos, 36 segundos e 72 centésimos do segundo, em formato decimal, escreve-se:

  • A.

    1,5102 h

  • B.

    1,5100 h

  • C.

    1,5072 h

  • D.

    1,3620 h

  • E.

    1, 7236 h

Num sistema de controle em malha fechada, chamamos de controlador:

  • A.

    à saída de um sensor;

  • B.

    à entrada de controle do sistema controlado;

  • C.

    ao dispositivo que manipula convenientemente o sinal de erro;

  • D.

    à entrada do dispositivo a ser controlado;

  • E.

    à saída do dispositivo a ser controlado.

Sobre o conceito de educação, José Carlos Libâneo (1991) diz que: "Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento onilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas (físicas, morais, intelectuais, estéticas) tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, num determinado conceito de relações sociais". Esse ponto de vista aponta para uma visão de educação que se refere:

  • A. à formação integral do ser humano;
  • B. ao desenvolvimento social e físico;
  • C. ao desenvolvimento intelectual e afetivo;
  • D. ao desenvolvimento de qualidades afetivas;
  • E. à formação de ser humano interdisciplinar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...