Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Para responder as questões 21 a 24, considere, ao lado, o esquema de representação de medidas de um pneu 175/70 R 13 82 T.

Na especificação desse pneu, a letra T é o símbolo de velocidade e indica que a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido é:

  • A.

    150 km/h.

  • B.

    160 km/h.

  • C.

    170 km/h.

  • D.

    180 km/h.

  • E.

    190 km/h.

Para responder as questões 21 a 24, considere, ao lado, o esquema de representação de medidas de um pneu 175/70 R 13 82 T.

No momento da substituição dos pneus de um automóvel, as dimensões adotadas devem ser as recomendadas pelo fabricante do veículo. No entanto, se, por um motivo justificável, houver a necessidade de se utilizar pneus e aros com medidas diferentes, recomenda-se que a variação do diâmetro externo do conjunto (aro e pneu) não seja maior que 3%. Segundo esse critério, qual das medidas abaixo NÃO poderia ser utilizada?

  • A.

    175/70 R 14.

  • B.

    165/70 R 13.

  • C.

    185/60 R 14.

  • D.

    195/50 R 15.

  • E.

    185/70 R 13.

Para que se possa transitar com segurança e saber o momento certo de trocar os pneus sem a necessidade de recorrer a um equipamento para efetuar medições, a maioria dos pneus são dotados de indicadores de desgaste. Sabendo disso, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Os indicadores de desgaste, dependendo da medida e do tipo de pneu, podem ser em número de 4, 6 ou 8.

( ) A localização de cada um desses indicadores é marcada no alto do costado com um triângulo e/ou a sigla TWI.

( ) Os indicadores se encontram em alto relevo na base dos sulcos do pneu.

( ) Quando os indicadores de desgastes se tornam visíveis é sinal de que é necessária a troca do pneu, porque foi atingida a profundidade mínima permitida para os sulcos, que é de 2,6 milímetros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – V – V.

  • B.

    V – V – V – F.

  • C.

    F – V – F – F.

  • D.

    V- – F – F – V.

  • E.

    F – F – V – F.

Para a calibragem de pneus, as unidades de pressão mais utilizadas são a psi (libra por polegada quadrada) e a atm (atmosfera), e muitas vezes ocorre que um valor é especificado em uma unidade, mas a escala do calibrador está em unidade diferente. Por esse motivo, é importante saber que uma atmosfera equivale aproximadamente a:

  • A.

    105 psi.

  • B.

    100 psi.

  • C.

    436,5 psi.

  • D.

    1,033 psi.

  • E.

    14,7 psi.

Devido às diferenças de geometria e dos esforços de tração e frenagem, os pneus desgastam-se de forma desigual. Para reduzir a desigualdade do desgaste do conjunto de pneus, o fabricante do veículo recomenda que, em intervalos determinados, deve-se fazer:

  • A.

    a inversão do sentido de rotação dos pneus.

  • B.

    o rodízio dos pneus, respeitando-se as orientações do fabricante.

  • C.

    o balanceamento do eixo-cardã.

  • D.

    a troca das juntas homocinéticas.

  • E.

    a calibragem em intervalos regulares, de forma a trafegar com a pressão, em cada pneu, 05 psi acima da pressão indicada no manual.

Com relação à calibragem de pneus, considere as seguintes afirmativas:

1. Calibrar um pneu significa ajustar a pressão do ar em seu interior de acordo com os valores especificados pelo fabricante do pneu.

2. A utilização de pneus com pressão muito baixa provoca um desgaste acelerado e mais acentuado na área dos ombros, reduzindo a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível.

3. A utilização de pneus com pressão muito alta provoca um desgaste acelerado e mais acentuado no centro da banda de rodagem, encurtando a vida útil do pneu.

4. Os pneus podem ser inflados com ar comprimido ou nitrogênio. Quando for utilizado nitrogênio, devem ser utilizadas as mesmas pressões recomendadas para o ar comprimido.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

  • E.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas em relação ao balanceamento de rodas:

( ) Balanceamento de rodas é a operação que busca o equilíbrio do conjunto aro-pneu, por meio da fixação de contrapesos com determinadas massas e em determinadas posições do aro.

( ) Vibrações anormais no veículo podem ser um indicativo da necessidade de se realizar o balanceamento de rodas.

( ) Rodas traseiras, por não serem as responsáveis pelo direcionamento do veículo, não necessitam de balanceamento.

( ) Um veículo que trafega com rodas desbalanceadas pode sofrer perda de tração e estabilidade e desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores, terminais de direção e pneus.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – V.

  • B.

    V– V – V – V.

  • C.

    F – V – F – F.

  • D.

    V – F – V – F.

  • E.

    F – F – F – V.

A operação de verificação e ajustes do posicionamento das rodas de um veículo de acordo com os valores especificados pelo fabricante é conhecida como geometria ou alinhamento de rodas. Na geometria, o ângulo da roda representado pela figura ao lado é chamado de:

  • A.

    caster.

  • B.

    camber.

  • C.

    KPI.

  • D.

    set back.

  • E.

    de impulso.

Considerando-se o eixo dianteiro de um automóvel durante uma curva, observa-se que a roda do lado interno descreve uma curvatura menor que a do lado externo. Portanto, a roda do lado interno deve inclinar-se um pouco mais do que a do lado externo, a fim de evitar atrito excessivo dos pneus com solo. Essa diferença de inclinação entre as duas rodas chama-se:

  • A.

    rolagem diferencial.

  • B.

    convergência.

  • C.

    divergência em curva.

  • D.

    difusão angular.

  • E.

    ângulo de dispersão.

Quando for necessária a substituição das rodas de um veículo, é recomendável que sejam mantidas suas dimensões originais. No entanto, se houver a opção de utilização de rodas diferentes das originais, a instalação de uma roda com o off-set adequado é muito importante para manter a boa dirigibilidade do veículo e evitar desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão. Se uma roda com off-set positivo for substituída por outra com iguais dimensões, porém com maior off-set positivo, a posição dessa nova roda em relação ao para-lama do veículo será:

  • A.

    inalterada.

  • B.

    mais para cima.

  • C.

    mais para fora.

  • D.

    mais para dentro.

  • E.

    mais para baixo.

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