Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Os elementos da suspensão, bem como seus ajustes, são importantes para a segurança e o conforto dos automóveis. Em relação a esses componentes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Os amortecedores são elementos elásticos da suspensão que absorvem as irregularidades do terreno e controlam a altura do veículo.

( ) A bandeja, ou braço de suspensão oscilante, liga a roda ao chassi do veículo, através dos elementos bucha e pivô.

( ) Os efeitos das molas fadigadas são verificados por impactos constantes na suspensão e desgaste acentuado dos pneus, amortecedores e batentes.

( ) Para molas helicoidais das suspensões de veículos, é indicada, como manutenção preventiva a cada 60.000 quilômetros, o corte de meia volta em cada uma das extremidades, para retirar as porções que ficam mais sujeitas a corrosão e trincas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – F – V.

  • B.

    V – V – V – F.

  • C.

    F – F – F – V.

  • D.

    V – V – V – V.

  • E.

    F – V – V – F.

Nas suspensões do tipo mcpherson, qual é o tipo de mola mais utilizado atualmente?

  • A.

    Feixes de molas elípticos.

  • B.

    Barras de torção.

  • C.

    Molas helicoidais.

  • D.

    Molas de flexão.

  • E.

    Molas espirais.

Quando um automóvel se desloca em uma curva, as rodas do lado interno percorrem uma distância menor do que as rodas do lado externo. Sendo assim, a rotação transmitida às rodas do eixo de tração terá que ser menor na roda do lado interno e maior na roda do lado externo da curva. O dispositivo capaz de garantir essas rotações adequadas em cada uma das rodas do eixo de tração durante uma curva é chamado de:

  • A.

    caixa de câmbio.

  • B.

    trizeta.

  • C.

    trambulador.

  • D.

    diferencial.

  • E.

    cruzeta.

A transmissão automotiva é um sistema capaz de levar até as rodas de tração a energia gerada pelo motor. No caso de um veículo com motor dianteiro e tração traseira, o elemento desse sistema que participa da transferência do torque da caixa de câmbio até o eixo traseiro é conhecido como:

  • A.

    eixo cardan.

  • B.

    junta homocinética.

  • C.

    embreagem.

  • D.

    semieixo.

  • E.

    contrarrecuo.

Diversas são as configurações adotadas pelos fabricantes de veículos para a escolha dos sistemas de transmissão. No caso de um caminhão que possua três eixos, sendo o dianteiro o direcional, apenas um dos dois traseiros é de tração. Esse é um exemplo de um caminhão com transmissão:

  • A.

    4X4.

  • B.

    4X2.

  • C.

    6X2.

  • D.

    3X1.

  • E.

    6X6.

A indústria automobilística utiliza diferentes tipos de caixas de câmbio, que contêm certo número de diferentes relações de transmissão, geralmente chamadas de marchas. No Brasil, a maioria das caixas de câmbio possui cinco marchas, ou seja, cinco diferentes relações de transmissão. A caixa de câmbio que possui variação contínua da relação de transmissão é conhecida como:

  • A.

    Semiautomática.

  • B.

    CHT.

  • C.

    Tiptronic.

  • D.

    Sincronizada.

  • E.

    CVT,

Em caixas de câmbio manuais, a dificuldade de engate de marchas pode ser um sintoma indicativo de:

  • A.

    avarias nos anéis sincronizadores.

  • B.

    folga inexistente no pedal da embreagem.

  • C.

    óleo do motor com viscosidade muito baixa.

  • D.

    convergência acima do valor especificado pelo fabricante.

  • E.

    engrenagem inversora desbalanceada.

A característica que mais se relaciona com a dificuldade de um óleo lubrificante escoar a uma dada temperatura constante é:

  • A.

    o índice de viscosidade.

  • B.

    a densidade.

  • C.

    a viscosidade.

  • D.

    o ponto de fulgor.

  • E.

    o ponto de gota.

A especificação SAE 10W-40 API-SL caracteriza:

  • A.

    um óleo lubrificante para caixas de câmbio automáticas.

  • B.

    um fluido para direções hidráulicas.

  • C.

    um óleo lubrificante para motores de quatro tempos a gasolina.

  • D.

    uma graxa para rolamentos.

  • E.

    um óleo lubrificante para motores de dois tempos a gasolina.

Qual dos seguintes lubrificantes é o mais adequado para um diferencial, com engrenagens hipoidais, de um veículo com motor dianteiro e tração traseira?

  • A.

    Óleo lubrificante SAE 5W - 30 API-SM.

  • B.

    Graxa lubrificante à base de sabão de cálcio grau NLGI 2.

  • C.

    Óleo lubrificante SAE 20 com aditivado.

  • D.

    Graxa lubrificante à base de sabão de sódio grau NLGI 4.

  • E.

    Óleo lubrificante SAE 90 EP - API GL-5.

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