Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Os elementos da suspensão, bem como seus ajustes, são importantes para a segurança e o conforto dos automóveis. Em relação a esses componentes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Os amortecedores são elementos elásticos da suspensão que absorvem as irregularidades do terreno e controlam a altura do veículo.
( ) A bandeja, ou braço de suspensão oscilante, liga a roda ao chassi do veículo, através dos elementos bucha e pivô.
( ) Os efeitos das molas fadigadas são verificados por impactos constantes na suspensão e desgaste acentuado dos pneus, amortecedores e batentes.
( ) Para molas helicoidais das suspensões de veículos, é indicada, como manutenção preventiva a cada 60.000 quilômetros, o corte de meia volta em cada uma das extremidades, para retirar as porções que ficam mais sujeitas a corrosão e trincas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V F F V.
V V V F.
F F F V.
V V V V.
F V V F.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Nas suspensões do tipo mcpherson, qual é o tipo de mola mais utilizado atualmente?
Feixes de molas elípticos.
Barras de torção.
Molas helicoidais.
Molas de flexão.
Molas espirais.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Quando um automóvel se desloca em uma curva, as rodas do lado interno percorrem uma distância menor do que as rodas do lado externo. Sendo assim, a rotação transmitida às rodas do eixo de tração terá que ser menor na roda do lado interno e maior na roda do lado externo da curva. O dispositivo capaz de garantir essas rotações adequadas em cada uma das rodas do eixo de tração durante uma curva é chamado de:
caixa de câmbio.
trizeta.
trambulador.
diferencial.
cruzeta.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
A transmissão automotiva é um sistema capaz de levar até as rodas de tração a energia gerada pelo motor. No caso de um veículo com motor dianteiro e tração traseira, o elemento desse sistema que participa da transferência do torque da caixa de câmbio até o eixo traseiro é conhecido como:
eixo cardan.
junta homocinética.
embreagem.
semieixo.
contrarrecuo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Diversas são as configurações adotadas pelos fabricantes de veículos para a escolha dos sistemas de transmissão. No caso de um caminhão que possua três eixos, sendo o dianteiro o direcional, apenas um dos dois traseiros é de tração. Esse é um exemplo de um caminhão com transmissão:
4X4.
4X2.
6X2.
3X1.
6X6.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
A indústria automobilística utiliza diferentes tipos de caixas de câmbio, que contêm certo número de diferentes relações de transmissão, geralmente chamadas de marchas. No Brasil, a maioria das caixas de câmbio possui cinco marchas, ou seja, cinco diferentes relações de transmissão. A caixa de câmbio que possui variação contínua da relação de transmissão é conhecida como:
Semiautomática.
CHT.
Tiptronic.
Sincronizada.
CVT,
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Em caixas de câmbio manuais, a dificuldade de engate de marchas pode ser um sintoma indicativo de:
avarias nos anéis sincronizadores.
folga inexistente no pedal da embreagem.
óleo do motor com viscosidade muito baixa.
convergência acima do valor especificado pelo fabricante.
engrenagem inversora desbalanceada.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
A característica que mais se relaciona com a dificuldade de um óleo lubrificante escoar a uma dada temperatura constante é:
o índice de viscosidade.
a densidade.
a viscosidade.
o ponto de fulgor.
o ponto de gota.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
A especificação SAE 10W-40 API-SL caracteriza:
um óleo lubrificante para caixas de câmbio automáticas.
um fluido para direções hidráulicas.
um óleo lubrificante para motores de quatro tempos a gasolina.
uma graxa para rolamentos.
um óleo lubrificante para motores de dois tempos a gasolina.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Qual dos seguintes lubrificantes é o mais adequado para um diferencial, com engrenagens hipoidais, de um veículo com motor dianteiro e tração traseira?
Óleo lubrificante SAE 5W - 30 API-SM.
Graxa lubrificante à base de sabão de cálcio grau NLGI 2.
Óleo lubrificante SAE 20 com aditivado.
Graxa lubrificante à base de sabão de sódio grau NLGI 4.
Óleo lubrificante SAE 90 EP - API GL-5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...