Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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A manutenção é um importante fator para que um sistema produtivo alcance suas metas. Considere as afirmativas abaixo em relação a importantes conceitos utilizados no gerenciamento moderno da manutenção.

1. O tempo médio entre falhas é conhecido como MTBF e é calculado pela divisão do Tempo de Disponibilidade (ou operação) e o número de intervenções no equipamento.

2. Manutenibilidade é a característica de um equipamento ou conjunto de equipamentos, que permite em maior ou menor grau de facilidade, a execução dos serviços de manutenção. O maior ou menor grau de facilidade em executar a manutenção de um equipamento é medido pelo MTTR.

 3. Confiabilidade é a probabilidade de um item desempenhar sua função, por um intervalo de tempo estabelecido, sob condições definidas de uso. É uma medida numérica que varia entre zero e um.

 4. Disponibilidade é a relação entre o tempo em que o equipamento ou instalação ficou disponível para produzir em relação ao tempo total em que o equipamento poderia ficar disponível para a operação.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras

O motor é o elemento mecânico capaz de fornecer a potência necessária para o veículo se movimentar. Em relação aos motores a álcool ou à gasolina, considere as afirmativas abaixo:

1. Para funcionar, o motor utiliza uma mistura de ar com combustível que é inflamada por um centelha emitida pela vela de ignição num determinado instante do ciclo do motor.

2. Virabrequim, bielas e pistões são partes móveis internas do motor.

3. Cilindro mestre é o cilindro que comanda a explosão da mistura ar-combustível dentro do motor.

4. Através do pedal do acelerador, o condutor controla a quantidade de mistura ar-combustível que entra no motor.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeira.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Em uma viagem em condições normais de tráfego e carga, o indicador de temperatura no painel do veículo começa a indicar superaquecimento do motor. Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada como causa desse problema

  • A.

    Colméia do radiador suja ou entupida.

  • B.

    Termostato que liga a ventoinha elétrica danificado

  • C.

    Fusível da ventoinha elétrica queimado.

  • D.

    Vazamentos nas mangueiras, na bomba de água, nas juntas ou na própria colméia.

  • E.

    Utilização de água sem aditivo para radiadores.

Pelo sistema de escapamento do veículo são eliminados os gases provenientes da queima do combustível. Considere as afirmativas abaixo em relação aos equipamentos que compõem o sistema de escapamento:

1. Coletor de escapamento é a peça que, presa ao cabeçote, recebe os gases que saem de cada cilindro.

2. Catalisador é um equipamento que serve para diminuir a temperatura dos gases de escapamento, evitando assim o risco de queimaduras.

 3. Abafador e silencioso são peças intercaladas no tubo de escapamento para diminuir o ruído das explosões do motor.

4. Borrachas do escapamento sustentam o sistema pendurado ao veículo, reduzindo assim a transmissão de vibrações para a carroceria.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • E.

    Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

O equipamento que tem a função de gerar energia elétrica para todas as necessidades de um veículo é chamado de:

  • A.

    Bateria.

  • B.

    Ignição eletrônica.

  • C.

    Retificador.

  • D.

    Alternador.

  • E.

    Bobina.

Em relação ao sistema elétrico de um veículo, considere as afirmativas abaixo:

1. O distribuidor tem a função de descentralizar a interligação dos sensores à Unidade de Comando Eletrônico.

2. Em motores a álcool, gasolina, GNV ou a óleo diesel, as velas têm sempre a mesma função, ou seja, a de produzir uma centelha no momento exato em que deve ocorrer a explosão da mistura de ar com o combustível.

3. Fusíveis são elementos de proteção que só permitem a passagem de corrente elétrica até um valor predeterminado.

4. Se um fusível queima, deve ser substituído por outro de maior capacidade para evitar que queime novamente.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

  • E.

    Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

Para que o veículo possa trafegar, é necessário que o movimento do motor seja transmitido às rodas. Assinale a alternativa que apresenta os componentes do sistema de transmissão de um veículo com motor dianteiro e tração também dianteira

  • A.

    Embreagem, câmbio, diferencial e semi-eixos.

  • B.

    Embreagem, câmbio, eixo cardã, diferencial e semi-eixos

  • C.

    Câmbio, diferencial, amortecedores, pivôs e terminais

  • D.

    Balancim, semi-eixos, válvula compensadora e platô.

  • E.

    Embreagem, barra estabilizadora, câmbio e fricção.

Para substituir, a cada 10.000 km, o óleo do motor de um determinado veículo, o fabricante recomenda a utilização de um óleo mineral SAE 20W-50, classe SJ, marca ÓLEOBOM ou equivalente. Com os dados apresentados, é correto afirmar

  • A.

    Só podem ser utilizados lubrificantes da marca ÓLEOBOM.

  • B.

    Qualquer óleo, desde que seja de boa marca, pode ser utilizado.

  • C.

    Deve ser utilizado um óleo SAE 20 no inverno e um óleo SAE 50 no verão

  • D.

    Pode ser utilizado o óleo SAE 20W-50, classe SH.

  • E.

    Pode ser utilizado o óleo SAE 20W-50, classe SL.

Um veículo tem apresentado desgaste irregular em todos os pneus, sendo que a região mais central da banda de rodagem apresenta menor desgaste que suas bordas. Assinale a causa mais provável da irregularidade

  • A.

    Convergência muito negativa.

  • B.

    Calibragem dos pneus muito acima da especificação do fabricante.

  • C.

    Calibragem dos pneus muito abaixo da especificação do fabricante

  • D.

    Cambagem muito negativa.

  • E.

    Rodas desbalanceadas.

Na banda de rodagem dos pneus existem marcações denominadas TWI. Essas marcações indicam que:

  • A.

    o pneu deve ser montado alinhando-se a marca TWI com a válvula de enchimento, facilitando-se assim o balanceamento

  • B.

    quando o desgaste do pneu atingir essa marca, a profundidade dos sulcos é de aproximadamente 1,6 mm, tendo então atingido o limite de uso permitido pelo CONTRAN

  • C.

    quando o desgaste do pneu atingir essa marca, a profundidade dos sulcos é de aproximadamente 3,0 mm, indicando que deve ser feito um rodízio de pneus no veículo.

  • D.

    são esses os pontos de emendas das lonas do pneu e, portanto, os pontos onde se deve vistoriar periodicamente o pneu, por serem justamente os pontos mais suscetíveis a falhas

  • E.

    a fabricação desse pneu atende a legislação ambiental definida pelo IBAMA.

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