Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A partir de 1948, foi desenvolvida, em Paris e por Pierre Schaeffer, a montagem de fenômenos acústicos preexistentes (...), sons reais (...)como: sons de sinos, ruídos de trem, fragmentos da fala humana, vozes de animais, sons de instrumentos. Esses sons eram gravados com auxílio do microfone e, posteriormente, manipulados por filtros e câmaras de eco, de modo que modificasse sua altura, seu ataque, ou sua sustentação. O som, então, passou a ser visto como objeto sonoro, organizado de acordo com o plano do compositor.
A descrição indica o procedimento da músicatonal.
concreta.
acústica.
elétrica.
impressionista.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Durante a primeira metade do século XX, os educadores musicais valorizaram a participação ativa das crianças nas aulas de música, ao mesmo tempo que a linguagem musical passava por intensas transformações que geraram impactos apenas mais tarde em sala de aula. Para Vertamatti (2008), enquanto as propostas da linguagem não alcançavam a prática escolar, os educadores utilizavam em sala de aula, predominantemente, a
música eletroacústica ou exploração sonora.
música tonal ou exploração sonora.
música atonal ou étnica.
música contemporânea ou atonal.
música tonal ou étnica.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Almeida & Pucci (2003), colocar como conteúdo da disciplina de música o conhecimento de outras culturas musicais, compreender seus processos de criação e seus instrumentos musicais têm como objetivo preponderante:
o contato com as culturas exóticas.
a compreensão de nossa própria cultura.
preparar o aluno para o mundo globalizado.
realização de atividade lúdica com fim em si mesma.
contato com a produção folclórica de outros países.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
(...)Sabemos que será natural algum aluno (...) achar estranha a música africana ou ter dificuldade de compreender a música indígena, que você, na maior das boas intenções, decidiu acrescentar ao seu repertório. (...). Na realidade, estamos falando de uma dificuldade que não é apenas do (...) aluno, mas de inúmeras pessoas que se acomodam na visão calcada no estereótipo apresentado pelos meios de comunicação, resultado de certo arcaísmo nas propostas educacionais, e que acabam dificultando um conhecimento aberto e investigativo. (...) Estes e outros fatores contribuem para a grande dificuldade em aceitar o outro (...).
Para Almeida & Pucci (2003), essa dificuldade é derivada de uma visãoinvestigativa.
crítica.
aberta.
etnocêntrica.
globalizada.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A constituição do conhecimento por meio de experiências práticas, sendo a criação a via para a expressão sonora; a escuta do fenômeno sonoro como princípio de desenvolvimento do trabalho; a abrangência da experiência musical, incluindo no repertório sons de diferentes naturezas e produção de compositores atuais (Vertamatti, 2008).
Esses princípios caracterizam as propostas de educadores musicais, que têm como campo privilegiado o contexto da música experimental. São eles:Kodály, Orff e Villa Lobos.
Reibel, Paynter e Schafer.
Suzuki, Schafer e Kodály.
Kodály, Paynter e Schager.
Reibel, Orff e Schafer.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No começo do século XX, foi lançado um manifesto intitulado Larte dei rumori (A arte dos ruídos) demonstrando que, desde a invenção da máquina, o homem estava sendo gradualmente condicionado por esses novos ruídos, e esse condicionamento estava modificando sua suscetibilidade musical (Schafer, 2003). Defendia o fim do exílio do ruído na esfera do desagradável e insistia em que as pessoas abrissem seus ouvidos para a nova música do futuro.
Essa espécie de profecia foi autoria do compositorfuturista Umberto Boccioni.
expressionista Claude Debussy.
concretista Pierre Schaeffer.
expressionista Alban Berg.
futurista Luigi Russolo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Um problema apontado por Paynter (In: Vertamatti, 2008) em relação a educação musical é a atitude de rejeição dos alunos em relação à música contemporânea, que se deve, segundo aquele autor, à
facilidade em encontrar estabilidade e equilíbrio no que já é conhecido.
falta de qualidade da produção em música contemporânea, fato que o público consegue captar.
dificuldade da música contemporânea de ser compreendida em termos de leitura dos códigos de notação.
restrição da música contemporânea às faixas etárias adultas, excluindo-se crianças e adolescentes.
exigência da música contemporânea de, para ser compreendida, contato com um considerável repertório.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A audição comentada, como recurso pedagógico, tem por objetivo desenvolver a percepção dos parâmetros do som e dos elementos de estruturação musical. Estes últimos são:
timbre, altura, duração e ritmo.
ritmo, melodia, harmonia e forma.
intensidade, altura, harmonia e forma.
altura, duração, ritmo e forma.
timbre, melodia, harmonia, altura e duração.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao sugerir que alunos, durante uma atividade cujo conteúdo é a influência portuguesa na música brasileira, pesquisem junto à comunidade portuguesa aspectos da pronúncia e significados dos textos das canções, o professor está desenvolvendo uma atividade de
prática vocal.
audição comentada.
contextualização.
composição musical.
prática instrumental.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os meios antigos de medir o tempo eram silenciosos, já o relógio mecânico é audível. Pela primeira vez na história, a duração foi dividida em células de tempo proporcionais que soavam. O método ocidental tradicional de notação rítmica quantitativa, que divide as notas em células de tempo, cada uma numa relação proporcional com a outra, começou a existir com os compositores
serialistas, no século XIX.
medievais, no século XV.
modernos, no século XX.
dodecafônicos, no século XX.
do movimento Ars Nova, no século XIV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...