Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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O nível de áudio em captação externa deve ser ajustado dentro de padrões técnicos recomendados para não prejudicar a qualidade sonora. O nível de áudio indicado para a captação de voz em externa é

  • A.

    deixar o áudio da câmera em AGC (Automatic Gain Control) para que a própria câmera controle o nível.

  • B.

    operar o áudio da câmera em manual e modular o áudio em 0 dB pelo VU do gravador da câmera.

  • C.

    modular o áudio em +4 dB pelo VU do gravador.

  • D.

    modular o áudio em –6 dB pelo VU do gravador.

  • E.

    modular o áudio em –10 dB pelo VU do gravador.

O áudio direto captado em cenas externas enriquece as edições jornalísticas. Ao captar o áudio ambiente das cenas registradas para ilustrar as edições, como se registra a gravação?

  • A.

    Desliga-se o áudio para não interferir nas imagens a serem editadas.

  • B.

    À medida que o cinegrafista grava as imagens, vai narrando em off a descrição de cada imagem gravada, para orientar o editor.

  • C.

    Ajusta-se a gravação de áudio em manual, com modulação em –20 dB no VU do gravador.

  • D.

    Ajusta-se a gravação de áudio em AGC, para manter os níveis padronizados para facilitar a edição.

  • E.

    Gravam-se apenas imagens.

Para registrar áudio no gravador da câmera, extraído diretamente de outro equipamento, como uma mesa de áudio, como se deve configurar a entrada de áudio no gravador?

  • A.

    Conectar o microfone na entrada da câmera e captar diretamente da caixa de som do local do evento.

  • B.

    Captar o áudio diretamente da saída de fones da mesa de áudio do evento.

  • C.

    Conectar o cabo de áudio originado da mesa de áudio na entrada da câmera e selecionar a chave de entrada para a posição de mic-rear.

  • D.

    Conectar o cabo de áudio originado da mesa de áudio na entrada da câmera e selecionar a chave de entrada para a posição de mic-front.

  • E.

    Conectar o cabo de áudio originado da mesa de áudio na entrada da câmera e selecionar a chave de seleção para a posição de line.

A captação de áudio em ambiente aberto pode sofrer interferências do vento. O recurso utilizado para atenuar essas interferências é o

  • A.

    equalizador gráfico.

  • B.

    mixer de áudio com equalização paramétrica.

  • C.

    microfone de lapela sob a roupa do emissor.

  • D.

    protetor wind-screen no microfone.

  • E.

    protetor de sol para o personagem e microfone.

Para gravar um personagem em efeito chroma-key, será utilizado um fundo azul. A iluminação a ser utilizada é:

  • A.

    iluminar o fundo azul com refletores de luz suave totalmente equilibrada; iluminar o personagem com refletores que simulem a luz do fundo a ser inserido, com independência de luz entre o fundo e a zona do personagem.

  • B.

    iluminar o fundo com maior intensidade luminosa na parte superior e menos intensidade luminosa na parte inferior; iluminar o personagem com filtro azul nos refletores.

  • C.

    iluminar o fundo com a mesma luz chave a ser usada no personagem.

  • D.

    iluminar apenas o personagem com luz chave, deixando o fundo escuro para melhor qualidade no recorte.

  • E.

    não é necessário fazer separação entre o espaço cenográfico do personagem e o fundo, pois o recorte é eletrônico.

Em um set de gravação, o ambiente é aberto e recebe 90 % da iluminação vinda da luz do dia (luz externa). A cena deverá ser iluminada com refletores cujas lâmpadas são de 3 200 ºK. Entre as opções seguintes, a correta para manter a fidelidade das cores nas imagens registradas pela câmera é:

  • A.

    usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar nos refletores.

  • B.

    fazer o balanceamento de branco sem filtros nem gelatinas.

  • C.

    usar o filtro de câmera em 5 600 ºK e colocar gelatina azul nos refletores.

  • D.

    registrar a cena com o filtro de câmera em 3 200 ºK.

  • E.

    registrar a cena com o filtro de câmera em 5 600 ºK sem gelatinas nos refletores.

Em um set de gravação, o ambiente tem uma janela que recebe iluminação vinda da luz do dia (luz externa) cuja luz atinge o personagem a ser gravado. A cena deverá ser iluminada com refletores cujas lâmpadas são de 3 200 ºK. Entre as opções seguintes, a correta para manter a fidelidade das cores nas imagens registradas pela câmera é:

  • A.

    usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar nos refletores.

  • B.

    fazer o balanceamento de branco sem filtros nem gelatinas.

  • C.

    registrar a cena com o filtro de câmera em 5 600 ºK sem gelatinas.

  • D.

    registrar a cena com o filtro de câmera em 3 200 ºK sem gelatinas.

  • E.

    usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar na janela.

A alternativa que descreve os passos para a correta operação na câmera para balanceamento de branco, pela ordem, é:

  • A.

    1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;

    2 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;

     3 - fechar a íris;.

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.

  • B.

    1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;

    2 - fechar a íris;

    3 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.

  • C.

    1 - enquadrar um anteparo azul sob a iluminação da cena;

    2 - colocar o filtro de câmera para 3.200 ºK;

    3 - ajustar a abertura da íris para a correta exposição da luz enquadrada;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balancea mento de branco.

  • D.

    1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;

    2 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;

    3 - ajustar a abertura da íris para a correta exposição da luz enquadrada;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.

  • E.

    1 - enquadrar um anteparo azul sob a iluminação da cena;

    2 - ajustar a abertura de íris para f/5,6;

    3 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utiliza zada na cena;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de preto.

Trata-se, de uma cena da novela Sete Pecados, da Rede Globo, produzida originalmente no formato 4 x 3, vista em um televisor formato 16 x 9. Como se chama essa adaptação de formato?

  • A.

    Letter-box.

  • B.

    Anamorphics Wide Screem.

  • C.

    Pillar-box ou Edge-Blank.

  • D.

    Crop.

  • E.

    Anamorphics Squeeze.

A composição de imagens digitais em camadas (layers), possível nos softwares de edição de vídeo, também conhecida como alpha blending, possibilita a inserção de títulos e gráficos sobrepostos a imagens pré-existentes, permitindo que

  • A.

    toda a área ao redor dos GCs ou gráficos se torne transparente, de modo que se veja a imagem de fundo.

  • B.

    toda a área ao redor dos GCs se torne transparente, de modo que se veja somente o GC inserido.

  • C.

    toda a área ao redor dos gráficos se torne transparente, de modo que se veja somente o GC inserido.

  • D.

    toda a área ao redor dos GCs ou gráficos se torne transparente, de modo que se veja um efeito tipo fog de fundo.

  • E.

    se crie um efeito em que os GCs e gráficos se movimentem sobre a imagem sobreposta.

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