Questões de Contabilidade de Custos da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Uma empresa desembolsa os seguintes valores: $ 200, em Aluguéis Passivos; $ 1.000, em Mercadorias; $ 100, em fretes para entrega de vendas; $ 400, em Fornecedores.

Com base nessas informações e sabendo-se que o valor da venda à vista de metade do estoque foi de $ 1.500, é possível afirmar que o resultado foi de:

  • A.

    lucro no valor de $ 200;

  • B.

    prejuízo no valor de $ 200;

  • C.

    prejuízo no valor de $ 500;

  • D.

    lucro no valor de $ 700;

  • E.

    lucro no valor de $ 300.

Na Contabilidade de Custos, a terminologia investimentos é considerada como o:

  • A.

    pagamento resultante da aquisição de bem ou serviço;

  • B.

    sacrifício financeiro com que a empresa arca para a obtenção de um produto ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos;

  • C.

    bem ou serviço consumido de maneira anormal ou involuntária;

  • D.

    gasto ativado em função da vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s);

  • E.

    gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

Na Contabilidade de Custos, é/são considerado(s) custo(s) fixo(s):

  • A.

    despesas com vendas;

  • B.

    aluguel da fábrica;

  • C.

    comissão de vendedores;

  • D.

    salários da administração;

  • E.

    honorários da diretoria.

Considere os dados a seguir, relativos à produção de determinado produto:

DESCRIÇÃO VALOR (R$)

Materiais Diretos 20.000,00

Mão de Obra Direta 10.000,00

Salários da Administração 1.000,00

Comissão a Vendedores 100,00

Mão de Obra Indireta 5.000,00

Energia Elétrica Fábrica 50,00

Materiais Indiretos 5.000,00

Seguro da Fábrica 300,00

Depreciação Máquinas 2.000,00

Sabe-se que foram produzidos no período 20 unidades, não havendo saldo de produtos em elaboração. Considerando que venderam-se 15 unidades, com uma receita total de R$ 37.500,00, indique o valor do custo unitário dos produtos vendidos, utilizando o método de custeio por absorção:

  • A. R$ 2.117,50;
  • B. R$ 2.157,50;
  • C. R$ 2.172,50;
  • D. R$ 2.500,00;
  • E. R$ 2.823,30.

A Barba Feita Ltda atua no ramo de cuidados e higiene masculina e tem como únicos produtos aparelho e cartucho de lâminas para barbear. Seu composto de venda é de a cada 5 unidades vendidas de produto, 4 são cartuchos e 1 é aparelho. Seus custos fixos totais somam $7.000,00. Dados de preço e custo desses dois produtos são apresentados na tabela a seguir:

Para obter um lucro líquido de $5.000,00, a empresa precisa vender X unidades de aparelho de barbear e Y unidades de cartucho com lâminas de barbear. Admitindo-se que o composto de venda permaneça inalterado e que a alíquota de imposto sobre o lucro seja de 20%, os valores de X e Y são, respectivamente:

  • A.

    480 e 1.920;

  • B.

    530 e 2.120;

  • C.

    7.500 e 1.250;

  • D.

    9.375 e 1.563;

  • E.

    3.000 em ambos.

Orgânica Ltda. é uma indústria de pequeno porte especializada na produção de sucos de fruta, vendidos em garrafas de 1 litro. Seu processo de produção é simplificado e conta com três departamentos: Higienização, Prensagem e Envase. Os custos em reais que esses três departamentos incorreram no mês passado foram:

A empresa aloca aos produtos os custos indiretos dos departamentos de Higienização e Prensagem proporcionalmente ao peso dos frutos processados; e os custos indiretos do departamento de Envase, em função do número de garrafas envasadas. Foram processados no mês passado somente 20.000 kg de maçãs e 30.000 kg de laranjas, que resultaram em 10.000 e 20.000 garrafas de suco, respectivamente. Dado que a empresa adota o sistema de custeio por processo, o total de custo indireto de fabricação atribuído a cada garrafa de suco de laranja no mês passado é:

  • A.

    0,265;

  • B.

    0,291;

  • C.

    0,314;

  • D.

    0,538;

  • E.

    0,674.

O ponto de equilíbrio, para efeito de contabilidade de custos, representa:

  • A.

    o quanto a empresa deve vender para cobrir seus custos fixos;

  • B.

    a quantidade que a empresa deve vender para ter lucro zero;

  • C.

    a proporção entre custo fixo e variável;

  • D.

    a utilização de custos semi-variáveis;

  • E.

    a situação em que a margem de contribuição é zero.

Com base no método de custo médio, calcule o custo total de vendas com base nas operações listadas a seguir, desprezando-se os arredondamentos:

  • A.

    163,50;

  • B.

    164,47;

  • C.

    165,50;

  • D.

    167,91;

  • E.

    175,50.

Foi vendido, com um lucro correspondente a 20% do valor da venda, um veículo que estava 50% depreciado. Portanto, o valor da venda do bem corresponde ao seguinte percentual do preço original de custo do bem:

  • A. 20%;
  • B. 50%;
  • C. 62,5%;
  • D. 65%;
  • E. 70%.

Com base no estoque inicial e nas movimentações sofridas pelo estoques de cartuchos de computador, o valor unitário dos estoques apurados pelo custo médio de aquisição após a última operação é de:

  • A. R$ 14,50
  • B. R$ 14,83
  • C. R$ 15,00
  • D. R$ 15,33
  • E. R$ 15,50
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