Lista completa de Questões de Contabilidade Privada da Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na contabilidade, existe um procedimento que deve ser observado pelos contabilistas na apuração do resultado, de tal forma que as despesas de um ano não devem passar para outro período de apuração e vice-versa. Esta situação caracteriza aquilo que se denomina:
compartimentação de exercícios.
vinculação de resultado ao exercício.
segregação de exercícios.
independência absoluta de exercícios.
critério de partição vinculada.
A contabilidade conceitua o agregado de valores que abrange os saldos contidos em credores mais o saldo de capital e o saldo de lucros. Da mesma forma, há uma definição para o agregado que corresponde ao total de passivos da entidade. Estes dois agregados recebem, respect ivamente, as seguintes denominações:
Capital Integralizado e Capital a Integralizar.
Capital Total à Disposição da Empresa e Capital deTerceiros
Capital de Abertura e Capital Recorrente.
Capital Próprio e Capital Integralizado.
Capital de Abertura e Capital Derivado
Na prática contábil, o Contabilista eventualmente efetua os lançamentos das contas de resultado para verificar contabilmente a situação da empresa no período anterior. Estes lançamentos denominam-se:
de lucros e perdas.
apurações de receitas e despesas.
demonstrações de resultado do exercício.
balancetes de apuração.
partidas de resultado
Na Contabilidade, existe um termo que se emprega no diário de três colunas quando há mais de um débito ou de um crédito para um mesmo lançamento, com o objetivo de simplificar ou de reduzir o número de lançamentos. Este termo é denominado:
complemento analítico.
diversos
complemento sintético.
contingente
conta complemento.
Contabilidade Privada - Princípios de Contabilidade - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Na Contabilidade, existe o fato de que, a fim de evitar desperdícios de tempo e de dinheiro, devem-se registrar na Contabilidade apenas os eventos dignos de atenção e na ocasião oportuna.Além disso, vamos supor que um contador, para avaliação de um bem, dispusesse de duas fontes, a saber: a fatura relativa à compra do bem e o laudo do maior especialista mundial de avaliação. O Contador opta pelo valor de registro na fatura. Estas declarações , respectivamente, constituem o(a):
Princípio da prudência e Princípio da objetividade.
Convenção da continuidade e Convenção da consistência.
Princípio da consistência e Princípio da objetividade.
Convenção da materialidade e Convenção da objetividade.
Princípio da relevância e Convenção da prudência.
Contabilidade Privada - Operações com Mercadorias - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
A partir do cálculo do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), pode se obter uma importante informação para o gestor de um negócio. Nesse sentido, a diferença entre as vendas e o CMV resulta numa informação contábil relevante. Para o cálculo do CMV, o seu valor pode ser obtido por meio do controle contínuo do Estoque de Mercadorias, dando-lhe baixa, em cada venda, pelo Custo das Mercadorias Vendidas. A informação contábil relevante e o sistema de apuração do CMV citado são, respectivamente, denominados:
Resultado com mercadorias e Inventário permanente.
Lucro operacional e Sistema contínuo.
Resultado Bruto e Inventário periódico.
Lucro Bruto e Inventário Periódico.
Lucro Gerencial e Inventário permanente.
Na Contabilidade de custos, a coleta de dados de custos, organizada de alguma forma, por meio de um sistema de contabilidade, é denominada:
apropriação.
vinculação de custos.
acúmulo de custos.
incorporação de custeio.
alocação de custos.
Na Contabilidade de Custos, existeumconceito que é empregado para descrever a apropriação de custos diretos para um objeto de custo em particular. Este conceito é denominado:
derivação de custos.
adjudicação.
direcionador.
roteamento de custos.
rastreamento de custos.
Na Contabilidade de Custos, todos aqueles custos de um produto considerados ativos quando incorridos e que depois se tornam custos de mercadorias vendidas quando o produto é vendido, são denominados custos:
parciais.
inventariáveis.
restritivos
de mercadorias.
comerciais.
Um empreendimento negocia apenas um produto. O custo fixo do empreendimento é de R$ 100.000,00 reais. A margem de contribuição do negócio é de R$ 2,00. Esta margem de contribuição corresponde a 40% do preço de venda. Assinale a alternativa que apresenta o total de unidades que deverão ser vendidas para que todos os custos sejam cobertos:
50.000.
30.000
20.000.
200.000.
60.000
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...