Questões de Contabilidade Pública

Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as afirmativas sobre o Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

I. As normas para elaboração e publicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária são estabelecidas na Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964.

II. O Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas compõe o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e deve ser elaborado e publicado até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício.

III. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária será elaborado pelo Poder Legislativo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) I, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) II, apenas.

Assinale a alternativa que descreve o lançamento contábil correto, referente à contabilização da arrecadação de receita orçamentária por meio de uma operação de crédito externa de curto prazo, de um ente público.

    A)

    Informação de natureza orçamentária

    Débito – Previsão inicial da receita (5.2.1.1.x.xx.xx)

    Crédito – Receita a realizar (6.2.1.1.x.xx.xx)



    B)

    Informação de natureza patrimonial

    Débito – Operações de Créditos de Curto Prazo a Receber (1.1.1.1.x.xx.xx)

    Crédito – Empréstimos de Curto Prazo (2.1.2.2.x.xx.xx)



    C)

    Informação de natureza de controle

    Débito – Controle da disponibilidade de recursos (7.2.1.1.x.xx.xx)

    Crédito – Execução da disponibilidade de recursos – Disponibilidade por destinação de recursos (8.2.1.1.1.xx.xx)



    D)

    Informação de natureza orçamentária

    Débito – Receita realizada (6.2.1.2.x.xx.xx)

    Crédito – Receita a realizar (6.2.1.1.x.xx.xx)



Assinale a alternativa incorreta com relação aos restos a pagar.

    A) O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.

    B) As despesas empenhadas e ainda não liquidadas, para efeito do adequado tratamento contábil, são divididas entre “a liquidar” e “em liquidação”.

    C) Devido as suas características, a inscrição de restos a pagar não precisa observar as disponibilidades financeiras e condições da legislação pertinente.

    D) Os restos a pagar do exercício serão computados na receita extraorçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

Com relação à remessa ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais das informações orçamentárias, financeiras, contábeis, operacionais e patrimoniais dos municípios mineiros, assinale a alternativa incorreta.

    A) As demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, encerradas em 31 de dezembro, serão enviadas ao Tribunal na forma dos leiautes disponibilizados no Portal do Sicom, até o dia 30 de abril do exercício financeiro subsequente.

    B) Os balancetes contábeis mensais serão enviados até o último dia do mês subsequente ao mês de referência, e o balancete de encerramento será enviado ao Tribunal até o dia 15 de fevereiro do exercício financeiro subsequente.

    C) O prefeito municipal enviará, conforme leiaute disponibilizado no Portal do Sicom, informações pertinentes: I – ao Plano Plurianual – PPA; II – à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO; e III – à Lei Orçamentária Anual – LOA.

    D) A omissão no envio dos instrumentos de planejamento impossibilitará a remessa das informações orçamentárias, financeiras, contábeis, operacionais e patrimoniais pelos órgãos e entidades municipais.

A receita orçamentária passa por determinados estágios, que são os passos que evidenciam o comportamento da receita e facilitam o conhecimento e a gestão dos ingressos de recursos. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, asosciando estágio com o respectivo conceito a que se refere.

COLUNA I

1. Previsão

2. Lançamento

3. Arrecadação

4. Recolhimento


COLUNA II

( ) É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira.

( ) Implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária.

( ) É o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

( ) Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.


Assinale a sequência correta.

    A) 4 1 2 3

    B) 2 3 4 1

    C) 4 3 2 1

    D) 2 4 1 3

De acordo com Lei nº 4.320/1964, o empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Nesse sentido, analise as afirmativas referentes ao empenho da despesa pública.


I. O empenho não poderá ser reforçado, mesmo em casos em que o valor empenhado é insuficiente para atender à despesa a ser realizada.

II. Para cada empenho, será extraído um documento denominado “nota de empenho” que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.

III. O empenho denominado global representa a reserva de recursos orçamentários destinada a atender despesas cujo montante não pode ser determinado previamente.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) III, apenas.

    B) e II, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) II, apenas.

Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).


Nesse sentido, assinale a alternativa correta referente ao PCASP.

    A) Cabe à Secretaria da Receita Federal criar, alterar, excluir, codificar, especificar, desdobrar e detalhar as contas contábeis do PCASP.

    B) As contas contábeis do PCASP são identificadas por códigos com sete níveis de desdobramento, compostos por nove dígitos.

    C) As naturezas das informações contábeis, com as quais o PCASP está estruturado, são: Orçamentária, Financeira e Patrimonial.

    D) Os entes da Federação somente poderão detalhar a conta contábil nos níveis inferiores ao nível apresentado na relação de contas do PCASP.

A demonstração dos fluxos de caixa (DFC) apresenta as entradas e saídas de caixa, permitindo aos usuários avaliar como a entidade do setor público obteve recursos para financiar suas atividades e a maneira como os recursos de caixa foram utilizados. Com relação à DFC, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Para a elaboração da DFC, são utilizadas as contas da classe 6 – Controles da Execução do Planejamento e Orçamento.

( ) A DFC identificará, entre outros aspectos, os itens de consumo de caixa durante o período das demonstrações contábeis.

( ) A aquisição de ativos por meio da assunção direta do respectivo passivo ou por meio de arrendamento financeiro deve ser incluída na DFC.

( ) Somente saídas de caixa que resultam em ativo reconhecido nas demonstrações contábeis são passíveis de classificação como atividades de investimento.


Assinale a sequência correta.

    A) F V V F

    B) F F F F

    C) V V F V

    D) V F V V

Assinale a afirmativa incorreta, com relação a restos a pagar, despesas de exercícios anteriores e suprimento de fundos.

    A) São restos a pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas, até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.

    B) Despesas de exercícios anteriores são despesas cujos fatos geradores ocorreram em exercícios anteriores àquele em que deve ocorrer o pagamento.

    C) No fim do exercício, as despesas orçamentárias empenhadas e não pagas serão inscritas em despesas de exercícios anteriores.

    D) O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas.

A NBC T nº 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público – estabelece a conceituação, o objeto, os objetivos e as regras básicas para mensuração e evidenciação dos custos no setor público.

Com relação a essa norma, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Objeto de custo é a unidade em que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial.

( ) Sistema de custeio corresponde à forma como os custos são acumulados e apropriados aos bens e serviços e outros objetos de custos e está relacionado ao fluxo físico e real da produção.

( ) Sistema de acumulação está associado ao modelo de mensuração e, desse modo, podem ser custeados os diversos agentes de acumulação de acordo com diferentes unidades de medida, dependendo das necessidades dos tomadores de decisões.

( ) Na geração de informação de custo, não é obrigatória a adoção do princípio da competência, devendo ser realizados os ajustes necessários quando algum registro for efetuado de forma diferente.


Assinale a sequência correta.

    A) V F F F

    B) F F F F

    C) V V V V

    D) F V V V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...