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Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
O SIAFI é o principal instrumento de gestão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A STN, por intermédio do SIAFI, realiza o acompanhamento e o controle de toda a execução orçamentária e financeira do governo federal. Esse sistema, com a utilização de técnicas eletrônicas de tratamento de dados, busca a realização da execução orçamentária, financeira e patrimonial, de forma integrada, procurando minimizar custos, a par de incrementar a eficiência na gestão dos recursos alocados no Orçamento Geral da União. Os princípios e instrumentos de segurança do SIAFI incluem
determinação para que o acesso às suas informações seja feito por usuários devidamente cadastrados e habilitados, por meio do Sistema SENHA, de acordo com o que determina norma específica.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
O SIAFI é o principal instrumento de gestão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A STN, por intermédio do SIAFI, realiza o acompanhamento e o controle de toda a execução orçamentária e financeira do governo federal. Esse sistema, com a utilização de técnicas eletrônicas de tratamento de dados, busca a realização da execução orçamentária, financeira e patrimonial, de forma integrada, procurando minimizar custos, a par de incrementar a eficiência na gestão dos recursos alocados no Orçamento Geral da União. Os princípios e instrumentos de segurança do SIAFI incluem
a responsabilização integral do operador pelo uso do sistema sob a sua senha, obrigando-o a responder, em todas as instâncias, pelas conseqüências das ações ou omissões de sua parte que possam pôr em risco ou comprometer a exclusividade de conhecimento de sua senha, ou das transações a que tenha acesso.
Contabilidade Pública - Balanço Patrimonial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Balanço patrimonial – questão 35
A análise do balanço patrimonial ao lado, do GDF, demanda o conhecimento de importantes diferenças existentes, no Brasil, entre a contabilidade pública e a contabilidade comercial. Nesse sentido, julgue os itens seguintes.
A contabilidade pública, diversamente da comercial, não dispõe de mecanismos sistematizados compulsórios para realizar a depreciação de ativos. Assim, os valores expressos no balanço em apreço podem estar subestimados ou superestimados.Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
O SIAFI é o principal instrumento de gestão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A STN, por intermédio do SIAFI, realiza o acompanhamento e o controle de toda a execução orçamentária e financeira do governo federal. Esse sistema, com a utilização de técnicas eletrônicas de tratamento de dados, busca a realização da execução orçamentária, financeira e patrimonial, de forma integrada, procurando minimizar custos, a par de incrementar a eficiência na gestão dos recursos alocados no Orçamento Geral da União. Os princípios e instrumentos de segurança do SIAFI incluem
conformidade de operadores, a ser realizada pela STN, com periodicidade mensal.
Contabilidade Pública - Balanço Patrimonial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Balanço patrimonial – questão 35
A análise do balanço patrimonial ao lado, do GDF, demanda o conhecimento de importantes diferenças existentes, no Brasil, entre a contabilidade pública e a contabilidade comercial. Nesse sentido, julgue os itens seguintes.
Embora similares, os conceitos de ativo e de passivo compensados nas contabilidades pública e comercial apresentam divergências que tornam difícil a comparação entre os valores nos demonstrativos.Contabilidade Pública - Balanço Patrimonial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Balanço patrimonial – questão 35
A análise do balanço patrimonial ao lado, do GDF, demanda o conhecimento de importantes diferenças existentes, no Brasil, entre a contabilidade pública e a contabilidade comercial. Nesse sentido, julgue os itens seguintes.
No balanço apresentado, está faltando a provisão para créditos de liquidação duvidosa, de uso obrigatório na contabilidade pública e opcional na comercial.Contabilidade Pública - Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará:
as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
as receitas e despesas orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugadas com os saldos em espécie de exercício anterior e os quais transferem para o exercício seguinte.
as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária e indicará o resultado patrimonial do exercício.
os bens, créditos e valores cuja mobilização depende de autorização legislativa.
os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e valores numerários.
O Conselho Monetário Nacional funciona como :
órgão deliberativo da política financeira
órgão executivo da política monetária nacional
órgão de controle financeiro da política monetária nacional
órgão normativo da execução política e financeira nacional
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
A contabilidade pública está estruturada dentro dos princípios fundamentais de contabilidade e dos princípios específicos do orçamento. Os atos e fatos são escriturados de forma automática pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), a partir da indicação do código numérico que representa o evento. Associado a cada evento, existe um roteiro para a contabilização dos atos e fatos, em que estão definidas antecipadamente todas as contas a serem debitadas e creditadas nas unidades gestoras envolvidas, relacionadas ao registro específico que se está por escriturar. Como praxe, a escrituração segue totalmente o método das partidas dobradas: a cada débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Além disso, no âmbito dos lançamentos da contabilidade pública e de acordo com a metodologia utilizada pelo SIAFI,
As contas de ativo, despesa e variações passivas serão creditadas a cada aumento do seu saldo, bem como debitadas a cada diminuição.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
D – despesa orçamentária (334XXXXXX)
C – fornecedores (212XXXXXX)
D – crédito empenhado a liquidar (292XXXXXX)
C – crédito empenhado liquidado (292XXXXXX)
D – empenhos a liquidar (292XXXXXX)
C – empenhos liquidados (292XXXXXX)
D – valores em liquidação (292XXXXXX)
C – valores liquidados a pagar (292XXXXXX)
D – direitos e obrigações contratadas (299XXXXXX)
C – contratos de serviços (199XXXXXX)
Considerando a contabilidade pública, julgue os itens que se seguem, relativos ao roteiro simplificado de lançamentos acima.
Trata-se do registro da apropriação de despesas com aquisição de serviços vinculada a contrato.
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