Lista completa de Questões de Contabilidade Pública do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Serviços públicos compreendem um conjunto de atividades e de bens que são colocados à disposição da sociedade para proporcionar uma melhora de seu bem-estar social. Quanto aos serviços públicos e bens públicos, julgue os itens a seguir.
Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nos preceitos e normas da administração e da contabilidade pública, julgue os itens a seguir.
A intervenção do governo na produção de bens públicos se justifica por se tratarem de bens divisíveis, sujeitos à manifestação individual das preferências.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nos preceitos e normas da administração e da contabilidade pública, julgue os itens a seguir.
Constituem bens públicos os assim denominados dominicais, integrantes do patrimônio das pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de direito privado.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O ramo que aplica, na administração pública, as técnicas de registro dos atos e fatos de natureza econômica, apurando resultados e elaborando relatórios periódicos é
Direção Executiva.
Câmara Orçamentária.
Economia Orçamentária.
Conta Pública.
Contabilidade Pública.
O Sistema Financeiro Nacional é constituído por um conjunto de instituições financeiras públicas e privadas que atuam por meio de diversos instrumentos financeiros, na captação de recursos, distribuição e transferências de valores entre os agentes econômicos. Abaixo estão algumas afirmativas sobre o funcionamento de alguns destes instrumentos e instituições. Assinale a opção INCORRETA:
Considere as afirmativas sobre conceito da Contabilidade Pública:
I. É uma ciência formada pelo conjunto de partidas dobradas simples e complexas.
II. É o ramo da Ciência Contábil que aplica na Administração Pública as técnicas de registro dos atos e fatos administrativos, apurando resultados e elaborando relatórios periódicos, levando em conta as normas de Direito Financeiro (Lei nº 4.320/64).
III. A Contabilidade Pública estuda, registra, controla e demonstra o orçamento aprovado e acompanha a sua execução, os atos administrativos da Fazenda Pública e o patrimônio público e suas variações.
IV. É aplicada na Administração Pública Indireta.
Está(ão) correta(s) apenas:
Considerando as afirmativas abaixo, estão corretas:
I. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes e da declaração do ordenador de despesa da compatibilidade com LDO, PPA e LOA.
II. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
III. A despesa total com pessoal será apurada somando-se a realizada no mês em referência com as dos onze imediatamente anteriores adotando-se o regime de competência.
Emendas legislativas ao orçamento podem valer-se da anulação parcial ou total de
despesas de pessoal.
encargos patronais.
gastos voltados ao serviço da dívida.
serviços de terceiros.
transferências tributárias constitucionais.
É extra-orçamentário
a despesa de pessoal que excede os limites legais.
qualquer empréstimo autorizado após a promulgação da lei de orçamento.
o depósito realizado por fornecedor da Administração.
o gasto com serviços de terceiros.
o pagamento do serviço da dívida, quer o principal, os juros ou outros encargos.
Contabilidade Pública - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Existem circunstâncias que fazem com que haja necessidade de recursos financeiros para atender os bens públicos. Os bens públicos são aqueles cujo consumo (ou uso) é indivisível e não rival. Apesar das várias virtudes do sistema econômico destacam-se alguns defeitos, tidos como motivadores para atuação do Estado e que na prática são supridos pelas finanças publicas. Dentre os defeitos, costuma-se citar: competitividade imperfeita pela existência dos monopólios e outras anomalias; externalidades; mercados incompletos; falhas de informação; ocorrência de desemprego e inflação.
Assinale nas alternativas abaixo a única que contem a expressão pela qual são conhecidos nas finanças públicas os defeitos acima descritos:
falhas econômicas naturais.
falhas de mercado.
circunstâncias defeituosas.
circunstâncias devastadoras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...