Questões de Contabilidade Pública do ano 2012

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A Prefeitura Municipal de Xupitinga realizou no primeiro semestre de 20x1, uma licitação na modalidade tomada de preços para aquisição de merenda escolar, totalizando a importância de R$ 645.000,00. No início do segundo semestre, verificou-se que a quantidade prevista inicialmente não seria suficiente para atendimento da necessidade das escolas municipais até o final do ano. O ordenador da despesa observou que seria necessário efetuar nova licitação para complemento das necessidades do município. A quantidade necessária importaria no valor de R$ 75.000,00. Em conformidade com a Lei no 8.666/93 e visando a opção mais vantajosa para o erário público, o ordenador da despesa deveria

  • A.

    abrir uma licitação na modalidade convite no valor de R$ 75.000,00, tendo em vista que o montante a ser adquirido encontra-se dentro do limite previsto para esta modalidade.

  • B.

    abrir uma licitação na modalidade tomada de preços no valor de R$ 75.000,00, tendo em vista que a licitação anterior foi realizada na mesma modalidade.

  • C.

    abrir uma licitação na modalidade de concorrência, tendo em vista que o montante previsto de R$ 75.000,00 para a licitação, acrescido ao valor da licitação anterior extrapola o limite previsto para a realização de uma licitação na modalidade de tomada de preços.

  • D.

    abrir uma licitação na modalidade de pregão presencial, tendo em vista que esta modalidade é a única permitida para a aquisição de bens e serviços comuns.

  • E.

    efetuar uma compra direta junto aos fornecedores usuais da prefeitura, com dispensa de licitação, tendo em vista a urgência na aquisição da merenda escolar.

A contabilidade pública adota um Plano de Contas que classifica a despesa pública de acordo com as suas categorias econômicas. Com relação às despesas de encargos da dívida interna e os materiais de consumo, nesta ordem, é correto afirmar que:

  • A.

    a primeira é uma despesa de custeio e a segunda é despesa de capital.

  • B.

    a primeira é uma transferência de capital e a segunda é despesa corrente.

  • C.

    a primeira é uma transferência corrente e a segunda é uma despesa de custeio.

  • D.

    a primeira é uma despesa de capital a segunda é uma transferência de capital.

  • E.

    a primeira é uma despesa de custeio a segunda uma transferência de capital.

Uma despesa cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez forneceu o material, não tendo sido ainda considerada liquidada, e que por isso mesmo não foi paga até o dia 31 de dezembro do ano em curso, passa a ser considerada como:

  • A.

    lançamento de exercício anterior diferido.

  • B.

    inscrição de liquidação futura.

  • C.

    restos a pagar de empenho não liquidado.

  • D.

    despesa de exercícios anteriores.

  • E.

    restos a pagar de despesa não processada.

Os créditos da Fazenda Pública, lançados e não cobrados ou não recebidos na data do vencimento, provenientes de obrigações legais relativas a tributos e respectivos adicionais e multas, a partir da data de sua inscrição, constituem:

  • A.

    débitos correntes da fazenda pública.

  • B.

    dívida ativa tributária.

  • C.

    dívida registrada tributária.

  • D.

    dívida passiva tributária.

  • E.

    precatórios consolidados de caráter tributário.

A conta retificadora de Direito de Exploração e de Ponto Comercial é:

  • A.

    Depreciação Acumulada.

  • B.

    Amortização Acumulada.

  • C.

    Exaustão Acumulada

  • D.

    Ajuste a valor de mercado.

  • E.

    Goodwill.

Deverão ser reconhecidas em dotação específica consignada para fazer face às despesas de exercícios já encerrados, aquelas:

  • A.

    ocorridas em exercícios anteriores, para as quais o orçamento consignava dotação com crédito suficiente para atendê-las, que não foram processadas e cujo empenho tenha sido anulado no encerramento do exercício.

  • B.

    ocorridas no exercício anterior e não processadas em virtude de insuficiência de saldo na dotação orçamentária correspondente.

  • C.

    empenhadas em exercícios anteriores e inscritas emrestos a pagar não processados.

  • D.

    cujos compromissos sejam decorrentes de contratos assinados em exercícios anteriores, com crédito suficiente para atendê-las, executadas em exercícios posteriores.

  • E.

    cujos gastos estejam vinculados à arrecadação de recursos em exercício anterior.

A despesa extraorçamentária em 31.12.2011, em reais, era:

  • A.

    5.000,00

  • B.

    10.000,00

  • C.

    70.000,00

  • D.

    75.000,00

  • E.

    85.000,00

Segundo os artigos 12, 13 e 91 da Lei no 4.320/64 em consonância com a portaria no 163/01 da STN/MF artigos 3o e 8o, em atendimento ao artigo 165 da Constituição Federal, bem como do artigo 4o parágrafo 3o e inciso III e parágrafo 1o do artigo 5o da Lei Complementar no 101/00, a dotação global, permitida para a União, ou em atos das demais esferas de Governo, a ser utilizada como fonte de recursos para abertura de créditos adicionais para atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, classificam-se pela categoria economia da despesa, na Contabilidade Pública como

  • A.

    reservas de contingências.

  • B.

    despesas de capital.

  • C.

    outras despesas correntes.

  • D.

    amortização da dívida.

  • E.

    inversões financeiras.

De acordo com o regime de competência, as obrigações com fornecedores de material de consumo devem ser reconhecidas

  • A.

    no empenho da despesa.

  • B.

    na liberação de quotas financeiras.

  • C.

    na finalização do processo de licitação.

  • D.

    na liquidação da despesa.

  • E.

    na inscrição de restos a pagar.

 

Os valores das mutações passivas e das despesas efetivas decorrentes da execução do orçamento foram, respectivamente, em reais,

  • A.

    420.000,00 e 1.143.000,00.

  • B.

    420.000,00 e 1.223.000,00.

  • C.

    420.000,00 e 2.143.000,00.

  • D.

    520.000,00 e 1.223.000,00.

  • E.

    630.000,00 e 1.223.000,00.

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