Questões de Contabilidade Pública do ano 2013

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Com relação aos sistemas de custos, julgue os itens a seguir. Os custos são gastos essenciais à produção, visto que os fatores produtivos são utilizados com o objetivo de adquirir novos produtos ou serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da classificação de custos, julgue os itens que se seguem. Os custos indiretos são aqueles gastos que necessitam de um critério de rateio, pois não são facilmente identificáveis. São exemplos de custos indiretos o aluguel da fábrica, a mão de obra indireta e a manutenção da fábrica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da classificação de custos, julgue os itens que se seguem. Os custos variáveis dependem da quantidade produzida e estão diretamente relacionados com o volume de produção. Se não houver produção, não haverá custos variáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da classificação de custos, julgue os itens que se seguem. Os custos diretos são aqueles gastos que independem das quantidades produzidas e permanecem constantes em determinado intervalo de volume de produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos métodos de custeio, julgue os itens seguintes. No método de custeamento variável, os custos variáveis diretos são alocados aos bens ou serviços. Desse modo, apenas os custos variáveis, mensurados objetivamente, são considerados no valor do bem sem a utilização de métodos de rateio, pois não sofreram processos arbitrários ou subjetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos métodos de custeio, julgue os itens seguintes. O método de custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção de forma direta ou indireta aos serviços prestados. Por esse método, a apropriação dos custos diretos é constituída de forma econômica e viável para o objeto de custeio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na LOA – Lei Orçamentária Anual – estão definidas todas as despesas e estimadas todas as receitas que o governo espera realizar no exercício financeiro. Esse instrumento se constitui das seguintes peças orçamentárias:

  • A. Orçamento-Programa, Orçamento Fiscal e Orçamento Bruto.
  • B. Orçamento-Programa, Orçamento de Investimentos e Orçamento Geral Fiscal.
  • C. Orçamento de Investimentos, Orçamento Bruto e Orçamento da Seguridade Social.
  • D. Orçamento Fiscal, Orçamento de Investimentos e Orçamento da Seguridade Social.
  • E. Orçamento Fiscal, Orçamento-Programa e Orçamento Bruto.

No exercício seguinte à elaboração da proposta orçamentária, na vigência da Lei Orçamentária Anual respectiva, poderá ser verificado que alguma programação se mostrou insuficiente, ou surgiram fatos novos que demandam novas despesas a serem realizadas. Para conciliar essa situação, a Lei nº 4.320/1964 permite que sejam abertas novas dotações.Aessas dotações chamamos de:

  • A. Créditos Orçamentários.
  • B. Créditos Especiais.
  • C. Créditos Adicionais
  • D. Créditos Suplementares.
  • E. Créditos Extraordinários.

O Plano Plurianual (PPA) é o resumo de todas as ações que o ente público irá executar ao longo dos próximos quatro anos de governo. Considerando os tipos de ações previstas no PPA, é correto afirmar que

  • A. orçamento de investimento são despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações do Governo Federal, tais como transferências, amortização, juros e encargos da dívida contratual e mobiliária, entre outras.
  • B. função constitui-se no instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de Governo.
  • C. operações especiais referem-se a toda aplicação de recursos do tesouro e de outras fontes em investimentos das Empresas Públicas e Sociedades de Economia mista em que o Estado, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
  • D. atividade representa o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público. A função está relacionada com a missão institucional do órgão, por exemplo, cultura, educação, saúde, defesa, e guarda relação com as respectivas Unidades Orçamentárias.
  • E. projeto corresponde ao instrumento de programação orçamentária para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação do Governo.

Crédito adicional corresponde às autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Orçamentária. Considerando o princípio do equilíbrio orçamentário, para que seja aberto um crédito adicional aumentando despesa é preciso que seja indicado de onde sairá os recursos para sua cobertura. Em relação às fontes de recursos para abertura de créditos adicionais, é correto afirmar que

  • A. a anulação parcial ou total de dotações refere-se à obtenção de receitas além daquelas que foram arrecadadas.
  • B. o superavit financeiro refere-se ao saldo positivo entre ativo e passivo financeiro, apurado no exercício anterior.
  • C. as operações de crédito referem-se à arrecadação de receitas acima daquilo que foi previsto na Lei Orçamentária.
  • D. o excesso de arrecadação refere-se à anulação dos saldos de despesas que não serão utilizados em parte ou totalmente.
  • E. trata-se do produto de operações de crédito não autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder Legislativo realizá-las.
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