Questões de Contabilidade Pública do ano 2016

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No município W, deduz-se, a partir das informações contidas no texto 3A4BBB, que o resultado patrimonial do exercício de 2015 foi igual a

  • A. R$ 140.000.
  • B. R$ 130.000.
  • C. R$ 100.000.
  • D. R$ 80.000.
  • E. R$ 60.000.

Assinale a opção correspondente ao lançamento contábil que representa a fixação da despesa orçamentária, considerando D como débito e C como crédito.

  • A.

    D 6.2.2.1.1.xx.xx Crédito Disponível

    C 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar

  • B.

    D 5.2.2.1.1.xx.xx Dotação Inicial

    C 6.2.2.1.1.xx.xx Crédito Disponível

  • C.

    D 6.2.2.1.3.03.xx Crédito Empenhado Liquidado a Pagar

    C 6.2.2.1.3.04.xx Crédito Empenhado Pago

  • D.

    D 3.x.x.x.x.xx.xx Variação Patrimonial Diminutiva

    C 2.x.x.x.x.xx.xx Passivo (F)

  • E.

    D 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar

     C 6.2.2.1.3.03.xx Crédito Empenhado Liquidado a Pagar

Assinale a opção que apresenta um evento que causaria a redução da reserva atuarial necessária para cobrir o plano de rendas descrito no texto 3A5CCC.

  • A. antecipação do primeiro saque para a data de hoje
  • B. aumento nas taxas de sobrevivência da coorte de que a pessoa faz parte
  • C. inclusão de parcela anual ao fim do período de saque
  • D. aumento na taxa de juros correspondente ao plano
  • E. aumento na renda a ser sacada a cada ano

Quanto à elaboração dos registros e à geração das informações contábeis, o contador deve ter em vista possibilitar a análise da situação patrimonial da entidade pública ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.

Essa recomendação refere-se à seguinte característica do registro e da informação contábil no setor público:

  • A. comparabilidade;
  • B. confiabilidade;
  • C. objetividade;
  • D. representatividade;
  • E. uniformidade.

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), apresenta na Parte V os conceitos e modelos para elaboração das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Uma das orientações gerais é que as informações do período corrente sejam apresentadas em conjunto com as do exercício anterior. O modelo que NÃO segue essa orientação é o do(a):

  • A. Balanço Financeiro;
  • B. Balanço Orçamentário;
  • C. Demonstração das Variações Patrimoniais;
  • D. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
  • E. Demonstração dos Fluxos de Caixa.

As transações que provoquem efeitos de caráter econômico e financeiro no patrimônio da entidade pública devem ser avaliadas monetariamente e registradas pela contabilidade. Acerca do reconhecimento contábil dessas transações, é INCORRETO afirmar que:

  • A. a primazia da essência sobre a forma deve ser considerada nos registros contábeis;
  • B. deve ser efetuado, independentemente do momento da execução orçamentária;
  • C. deve ser efetuado, mesmo na hipótese de existir razoável certeza de sua ocorrência;
  • D. erros de exercícios anteriores devem ser registrados no resultado do exercício em que forem apurados;
  • E. métodos de avaliação que possibilitem o reconhecimento dos ganhos e das perdas patrimoniais devem ser aplicados.

A avaliação e a mensuração dos elementos patrimoniais nas entidades do setor público obedecem aos critérios definidos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), publicado pela STN. A partir das definições do MCASP/STN, analise as afirmativas a seguir:

I. As disponibilidades em moeda estrangeira serão convertidas à taxa de câmbio vigente na data do balanço.

II. A avaliação das participações em empresas e consórcios públicos deve ser feita pelo método da equivalência patrimonial.

III. Estoques de bens para distribuição gratuita podem ser avaliados pelo valor de reposição.

IV. Os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos são avaliados pelo valor justo.

Está correto somente o que se afirma em:

  • A. I e II;
  • B. I e III;
  • C. II e III;
  • D. I, II e IV;
  • E. II, III e IV.

No setor de contabilidade de um determinado ente público, um fornecedor apresentou uma nota fiscal de serviços prestados, pelos quais reclamou o pagamento, uma vez que prestara serviços de manutenção hidráulica requisitados pelo secretário de obras do ente.

Apesar de não localizar a nota de empenho referente ao serviço, o contador reconheceu a despesa em obediência ao princípio contábil da:

  • A. entidade;
  • B. continuidade;
  • C. oportunidade;
  • D. prudência;
  • E. tempestividade.

A partir dos dados apresentados no Quadro I e dos conceitos de receita pública, o valor total da receita orçamentária é:

  • A. 139.249,50;
  • B. 141.011,00;
  • C. 142.811,50;
  • D. 145.392,00;
  • E. 151.541,00.

A partir dos dados apresentados no Quadro I, o montante de recursos que não são reconhecidos como receita sob o enfoque patrimonial, excluído, portanto, da apuração do resultado patrimonial, é:

  • A. 20.969,00;
  • B. 25.402,00;
  • C. 28.509,00;
  • D. 30.244,50;
  • E. 33.351,50.
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