Questões de Contabilidade Pública do ano 2017

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Um determinado Tribunal Regional Eleitoral empenhou despesa, em 02/05/2017, referente à aquisição de um lote de 20 mesas para uso interno, cujo preço de aquisição total foi R$ 40.000,00. Para que tais bens móveis adquiridos estivessem disponíveis para o uso, foram gastos R$ 900,00 de frete e R$ 3.000,00 com montagem. Em 01/06/2017, ocorreu a liquidação das despesas orçamentárias referentes à aquisição do lote de mesas, ao frete e à montagem e, nesta mesma data, as mesas adquiridas foram colocadas em uso, com vida útil e valor residual do lote estimados, respectivamente, em 6 anos e R$ 7.900,00. O Tribunal Regional Eleitoral utiliza o método das cotas constantes para o cálculo da depreciação. De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o valor líquido contábil do lote de mesas evidenciado no Balanço Patrimonial do Tribunal Regional Eleitoral em 30/06/2017 foi, em reais,

  • A. 43.400,00.
  • B. 35.500,00.
  • C. 39.554,17.
  • D. 39.444,44.
  • E. 42.512,50.

Com base nessas transações tomadas em conjunto e de acordo com o regime de competência, o aumento do Passivo no mês de maio de 2017 foi, em reais,

  • A. 1.007.900,00.
  • B. 990.900,00.
  • C. 960.000,00.
  • D. 77.000,00.
  • E. 60.000,00.

Com base nessas transações tomadas em conjunto, o aumento do Ativo Permanente no mês de maio de 2017 foi, em reais,

  • A. 865.900,00.
  • B. 865.000,00.
  • C. 90.900,00.
  • D. 75.900,00.
  • E. 75.000,00.

Com base nessas transações tomadas em conjunto, o resultado patrimonial do mês de maio de 2017 foi, em reais, negativo em

  • A. 1.042.000,00.
  • B. 1.025.900,00.
  • C. 1.025.000,00.
  • D. 1.014.100,00.
  • E. 950.000,00.

Considerando os dados apresentados no Quadro 02, o total das operações que não têm impacto no patrimônio é:

  • A. 1.510.000,00;
  • B. 1.423.000,00;
  • C. 1.187.000,00;
  • D. 1.180.000,00;
  • E. 820.000,00.

O processo de revisão do valor patrimonial do conjunto de ativos representado no Quadro 03 revelou necessidade de revisão do seu valor recuperável. Dessa forma, foi apurado que o valor em uso desses ativos ao final de 2015 representa 100.000,00. Como se trata de ativos específicos para a necessidade do ente, o valor líquido de venda não pode ser apurado.

A partir das informações apresentadas, ao final de 2015, a entidade:

  • A. deverá reconhecer uma valorização de 9.000,00;
  • B. deverá reconhecer uma valorização de 2.800,00
  • C. deverá reconhecer uma perda de 8.000,00;
  • D. deverá reconhecer uma perda de 17.000,00;
  • E. não deverá reconhecer nenhuma perda ou ganho.

Dentre as DCASP, o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público.

Acerca da estrutura do Balanço Patrimonial proposta pelo MCASP, é correto afirmar que:

  • A. a conta VPD paga antecipadamente pode ser evidenciada tanto no Ativo Circulante como no Não Circulante;
  • B. a conta de Resultado Diferido é apresentada como detalhamento do Patrimônio Líquido;
  • C. a segregação das contas obedece à lógica da necessidade de autorização legislativa para movimentação;
  • D. as contas relativas aos restos a pagar não processados são evidenciadas no Passivo Circulante;
  • E. o quadro principal do Balanço Patrimonial evidencia o superávit financeiro do exercício.

O total de recursos controlados por uma entidade que sejam resultado de eventos passados, cujo prazo estimado para a realização ultrapasse o término do exercício seguinte, e dos quais se espera que resultem benefícios econômicos futuros, é classificado como

  • A. capital social.
  • B. ativo circulante.
  • C. ativo não circulante.
  • D. patrimônio líquido.
  • E. passivo não circulante.

O sistema contábil está estruturado em subsistemas de informações que visam orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social. Nesse contexto, a função de registrar, processar e evidenciar os fatos financeiros relacionados às variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público cabe ao subsistema

  • A. patrimonial.
  • B. de custos.
  • C. de compensação.
  • D. orçamentário.
  • E. financeiro.

No setor público, o passivo permanente distingue-se do passivo financeiro por

  • A. consistir em valor exigível até doze meses após as demonstrações contábeis.
  • B. corresponder a valor a ser exigido após o final do exercício financeiro seguinte.
  • C. demandar necessidade de caixa disponível para a sua liquidação.
  • D. estar sujeito a contrapartida em variação patrimonial diminutiva.
  • E. depender de autorização orçamentária para amortização ou para pagamento.
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