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Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere ao conceito, à estrutura e às contas do plano de contas da administração pública federal, julgue os seguintes itens.
O primeiro nível da estrutura do plano de contas da administração pública representa a classificação sintética máxima na agregação das contas, sendo dividido em quatro classes, compostas pelas contas de ativo, passivo, receitas e despesas.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere ao conceito, à estrutura e às contas do plano de contas da administração pública federal, julgue os seguintes itens.
Além dos sete níveis de desdobramento existentes no plano de contas da administração pública, deve-se considerar também um nível adicional de informação, relacionado com a conta-corrente.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
A expressão contida na Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público que deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social é considerada como:
conceito.
objeto.
finalidade.
função social.
objetivos.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Os passivos, quando corresponderem a valores exigíveis até o término do exercício seguinte ou corresponderem a valores de terceiros ou retenções em nome deles, quando a entidade do setor público for a fiel depositária, independentemente do prazo de exigibilidade, devem, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, ser classificados no passivo, no grupo:
exigível a longo prazo.
não-circulante.
resultados de exercícios futuros.
exigível a curto prazo.
circulante.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
A diferença a maior entre a execução da Receita e da Despesa Orçamentária é denominada de:
superávit de previsão.
déficit de previsão.
superávit de execução.
déficit de execução.
superávit de arrecadação.
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Com base nos conceitos e na legislação aplicados à contabilidade pública, julgue os itens de 105 a 107.
A contabilidade pública deve evidenciar os fatos de natureza orçamentária, financeira e patrimonial. Sendo assim, o registro das variações patrimoniais deve ser efetuado independentemente da execução orçamentária, em obediência aos princípios da competência e da oportunidade. Desse modo, o lançamento, para efeito tributário, servirá de referência para o reconhecimento, entre outros, do IPTU e do IPVA.
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Com base nos conceitos e na legislação aplicados à contabilidade pública, julgue os itens de 105 a 107.
O campo de aplicação da contabilidade pública se estende a entidades de direito privado inclusive, para fora do âmbito do setor público propriamente dito , mas que, por disporem de recursos públicos, estão sujeitas a prestação de contas contábil.
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Com relação à economia do setor público, julgue os itens subsequentes.
Os chamados critérios abaixo da linha e acima da linha constituem duas formas de apuração dos resultados primário e nominal. No primeiro caso, o desempenho fiscal do governo é apurado por intermédio do cálculo de variação do endividamento líquido em determinado período. Utilizando-se o critério acima da linha, apura-se o desempenho fiscal do governo mediante a apuração dos fluxos de receitas e despesas orçamentárias em determinado período.
Regimes são aqueles princípios considerados de profunda validade. Na entidade pública, para registro das transações e visando à apuração dos resultados gerais, devem ser observados, por imposição de lei:
O regime de competência ou de confrontação entre despesas incorridas no período e a correspondente geração das receitas.
De competência para as receitas geradas e de caixa para as despesas efetivamente pagas.
O regime de competência entre receitas incorridas no período e a correspondente geração das despesas.
De caixa para as receitas efetivamente recebidas e competência para as despesas líquidas no exercício.
O regime de caixa para as receitas arrecadadas e de competência para as despesas legalmente empenhadas.
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Com relação a interferências e mutações, julgue os itens subsequentes.
A compra de um veículo é contabilizada como interferência ativa, por se tratar de despesa de capital, caso em que os recursos despendidos produzem acréscimos no patrimônio, aumentando a riqueza patrimonial.
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