Lista completa de Questões sobre Contabilização de Operações Típicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os registros contábeis dos entes públicos obedecem aos procedimentos determinados por norma específica. Acerca desses registros e seus reflexos no patrimônio dos entes públicos, julgue os itens a seguir. Caso um ente federativo arrecade receitas de propriedade de outros entes, ele deverá incluí-las em seu orçamento como receita. Para que não ocorra a evidenciação indevida de superavit em razão da utilização de recursos do beneficiário, esse ente recebedor deverá, sempre que possível, contabilizar a despesa de transferência no passivo financeiro até entregar financeiramente os recursos correspondentes no início do mês subsequente.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Como deve ser reconhecido contabilmente uma Subvenção Governamental em forma de Ativo Não Monetário?
Com relação à sistemática de registro e evidenciação contábil na Contabilidade Pública, assinale a alternativa correta.
A contabilidade aplicada ao setor público estrutura-se no subsistema de informações orçamentário, no financeiro e no patrimonial, que possibilitam o registro de todos os atos e fatos que tenham reflexos presentes ou futuros no patrimônio da entidade.
As mutações patrimoniais decorrem de fatos modificativos e dividem-se em ativas, quando decorrentes de aumentos de ativos ou de diminuições de passivos, ou passivas, quando decorrentes de aumentos de passivos ou diminuições de ativos.
Os efeitos no patrimônio decorrentes das transações intragovernamentais devem ser excluídos das demonstrações conjuntas.
As superveniências ativas, por decorrerem de fenômenos permutativos, não geram alterações na situação líquida patrimonial do ente.
O subsistema orçamentário corresponde àquele que registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Os registros contábeis das transações das entidades públicas devem ser efetuados, considerando as relações jurídicas, econômicas e patrimoniais, prevalecendo, nos conflitos entre elas,
a legislação tributária.
a essência sobre a forma
a norma de menor valor hierárquico
o princípio da competência.
as práticas já consagradas, desde que formalizadas pelos órgãos próprios.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Assinale a opção que indica um lançamento contábil que ocorre no momento em que a contabilidade reconhece a previsão da receita a ser arrecadada no exercício.
Débito: Ativo Caixa
Crédito: Resultado Receitas
Débito: Passivo Compensado Receitas Previstas
Crédito: Passivo Compensado Receita a Realizar
Débito: Ativo Compensado Receita a Realizar
Crédito: Passivo Compensado Previsão da Receita
Débito: Ativo Receitas Previstas
Crédito: Resultado Receita a Realizar
Débito: Ativo Compensado Receita Prevista
Crédito: Resultado Receita a Realizar
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Assinale a opção verdadeira a respeito do registro contábil das operações de descentralização de créditos resultantes da execução orçamentária.
Os créditos são inicialmente contabilizados na Setorial Orçamentária, que após os detalhamentos necessários, os movimenta entre as unidades gestoras da entidade.
Os créditos recebidos por meio de descentralização são registrados no passivo como obrigação da unidade recebedora para com a descentralizadora.
As descentralizações internas são registradas contabilmente na unidade recebedora no momento que esta confi rma o recebimento.
As contas contábeis de controle da descentralização de crédito na unidade descentralizadora pertencem ao ativo compensado.
Os montantes dos recursos descentralizados são registrados como despesa realizada na unidade descentralizadora, para efeitos de consolidação dos balanços.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Sobre o registro contábil da movimentação financeira entre as unidades em razão da execução orçamentária e financeira, é correto afirmar:
o registro contábil de transferências mediante repasses e sub-repasses é feito somente em contas do sistema de compensação.
as transferências para pagamento de restos a pagar não processados provocam ajustes na execução financeira do exercício anterior.
o recebimento de cotas financeiras por entidades que não integram o Orçamento Fiscal e da Seguridade Social está condicionado ao registro contábil desse direito junto ao Tesouro Nacional.
a transferência das cotas financeiras da unidade central para as unidades setoriais de programação financeira é registrada contabilmente como baixa de obrigação na transferidora e baixa de direitos na recebedora.
as cotas financeiras não recebidas no exercício em razão da inexecução orçamentária constituem direitos registrados no patrimônio da entidade e podem ser recebidos nos exercícios seguintes.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com base no plano de contas atual, julgue os itens subsequentes, a respeito da contabilização dos fatos contábeis e de seus reflexos no sistema de contas.
A fixação da despesa é contabilizada no sistema de contas financeiro, debitando-se a conta de crédito disponível e creditando-se a conta de despesa fixada.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com base na Lei n.º 4.320/1964, julgue os itens que se seguem, acerca de contabilidade pública.
Registram-se os restos a pagar por credor, independentemente do exercício a que se referem, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere à contabilização de operações típicas da administração federal, julgue os itens que se seguem.
A realização de receita de alienação de bens móveis deve ser contabilizada por meio de lançamento no sistema financeiro, no orçamentário e no patrimonial, o que gera um crédito na conta de receita realizada e um débito na conta de alienação de bens móveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...