Questões sobre Demonstrações Contábeis

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Considerando as normas contábeis aplicáveis ao Setor Público, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um ativo deve ser reconhecido quando satisfizer a definição de ativo e puder ser mensurado de maneira que observe as características qualitativas, levando em consideração as restrições sobre a informação contábil.
( ) São reconhecidos no ativo os depósitos caracterizados como entradas compensatórias no ativo e no passivo financeiro. São exemplos destes depósitos as cauções em dinheiro para garantia de contratos, consignações a pagar, retenção de obrigações de terceiros a recolher e outros depósitos com finalidades especiais, como os para garantia de recursos.
( ) O reconhecimento do ativo envolve a avaliação da incerteza relacionada à existência e à mensuração do elemento. As condições que dão origem à incerteza, se existirem, podem mudar. Portanto, é importante que a incerteza seja avaliada em cada data da demonstração contábil. Por exemplo, sob certas circunstâncias, o montante dos créditos tributários a receber, cuja expectativa de geração de benefícios econômicos seja considerada remota (baixíssima probabilidade) não deve ser reconhecido nas demonstrações contábeis por não atender a definição de ativo.
A sequência está correta em

    A) V, V, V

    B) V, F, F.

    C) F, V, F.

    D) F, F, V.

    E) V, V, F

O Balanço Orçamentário - referente ao exercício de 2019 - de um ente público apresentava as seguintes informações em reais:
Receita Prevista 50.000,00 Receita Realizada 58.000,00 Despesa Fixada 50.000,00 Despesa Empenhada 49.750,00 Despesa Liquidada 43.200,00 Despesa Paga 40.000,00
Considerando apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que o resultado

    A) orçamentário de 2019 foi um superávit de R$ 8.250,00.

    B) da execução da receita foi um excesso de R$ 250,00.

    C) de execução da despesa foi uma economia de R$ 8.000,00.

    D) orçamentário foi um déficit de R$ 250,00.

    E) de execução da receita foi uma insuficiência de R$ 8.250,00.

De acordo com a NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO, no que tange as demonstrações contábeis e a consolidação das demonstrações contábeis, preencha as lacunas com os TERMOS CORRETOS e em seguida indique a alternativa com a ordem CORRETA dos termos:


I. Contas de Compensação – compreende os atos que possam vir a afetar ___________________.

II. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) evidencia a movimentação havida em cada componente do Patrimônio Líquido com a divulgação, em separado, dos efeitos das alterações nas políticas contábeis e da___________________________.

III. As __________________________________ incluem os critérios utilizados na elaboração das demonstrações contábeis, as informações de naturezas patrimonial, orçamentária, econômica, financeira, legal, física, social e de desempenho e outros eventos não suficientemente evidenciados ou não constantes nas referidas demonstrações.

IV. O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas ______________________________, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.

V. As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até ______________________ desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas.

    A) O ativo, retificação de erros, notas explicativas, financeiras, 180 dias

    B) O passivo, correção de erros, notas técnicas, orçamentárias, seis meses

    C) O ativo e passivo, retificação de erros, informações auxiliares, financeiras, 30 dias

    D) O ativo e passivo, norma contábil, notas técnicas, financeiras, dois meses

    E) O patrimônio, correção de erros, notas explicativas, orçamentárias, três meses

Em conformidade com o que prevê a Lei nº 4.320/64, as receitas e despesas de capital serão objeto de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo, um triênio.


O Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital abrangerá:

    A) a receita arrecadada nos dois últimos exercícios anteriores, em que se elaboraram a proposta orçamentária e a receita prevista para o exercício atual, a partir do qual se organiza a proposta da lei de diretrizes orçamentárias.

    B) a exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da dívida fundada e flutuante, saldos de créditos especiais, restos a pagar.

    C) as despesas e, como couber, também as receitas previstas em planos especiais aprovados em lei e destinados a atender a regiões ou a setores da administração ou da economia.

    D) a justificação pormenorizada de cada dotação solicitada, com a indicação dos atos de aprovação de projetos e orçamentos de obras públicas, a cujo início ou prosseguimento ela se destina.

    E) a despesa realizada no exercício imediatamente anterior e a despesa fixada para o exercício em que se elabora a proposta de orçamento mais os dois posteriores.

A Lei 4.320/1964 prevê a elaboração do Balanço Orçamentário e dispõe que ele demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. Conforme consta no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, é CORRETO afirmar que o Balanço Orçamentário deverá ser acompanhado de notas explicativas que divulguem, ao menos,

    A) os recursos arrecadados em exercícios anteriores que já foram utilizados em orçamentos passados.

    B) o regime orçamentário, o regime contábil e o regime econômico.

    C) as atualizações monetárias não autorizadas por lei, independente da data do balanço.

    D) o detalhamento dos “recursos de exercícios anteriores” não utilizados para financiar as despesas orçamentárias do exercício corrente.

    E) o detalhamento das despesas executadas por tipos de créditos (inicial, suplementar, especial e extraordinário).

No Brasil, as demonstrações contábeis devem apresentar a situação patrimonial em 31 de dezembro, bem como compreender as alterações ocorridas no ano civil, conforme o art. 34 da Lei nº 4.320/1964, em que o exercício financeiro coincidirá com o ano civil. Sobre o Balanço Patrimonial é CORRETO afirmar que:

    A) O superávit financeiro corresponde à diferença negativa entre o ativo financeiro e o passivo financeiro.

    B) O ativo permanente compreende os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação não dependa de autorização legislativa.

    C) O ativo financeiro compreende os créditos e valores realizáveis dependente de autorização orçamentária e os valores numerários.

    D) A Lei nº 4.320/1964 confere viés orçamentário ao Balanço Patrimonial ao separar o ativo e o passivo em dois grupos, financeiro e permanente, em função da dependência ou não de autorização legislativa ou orçamentária para realização dos itens que o compõem.

    E) O patrimônio líquido compreende o valor residual dos ativos depois de acrescidos todos os passivos.

A Lei 4.320/64 dispõe no Art. 101 que os resultados gerais do exercício serão apresentados em que demonstrativos?

    A) Balanço Orçamentário, Demonstração de Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais.

    B) Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

    C) Balanço Orçamentário, Demonstração de Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

    D) Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais.

    E) Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

Em conformidade com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP), sobre as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) é CORRETO afirmar que:

    A) Cada componente das demonstrações contábeis não precisará ser identificado claramente.

    B) As demonstrações contábeis podem ser tanto apresentadas em separado quanto incluídas em outro documento público, tal como o relatório anual.

    C) As notas explicativas oferecem descrições narrativas e informações sobre itens que se enquadram claramente nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

    D) As demonstrações contábeis não podem ter a função preditiva ou prospectiva.

    E) Quando da elaboração das demonstrações contábeis, não é preciso a administração fazer a avaliação da capacidade de a entidade continuar em operação.

Sobre Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os nomes das demonstrações financeiras com suas respectivas composições.

COLUNA I

1. Balanço Orçamentário

2. Balanço Financeiro

3. Balanço Patrimonial

4. Demonstração dos Fluxos de Caixa

COLUNA II

( ) Quadro Principal; Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes; Quadro das Contas de Compensação (controle); e Quadro do Superávit / Déficit Financeiro.

( ) Quadro Principal; Quadro de Receitas Derivadas e Originárias; Quadro de Transferências Recebidas e Concedidas; Quadro de Desembolsos de Pessoal e Demais Despesas por Função; e Quadro de Juros e Encargos da Dívida.

( ) Quadro Principal; Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados.

( ) Um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 3 4 1 2
  • B. 4 1 3 2
  • C. 1 2 4 3
  • D. 1 3 2 4

No que se refere à contabilidade aplicada ao setor público, julgue os itens de 93 a 105. As notas explicativas, como parte integrante das demonstrações contábeis, devem mencionar eventos não suficientemente evidenciados ou mesmo não constantes das demonstrações, além de, entre outras, informações de natureza física, social e de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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