Questões sobre SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo

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As três leis que regem o ciclo orçamentário — PPA, LDO e LOA — são estreitamente ligadas entre si, compatíveis e harmônicas. Elas formam um sistema integrado de planejamento e orçamento, reconhecido na CF, que deve ser adotado pelos municípios, pelos estados e pela União. Acerca dessas leis, julgue os itens que se seguem.

Em decorrência da implantação do SIAFI, a realização da receita e da despesa da União deve ser feita por via bancária em estrita observância ao princípio da unidade de caixa, e o produto da arrecadação de todas as receitas terá de ser, obrigatoriamente, recolhido à conta do Tesouro Nacional, no Banco do Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo federal. Com relação aos objetivos do SIAFI, julgue os itens subseqüentes.

É objetivo do SIAFI padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, permanecendo essa atividade, no entanto, sob o total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos principais documentos utilizados pelo SIAFI e seus papéis, julgue os itens seguintes.

A nota de dotação é um documento utilizado para registro das informações orçamentárias elaboradas pela Secretaria de Orçamento Federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

O SIAFI utiliza a tabela de eventos, em que o gestor informa um código e, a partir deste ponto, os lançamentos contábeis são gerados por tal sistema. Um evento que gera, concomitantemente, lançamentos contábeis no sistema orçamentário, financeiro e patrimonial é a

  • A.

    alienação de bens móveis.

  • B.

    liquidação da despesa com pessoal.

  • C.

    arrecadação de impostos.

  • D.

    previsão da receita tributária.

  • E.

    baixa de veículos por sinistro.

Assinale a opção falsa, a respeito do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi .

  • A.

    O acesso ao sistema é realizado mediante cadastramento e habilitação prévios.

  • B.

    Os principais mecanismos de segurança constituem-se de autenticação do usuário mediante código de identifi - cação e senha, não alteração de documentos lançados no sistema e Conformidade de Gestão e Conformidade Contábil.

  • C.

    São documentos utilizados pelo sistema: Ordem Bancária, Guia da Previdência Social, Nota de Empenho, Nota de Sistema, Nota de Lançamento e Nota de Programação Financeira.

  • D.

    Um de seus objetivos é permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas.

  • E.

    As entidades públicas estaduais e municipais que recebem transferências voluntárias são obrigadas a utilizá-lo na aplicação dos recursos recebidos.

A respeito do uso e funcionamento do Subsistema de Contas a Pagar e Receber – CPR constante do Sistema de Administração Financeira do Governo Federal, é correto afi rmar, exceto:

  • A.

    a utilização do subsistema CPR por parte das Unidades Gestoras é opcional.

  • B.

    documento Hábil é aquele que gera compromisso de pagamento ou recebimento.

  • C.

    a Nota de Empenho é documento hábil no subsistema CPR.

  • D.

    o CPR aperfeiçoa o processo de programação fi nanceira e proporciona informações a respeito do fl uxo de caixa.

  • E.

    fl uxo de Caixa é um dos módulos do CPR e destina-se a fornecer demonstrativo dos compromissos da entidade.

Assinale a opção correta a respeito do funcionamento dos auditores contábeis do Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI.

  • A.

    Os auditores contábeis do SIAFI são códigos que são apresentados nas demonstrações contábeis indicando que foram analisadas e aprovadas automaticamente.

  • B.

    Auditores contábeis são facilitadores, dentro do processo de análise dos demonstrativos contábeis, que permitem a identificação de situações criticas, erros frequentes e a verificação de consistências diversas de forma automatizadas.

  • C.

    Os auditores contábeis são rotinas executadas pelos gestores para certificar que os documentos foram lançados corretamente no sistema.

  • D.

    A utilização dos auditores contábeis do SIAFI impede que sejam ultrapassados os limites de gastos autorizados pelo governo.

  • E.

    Os auditores contábeis são classifi cados em automáticos e manuais e nessa condição tem seu uso facultativo.

Os recursos financeiros são insumos vitais à maioria das organizações e, portanto, devem ser tratados com muito cuidado e atenção. Acerca da administração financeira, julgue os itens que se seguem. Considere que a sigla SIAFI, sempre que utilizada, se refere ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal.

A implantação do SIAFI trouxe transparência à administração financeira da União e possibilitou a redução do número de contas bancárias do governo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O registro dos lançamentos contábeis dos órgãos e entidades da Administração Federal é efetuado no Sistema Integrado de Administração Financeira. Esse sistema utiliza sempre lançamentos de

  • A.

    primeira fórmula.

  • B.

    segunda fórmula.

  • C.

    terceira fórmula.

  • D.

    quarta fórmula.

  • E.

    quinta fórmula.

A tabela de eventos é o instrumento utilizado pelas unidades gestoras do governo federal no preenchimento de telas e documentos do SIAFI, para transformar os atos e os fatos administrativos rotineiros em registros contábeis automáticos. Relativamente à tabela de eventos, assinale a opção correta.

  • A.

    Cada unidade gestora do governo federal pode criar a sua própria tabela de eventos para o registro de suas transações diárias.

  • B.

    Somente aos órgãos de contabilidade compete realizar os registros contábeis sem a indicação de eventos.

  • C.

    O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) é o órgão responsável pela administração da tabela de eventos.

  • D.

    Os eventos não possuem correspondência com os documentos de entrada do SIAFI, podendo aparecer indistintamente em qualquer dos seus documentos.

  • E.

    Na falta de evento que represente adequadamente o ato ou o fato a ser registrado, o usuário do SIAFI, desde que devidamente autorizado, pode criar um novo evento.

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