Questões sobre SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo

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Assinale a opção em que o documento mencionado não é utilizado pelo Sistema de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI.

  • A.

    Ordem Bancária.

  • B.

    Nota de Programação Financeira.

  • C.

    Nota de Empenho.

  • D.

    Nota de Movimentação Financeira.

  • E.

    Darf Eletrônico.

A tabela de eventos é um instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas e/ou documentos de entradas de dados no SIAFI para transformar atos e fatos administrativos rotineiros em registros contábeis de uma maneira rápida e aproveitando recursos da tecnologia da informação. Na relação de classes de eventos tem-se uma que trata da Movimentação de Crédito.

Assinale, nas alternativas abaixo, a que descreve corretamente, aspectos desta classe de eventos:

  • A.

    Os eventos devem ser indicados de forma agregada numa Nota de Movimento de Crédito específica e normalmente se destinam a registrar a descentralização interna (cota) e a descentralização externa (repasse) da disponibilidade financeira, suas liberações periódicas ou contingenciamento e excluir outros fatos ligados à movimentação de créditos financeiros.

  • B.

    Os eventos devem ser indicados de forma individual em uma Nota de Movimento de Crédito específica e normalmente se destinam a registrar a descentralização interna (transferência) e a descentralização externa (desincorporação) do crédito patrimonial ou aditivos (até o limite de 25% do principal), suas anulações e excluir outros fatos ligados à movimentação de créditos patrimoniais.

  • C.

    Os eventos devem ser indicados de forma agregada em uma Nota de Movimento de Crédito específica e normalmente se destinam a registrar a descentralização interna (responsabilidades) e a descentralização externa (contratos) do crédito por projetos ou atividades delegadas, suas anulações e excluir outros fatos ligados à movimentação de responsabilidade e pactos para o registro de créditos compensáveis.

  • D.

    Os eventos devem ser indicados de forma individual em uma Nota de Movimento de Crédito específica e normalmente se destinam a registrar a descentralização interna (provisão) e a descentralização externa (destaque) do crédito orçamentário ou adicional, suas anulações e excluir outros fatos ligados à movimentação de créditos orçamentários.

O SIAFI foi criado para corrigir várias distorções no âmbito da administração financeira da União. A despeito disso, ainda não pode, entretanto,

  • A.

    assegurar a maior eficiência no emprego dos recursos transferidos aos gestores.

  • B.

    reduzir a defasagem entre a ocorrência dos fatos e a escrituração contábil.

  • C.

    eliminar os registros manuais na contabilidade da União.

  • D.

    eliminar a ociosidade de recursos resultante da multiplicidade de contas bancárias.

Considere os documentos abaixo:

São alguns dos principais documentos utilizados pelo SIAFI os dispostos APENAS em

  • A. I, II, VI.
  • B. I, II, V.
  • C. II, IV, VI.
  • D. I, II, III, VI.
  • E. I, II, III, IV.

De acordo com as formas de acesso e as modalidades de uso do SIAFI, as Unidades Gestoras on line totais caracterizam-se por

  • A.

    enviarem balancetes para incorporações de saldos.

  • B.

    utilizarem seus próprios operadores para registrarem no SIAFI, por intermédio de terminais de vídeo, todos os seus atos e fatos, inclusive eventuais receitas próprias.

  • C.

    suas disponibilidades financeiras serem individualizadas em conta corrente bancária e não comporem a conta única.

  • D.

    emitirem seus documentos orçamentários, financeiros e contábeis previamente à entrada dos respectivos dados no sistema.

  • E.

    não introduzirem os dados relativos aos seus documentos no sistema, o que é feito por meio de outra unidade, denominada Pólo de Digitação.

Quanto aos documentos do SIAFI podemos afirmar:

I- a nota de sistema destina-se a registrar os eventos contábeis automaticamente.

II- o darf eletrônico destina-se a registrar o recolhimento de contribuições para a seguridade social.

III- o guia de recolhimento destina-se a registrar os eventos vinculados ao recolhimento de numerário à conta bancária de unidade gestora.

Então

  • A.

    I , II e III são corretas.

  • B.

    somente I e II são corretas.

  • C.

    somente II e III são corretas.

  • D.

    somente I e III são corretas.

  • E.

    somente III é correta.

Quanto ao SIAFI podemos afirmar:

I- não permite acesso off-line.

II- seu fundamento lógico é o evento.

III- permite a utilização na modalidade parcial.

A alternativa em que todas as afirmações estão CORRETAS é:

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I , II e III.

  • E.

    III.

O SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) está estruturado:

  • A.

    em 12 subsistemas, correspondentes ao cronograma mensal de desembolso;

  • B.

    em exercícios, equivalendo cada ano a um sistema diferente;

  • C.

    em módulos, correspondendo às diferentes esferas da administração (direta e indireta);

  • D.

    em unidades gestoras, às quais compete criar tabelas próprias de eventos;

  • E.

    de forma a possibilitar a elaboração "on line" da proposta orçamentária.

No âmbito do SIAFI, a unidade investida no poder de gerir créditos orçamentários e recursos financeiros, próprios ou sob descentralização, é denominada:

  • A. unidade gestora;
  • B. órgão;
  • C. unidade administrativa;
  • D. entidade supervisionada;
  • E. unidade orçamentária.

Assinale a alternativa que identifica os principais documentos de entrada de dados no SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira):

  • A. "Nota de Dotação" e "Balancete Mensal";
  • B. "Ordem Bancária" e "Razonete";
  • C. "Guia da Previdência Social" e "Razão Contábil";
  • D. "Nota de Empenho" e "Ordem Bancária";
  • E. "Nota de Pré-Empenho" e "Nota de Pré-Pagamento".
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