Questões sobre Sistema Contábil

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A execução orçamentária, financeira e contábil dos órgãos e das entidades da administração direta do GDF é efetivada por meio de um sistema informatizado. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.
A programação e a execução orçamentária e financeira do governo do Distrito Federal são processadas por meio do Sistema de Administração Financeira do Distrito Federal (SIAFI/DF).

A Conta é o título representativo da composição, variação e estado do patrimônio, bem como de bens, direitos, obrigações e situações nele não compreendidas, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo, exigindo por isso controle contábil específico. As Contas são agrupadas segundo suas funções, possibilitando, EXCETO:

    A) Identificar, classificar e efetuar a escrituração contábil, pelo método das partidas dobradas, dos atos e fatos de gestão, de maneira, uniforme e sistematizada.

    B) Conhecer a situação dos responsáveis que, de algum modo, arrecadem receitas, efetuem despesas e administrem ou guardem bens pertencentes ou confiados a uma gestão.

    C) Elaborar os Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial, a Demonstração das Variações e dos Resultados.

    D) Individualizar apenas os devedores, com a especificação necessária ao controle contábil do direito ou obrigação.

No Plano de Contas Aplicado ao Setor Público as contas contábeis são classificadas segundo a natureza das informações. Seguindo esta classificação, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Contas com Informações de Natureza Patrimonial.

    B) Contas com Informações de Natureza Orçamentária.

    C) Contas com Informações de Natureza Típica Administrativa.

    D) Contas com Informações de Natureza Típica de Controle.

São objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), EXCETO:

    A) Permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas.

    B) Padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, devendo os gestores de cada unidade seguirem com rigidez os métodos, atentando-se às regras e restrições.

    C) Fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal.

    D) Permitir o acompanhamento e a avaliação do uso dos recursos públicos.

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) foi instituído com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis. É formado por uma relação padronizada de contas apresentada em conjunto com atributos conceituais, que permite a consolidação das Contas Públicas Nacionais. Sua utilização é obrigatória para as seguintes entidades:

    A) Organizações Sociais e Autarquias.

    B) Empresas Estatais Dependentes e Secretarias Municipais.

    C) Consórcios Públicos e Associações de Moradores.

    D) Fundos Públicos e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.

    E) Câmara Municipal de Vereadores e Empresas Estatais Independentes.

Conforme disposto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é dividido em 8 classes, sendo as contas contábeis classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam. Nesse contexto, analise o seguinte lançamento contábil:


D Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional

C Crédito Tributário a Receber


É correto afirmar que o lançamento contábil acima exposto, refere-se ao:

    A) Registro da previsão na LOA da receita orçamentária (Subsistema Orçamentário).

    B) Registro da arrecadação da receita orçamentária (Subsistema Patrimonial).

    C) Registro da arrecadação da receita extraorçamentária (Subsistema Patrimonial).

    D) Registro do lançamento da receita orçamentária (Subsistema Patrimonial).

    E) Registro da Variação Patrimonial Aumentativa (Subsistema Patrimonial).

Conforme disposto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), a Dívida Ativa “é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez”. Ainda segundo o MCASP, quando ocorre o recebimento do crédito decorrente da inscrição em dívida ativa no órgão ou entidade competente para inscrição do crédito, há o seguinte lançamento contábil:


D 1.2.1.1.x.xx.xx Créditos a Longo Prazo – Dívida Ativa

C 4.5.1.2.2.xx.xx Transferências Recebidas Independentes de Execução Orçamentária – Intra OFSS


Nesse caso, é correto afirmar que:

    A) Ocorre uma variação patrimonial diminutiva.

    B) Ocorre uma variação patrimonial qualitativa.

    C) Ocorre uma variação patrimonial aumentativa.

    D) Ocorre uma receita extraorçamentária.

    E) Ocorre uma receita orçamentária.

Conforme disposto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), a Dívida Ativa é o “conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez”. Quanto à contabilização dos procedimentos de inscrição em dívida ativa, quando a Secretaria da Fazenda, órgão de origem do crédito, transfere o crédito para Procuradoria, em virtude da inscrição em dívida ativa, há o seguinte lançamento contábil na Secretaria da Fazenda:

    A) D 3.5.1.2.2.xx.xx Transferências Concedidas Independentes de Execução Orçamentária C 1.1.2.x.x.xx.xx Créditos a Curto Prazo

    B) D 1.2.1.x.x.xx.xx Créditos a Longo Prazo – Dívida Ativa C 4.5.1.2.2.xx.xx Transferências Recebidas Independentes de Execução Orçamentária

    C) D 3.5.1.2.2.xx.xx Transferências Concedidas Independentes de Execução Orçamentária C 4.5.1.2.2.xx.xx Transferências Recebidas Independentes de Execução Orçamentária – Intra OFSS

    D) D 1.1.1.1.X.XX.XX Caixa ou Equivalentes de Caixa C 4.5.1.2.2.xx.xx Transferências Recebidas Independentes de Execução Orçamentária

    E) D 1.2.1.x.x.xx.xx Créditos a Longo Prazo – Dívida Ativa C 1.1.2.x.x.xx.xx Créditos a Curto Prazo

Assinale a alternativa que descreve o lançamento contábil correto, referente à contabilização da arrecadação de receita orçamentária por meio de uma operação de crédito externa de curto prazo, de um ente público.

    A)

    Informação de natureza orçamentária

    Débito – Previsão inicial da receita (5.2.1.1.x.xx.xx)

    Crédito – Receita a realizar (6.2.1.1.x.xx.xx)



    B)

    Informação de natureza patrimonial

    Débito – Operações de Créditos de Curto Prazo a Receber (1.1.1.1.x.xx.xx)

    Crédito – Empréstimos de Curto Prazo (2.1.2.2.x.xx.xx)



    C)

    Informação de natureza de controle

    Débito – Controle da disponibilidade de recursos (7.2.1.1.x.xx.xx)

    Crédito – Execução da disponibilidade de recursos – Disponibilidade por destinação de recursos (8.2.1.1.1.xx.xx)



    D)

    Informação de natureza orçamentária

    Débito – Receita realizada (6.2.1.2.x.xx.xx)

    Crédito – Receita a realizar (6.2.1.1.x.xx.xx)



Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).


Nesse sentido, assinale a alternativa correta referente ao PCASP.

    A) Cabe à Secretaria da Receita Federal criar, alterar, excluir, codificar, especificar, desdobrar e detalhar as contas contábeis do PCASP.

    B) As contas contábeis do PCASP são identificadas por códigos com sete níveis de desdobramento, compostos por nove dígitos.

    C) As naturezas das informações contábeis, com as quais o PCASP está estruturado, são: Orçamentária, Financeira e Patrimonial.

    D) Os entes da Federação somente poderão detalhar a conta contábil nos níveis inferiores ao nível apresentado na relação de contas do PCASP.

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