Questões sobre Sistema Contábil

Lista completa de Questões sobre Sistema Contábil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A NBC T nº 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público – estabelece a conceituação, o objeto, os objetivos e as regras básicas para mensuração e evidenciação dos custos no setor público.

Com relação a essa norma, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Objeto de custo é a unidade em que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial.

( ) Sistema de custeio corresponde à forma como os custos são acumulados e apropriados aos bens e serviços e outros objetos de custos e está relacionado ao fluxo físico e real da produção.

( ) Sistema de acumulação está associado ao modelo de mensuração e, desse modo, podem ser custeados os diversos agentes de acumulação de acordo com diferentes unidades de medida, dependendo das necessidades dos tomadores de decisões.

( ) Na geração de informação de custo, não é obrigatória a adoção do princípio da competência, devendo ser realizados os ajustes necessários quando algum registro for efetuado de forma diferente.


Assinale a sequência correta.

    A) V F F F

    B) F F F F

    C) V V V V

    D) F V V V

No plano de contas do setor público, o segundo e quarto níveis são, respectivamente:

    A) Classe e grupo.

    B) Grupo e título.

    C) Item e subitem.

    D) Título e subtítulo.

    E) Grupo e subgrupo.

Considerando a estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, analise as seguintes assertivas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Natureza de Informação Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária. ( ) Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados à composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas. ( ) Natureza de Informação de Controle: registra, processa e evidencia os atos da gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. ( ) O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público é dividido em 6 classes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V.

    B) V – F – V – F

    C) F – V – F – V.

    D) V – V – V – F.

    E) F – F – F – V.

De acordo com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, assinale a alternativa que apresenta uma conta de natureza credora.

    A) Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional.

    B) Obrigações Fiscais a Curto Prazo com a União.

    C) Dívida Ativa Tributária.

    D) Investimentos e Aplicações Temporárias a Longo Prazo.

Quanto à estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O PCASP é dividido em 6 classes. ( ) As classes 5 e 6 evidenciam as contas contábeis de natureza Orçamentária. ( ) As contas contábeis estão desdobradas em 7 níveis e são compostas por 9 dígitos. ( ) O lançamento contábil deve ser realizado debitando e creditando contas de mesma natureza da informação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V.

    B) F – V – V – F.

    C) F – V – V – V.

    D) F – V – F – V.

    E) V – F – F – V.

Sobre o Método das Partidas Dobradas, utilizado na Contabilidade Púbica para Escrituração dos fatos contábeis, é correto afirmar que:

    A) Não permite um controle simultâneo e quase total de todos os elementos e lançamentos contábeis.

    B) Não é considerado bilateral, ou seja, que envolve pelo menos dois lançamentos.

    C) É considerado unilateral, pois apenas um elemento Patrimonial é utilizado.

    D) Cada registro deve envolver, pelo menos, um lançamento debitado e, pelo menos, um lançamento creditado.

    E) Também é chamado de Unigrafia.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, o sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações, EXCETO:

    A) Orçamentário.

    B) Patrimonial.

    C) Financeiro.

    D) Custos.

    E) Compensação.

A utilização do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta. Nesse sentido, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP), pode-se dizer que NÃO representa um dos objetivos do PCASP:

    A) Contribuir para a adequada tomada de decisão e para a racionalização de custos no setor público e contribuir para a transparência da gestão fiscal e para o controle social.

    B) Permitir a elaboração das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) tais como Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

    C) Permitir a adequada prestação de contas, o levantamento das estatísticas de finanças públicas, a elaboração de relatórios nos padrões adotados por organismos internacionais – a exemplo do Government Finance Statistics Manual (GFSM) do Fundo Monetário Internacional (FMI), bem como o levantamento de outros relatórios úteis à gestão.

    D) Permitir o detalhamento das contas contábeis, a partir do nível mínimo estabelecido pela STN, de modo que possa ser adequado às peculiaridades de cada ente.

Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o SIAFI trouxe uma série de benefícios para a administração pública federal. Nesse sentido, em relação a implantação do SIAFI, NÃO é correto afirmar que, com a implantação do SIAFI,

    A) todos os órgãos da administração direta (Executivo, Legislativo e Judiciário) e indireta tornaram-se mais ágeis no processamento da informação.

    B) na contabilidade, o gestor público ganhou rapidez na informação, qualidade e precisão em seu trabalho.

    C) possibilitou-se uma visão clara de quantos e quais são os gestores que executam o orçamento.

    D) promoveu-se a agilização da programação financeira, otimizando-se a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal na Conta Única no Banco Central.

Relativamente aos objetivos e características do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), julgue o próximo item.


Integrar e compatibilizar as informações no âmbito do governo federal constitui um dos objetivos do SIAFI.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...