Questões de Contabilidade Pública da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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No âmbito da Administração Pública, os estágios da receita pública são, respectivamente,

  • A.

    a previsão (estimativa), o empenho (inclusão no orçamento) e a arrecadação (pelo pagamento do contribuinte).

  • B.

    o empenho (inclusão no orçamento), a arrecadação (pelo pagamento do contribuinte) e a realização (pelo recebimento da receita).

  • C.

    a previsão (estimativa), a arrecadação (pelo pagamento do contribuinte) e o recolhimento (pelo crédito na conta de receita proveniente da entrega do produto da arrecadação).

  • D.

    a dotação (estimativa), a arrecadação (pelo pagamento do contribuinte) e o empenho (baixa na dotação orçamentária pelo recebimento efetivo da receita arrecadada).

  • E.

    a previsão (estimativa), o recolhimento dos pagamentos dos contribuintes (pelas repartições fiscais ou rede bancária) e a realização (pelo recebimento da receita).

Considerando a classificação das despesas públicas segundo a categoria econômica, uma concessão de empréstimo deverá ser classificada como uma

  • A.

    inversão financeira, no grupo das despesas de capital.

  • B.

    transferência corrente, no grupo das despesas correntes.

  • C.

    subvenção financeira, no grupo das despesas de correntes.

  • D.

    transferência de capital, no grupo das despesas de capital.

  • E.

    programação especial, no grupo das despesas correntes.

O registro contábil dos fatos típicos de uma administração pública é feito com base no método das partidas dobradas, utilizando-se de sistemas contábeis independentes, mas interligados, os quais são

  • A.

    Orçamentário, financeiro, patrimonial e de resultado.

  • B.

    Financeiro, patrimonial e orçamentário.

  • C.

    Financeiro, orçamentário, patrimonial e de compensação.

  • D.

    Patrimonial, orçamentário, de resultado e de compensação.

  • E.

    Patrimonial, de resultado e orçamentário.

Para fins de elaboração do Balanço Financeiro de uma entidade pública, assinale a alternativa que evidencia o efeito líquido no caixa da entidade, sabendo-se que: I – a despesa empenhada no ano de 2.001 foi de $200,00; II – a despesa não paga e inscrita em restos a pagar no ano de 2.001 foi de $30,00; III – houve o pagamento em 2.001, da despesa inscrita em restos a pagar no ano de 2.000, no valor de $20,00; e IV – não houve cancelamento das inscrições em restos a pagar.

  • A.

    Redução de 150.

  • B.

    Redução de 170.

  • C.

    Redução de 190.

  • D.

    Redução de 210.

  • E.

    Redução de 250.

Identifique a alternativa que representa uma ação da administração pública que deve ser registrada na contabilidade como um fato contábil classificado como "fato administrativo orçamentário".

  • A.

    Dotação da despesa.

  • B.

    Arrecadação da receita.

  • C.

    Concessão de fianças.

  • D.

    Recebimento de bens em doação.

  • E.

    Assinatura de um contrato.

Identifique qual das alternativas constitui recursos (desde que não comprometidos) para a abertura de créditos suplementares e que devem ser incorporados ao orçamento, considerando o disposto na Lei 4.320/64.

  • A.

    O excesso de arrecadação desde que ajustado pelo déficit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício anterior ou o produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação parcial ou total de dotações orçamentárias para reforçar a dotação orçamentária quando do acréscimo de despesas por subestimativa da previsão.

  • B.

    Os créditos adicionais autorizados em lei para a cobertura de despesas urgentes e imprevistas, como nos casos de guerra ou calamidade pública.

  • C.

    O produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação parcial ou total de dotações orçamentárias para a cobertura de despesas para as quais não exista dotação específica, como quando da criação de órgãos da administração pública.

  • D.

    O excesso de arrecadação ou o produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação parcial ou total de dotações orçamentárias para a cobertura de despesas urgentes e imprevistas, como em caso de guerra ou calamidade pública, ou para cobrir despesas para as quais não exista dotação específica ou ainda para reforçar a dotação orçamentária, quando do acréscimo de despesas por subestimativa da previsão.

  • E.

    O excesso de arrecadação ou o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior ou o produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação total ou parcial de dotações orçamentárias para reforçar a dotação orçamentária, quando do acréscimo de despesas por subestimativa da previsão.

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