Questões de Contabilidade Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere os seguintes números:

Déficit Financeiro de 2004 ................................................ $ 1.000

Superávit de Execução Orçamentária de 2005................. $ 450

Cancelamento de Restos a Pagar em 2005 ...................... $ 50

Resultado Financeiro (patrimônio financeiro) apurado em 2005:

  • A.

    Déficit Financeiro de $ 600

  • B.

    Déficit Financeiro de $ 550

  • C.

    Déficit Financeiro de $ 500

  • D.

    Superávit Financeiro de $ 550

  • E.

    Superávit Financeiro de $ 500

Instruções: Para responder às questões de números 45 a 50 considere os dados abaixo.

 Ao final de determinado exercício financeiro, apurou- se os seguintes números monetários (em reais)

Também chamado patrimônio financeiro, o resultado financeiro é um

  • A. Perfeito equilíbrio de caixa.
  • B. Superávit de 50.
  • C. Superávit de 70.
  • D. Déficit de 50.
  • E. Déficit de 70.

O sistema orçamentário público é composto por três leis de iniciativa do Executivo sendo que a Lei de Diretrizes Orçamentárias

  • A. constitui-se no instrumento utilizado para a conseqüente materialização do conjunto de ações que foram planejadas, visando ao melhor atendimento e bem estar da comunidade.
  • B. prevê despesas de capital que não se associam à ações corriqueiras de operação e manutenção de serviços pré-existentes, apresentando projetos de forma individual e financeiramente quantificados.
  • C. estabelece metas de governo para um período de 4 anos.
  • D. é integrada pelos orçamentos fiscal, de investimento das empresas estatais e da seguridade social.
  • E. propõe critérios para limitação de empenho e movimentação financeira e apresenta anexos de metas e de riscos fiscais, entre outros conteúdos, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Banco BCH efetuou, no exercício de 2005, o registro de um crédito tributário, seguindo o regulamentado pelo COSIF. Esse crédito tributário pode ser decorrente

  • A. de prejuízo fiscal de IR, de base negativa de CSLL ou de diferenças temporárias decorrentes de despesas apropriadas no exercício e ainda não dedutíveis para fins de IR e CSLL.
  • B. de lucro fiscal ou de diferenças temporárias decorrentes de receita apropriadas no exercício e não tributável para fins de IR e CSLL.
  • C. da margem de intermediação financeira do banco ainda não realizada no exercício e que será realizada em exercícios seguintes.
  • D. do resultado do exercício futuro, decorrente do recebimento antecipado de receita antes do cumprimento da obrigação correspondente.
  • E. da diferença entre os valores registrados de recebimento e pagamentos de receitas e despesas e os computados pelo regime de competência.

É um exemplo de variação patrimonial ativa de um ente público:

  • A. aquisição de bens imóveis.
  • B. alienação de títulos e valores.
  • C. empréstimos tomados de terceiros.
  • D. cancelamento da dívida ativa.
  • E. superveniências passivas.

No balanço financeiro

  • A. são demonstrados o Ativo Financeiro e o Passivo Financeiro do ente público.
  • B. os Restos a Pagar do exercício anterior, que são pagos no exercício, devem ser computados como despesas orçamentárias.
  • C. são demonstradas as cauções, os avais e as garantias prestadas pelo ente público.
  • D. os Restos a Pagar do exercício são computados como receitas extra-orçamentárias.
  • E. é apurado o resultado patrimonial do ente público.

O endividamento do setor público no Brasil é medido pelo conceito de Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), cuja definição correta é a que corresponde

  • A. à dívida líquida do setor público, isto é, descontando- se da dívida bruta os ativos financeiros em poder do setor público federal.
  • B. ao endividamento do setor público não financeiro junto ao sistema financeiro público e privado, descontados os ativos reais da União, como as ações de empresas estatais, recursos minerais, assim como bens imóveis.
  • C. à variação do endividamento do setor público não financeiro junto ao sistema financeiro público e privado, ao setor privado não financeiro e ao resto do mundo.
  • D. à variação do endividamento do setor público federal, inclusive empresas estatais, junto ao sistema financeiro público e privado, ao setor privado não financeiro e ao resto do mundo.
  • E. à variação do endividamento do setor público, inclusive o financeiro, junto ao sistema financeiro privado, ao setor privado não financeiro e ao resto do mundo.

De acordo com a legislação, quais das despesas abaixo são classificadas como Despesas Correntes?

  • A.

    Material de Consumo; Encargos Diversos; Material Permanente.

  • B.

    Material de Consumo; Serviços de Terceiros; Encargos Diversos.

  • C.

    Serviços de Terceiros; Equipamentos e Instalações; Subvenções Sociais.

  • D.

    Subvenções Sociais; Subvenções Econômicas; Serviços de Terceiros.

  • E.

    Encargos Diversos; Material de Consumo; Subvenções Econômicas.

De conformidade com o explicitado pela Controladoria Central do Estado o estudo, orientação, controle e demonstração da organização e execução da Fazenda Pública, do patrimônio público é atributo da

  • A.

    Contabilidade Pública.

  • B.

    Lei de Responsabilidade Fiscal.

  • C.

    auditoria do Tribunal de Contas da União.

  • D.

    Controladoria Externa da União.

  • E.

    Lei Orçamentária.

O regime contábil utilizado pela Contabilidade Pública brasileira é

  • A.

    de competência.

  • B. misto.
  • C.

    de caixa.

  • D.

    da objetividade.

  • E.

    da tempestividade.

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