Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
As diversas formas de aplicação da contabilidade evidenciam como a técnica contábil pode ser aplicada a diferentes demandas por informação.Uma de suas aplicações específicas é a Contabilidade Governamental. Identifique e assinale a alternativa que faz referência à função da Contabilidade Governamental.
Contabilidade Pública - Receita Pública - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Uma empresa estimou que seus custos fixos mensais são de $ 240.000 e que seu custo variável unitário corresponde a 40% do seu preço de venda, por unidade. A empresa tem como alvo gerar um lucro líquido mensal de $ 45.600, após a apuração da tributação direta (15% para o Imposto de Renda e 9% para a Contribuição Social). Então, o nível de receita que a empresa tem de atingir deverá ser de:
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Na LOA Lei Orçamentária Anual estão definidas todas as despesas e estimadas todas as receitas que o governo espera realizar no exercício financeiro. Esse instrumento se constitui das seguintes peças orçamentárias:
Contabilidade Pública - Créditos Orçamentários e Adicionais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
No exercício seguinte à elaboração da proposta orçamentária, na vigência da Lei Orçamentária Anual respectiva, poderá ser verificado que alguma programação se mostrou insuficiente, ou surgiram fatos novos que demandam novas despesas a serem realizadas. Para conciliar essa situação, a Lei nº 4.320/1964 permite que sejam abertas novas dotações.Aessas dotações chamamos de:
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
São despesas obrigatórias de caráter continuado:
As despesas de capital derivadas de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
As despesas correntes derivadas de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
Todas as despesas derivadas de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
As despesas correntes e de capital derivadas de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a quatro exercícios.
As despesas correntes derivadas de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a quatro exercícios.
Contabilidade Pública - Balanço Orçamentário - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Ao observar um Balanço Orçamentário que demonstra um montante de execução da despesa inferior ao da arrecadação da receita, pode-se afirmar que ocorreu:
umexcesso de execução.
um deficit na execução
um superavit de previsão
um superavit da execução
um deficit da execução
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Indique a alternativa que apresenta o adequado exercício profissional, de acordo com os princípios contábeis e observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, prezando pela integridade e fidedignidade das informações contábeis:
As variações patrimoniais decorrentes da execução do orçamento devem ser registradas por ocasião da execução do orçamento, enquanto as variações independentes do orçamento devem manter relação com os fatos modificativos do patrimônio.
Os registros das variações patrimoniais do setor público são reconhecidos em sua totalidade, de forma semelhante aos das empresas, ou seja, subsidiados, necessariamente, pela respectiva documentação formal, inclusive os fatos resultantes de determinações legais.
É necessário que as variações patrimoniais sejam reconhecida sem sua totalidade , independentemente do cumprimento das formalidades legais, não podendo restringir-se ao registro dos fatos decorrentes da execução orçamentária e devendo registrar , tempestivamente, todos os fatos que promovam alteração no patrimônio.
As formalidades legais não geram lançamentos na contabilidade governamental, a qual deve ater-se aos registros do patrimônio e de suas variações.
As variações patrimoniais decorrentes da execução orçamentária devem ser reconhecidas em sua totalidade de tal maneira que se cumpram as formalidades legais, e as variações patrimoniais extraorçamentárias devem ser fidedigna sao movimento financeiro correspondente.
Contabilidade Pública - Créditos Orçamentários e Adicionais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Sobre os créditos adicionais, assinale a opção correta.
Os créditos adicionais só podem vigorar desde a sua abertura até o último dia do exercício financeiro que foram abertos.
São classificados em suplementares, especiais e ordinários.
Os créditos especiais só poderão ser abertos até o último trimestre do exercício.
Os créditos extraordinários destinam-se a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
Os créditos suplementares destinam-se a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No que se refere às políticas de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento, com base no texto constitucional, pode-se afirmar que:
constam no Plano Plurianual.
influenciam na elaboração do orçamento, mas não constam nas Leis Orçamentárias.
são estabelecidas no PPA.
não envolvem o PPA ou a LDO, mas afetam a execução orçamentária.
são estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.
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