Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a Lei de Orçamento NÃO é correto afirmar que:
não poderá conter autorização para o Executivo realizar, em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa;
compreenderá todas as receitas, inclusive as operações de crédito autorizadas em lei;
serão compreendidas todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por meio deles se devam realizar;
obedece aos princípios da unidade, universalidade e anualidade;
deverá constar da Lei de Orçamento todas as receitas e despesas pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
Sobre os princípios orçamentários NÃO é correto afirmar que:
o orçamento de investimentos das empresas estatais é uma exceção ao princípio da universalidade;
o princípio da anualidade é aquele segundo o qual o orçamento público deve ser elaborado e autorizado para um período determinado de um ano;
o princípio da unidade diz que o orçamento deve ser uno, ou seja, cada entidade governamental deve possuir apenas um orçamento;
o princípio da universalidade permite saber o exato volume global das despesas projetadas pelo governo;
o princípio do equilíbrio orçamentário prescreve que, na elaboração do orçamento, o montante fixado para as despesas será igual ao que for previsto para as receitas.
As receitas originadas das multas e dos juros de mora são classificadas como:
receitas patrimoniais;
receitas tributárias;
outras receitas correntes;
transferências de capital;
outras receitas de capital.
Considerando os estágios da receita, o ato da repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora, e inscreve o débito desta é denominado:
previsão;
lançamento;
fixação;
recolhimento;
arrecadação.
É exemplo de interferência passiva:
São características da Contabilidade Pública:
regime contábil misto, apuração de lucro ou prejuízo e controle orçamentário rígido;
resultados de acordo com a natureza das despesas, apuração de superávit ou déficit e controle orçamentário flexível;
regime contábil de competência, apuração de superávit ou déficit e controle orçamentário rígido;
regime contábil misto, apuração de superávit ou déficit e controle orçamentário rígido;
regime contábil de competência, apuração de superávit ou déficit e resultados de acordo com a natureza das despesas.
A União contabilizou receita corrente líquida de R$ 100 bilhões no exercício findo em 20xx. Dessa forma, os limites máximos para o gasto com pessoal dos Poderes Executivo, Legislativo (incluindo o Tribunal de Contas), Judiciário e o Ministério Público naquele ano são, respectivamente, de:
R$ 40 bilhões, R$ 3,0 bilhões, R$ 5,5 bilhões e R$ 500 milhões;
R$ 40 bilhões, R$ 2,5 bilhões, R$ 6,0 bilhões e R$ 1,5 bilhão;
R$ 40,9 bilhões, R$ 3,0 bilhões, R$ 5,5 bilhões e R$ 600 milhões;
R$ 40,9 bilhões, R$ 2,0 bilhões, R$ 6,5 bilhões e R$ 600 milhões;
R$ 40,9 bilhões, R$ 2,5 bilhões, R$ 6,0 bilhões e R$ 600 milhões.
Considere os seguintes dados, referentes ao balanço financeiro de um ente governamental:
Com base nesses dados, o saldo do exercício anterior foi de (em $):Em 31/12/X2, o saldo disponível para o exercício seguinte num balanço financeiro era de $ 30. Se os ingressos e dispêndios do exercício de X2 se deram conforme os montantes da tabela a seguir, o saldo que veio do exercício de X1 era de:
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O projeto de lei de diretrizes orçamentárias deve conter o:
Plano de cargos e salários dos servidores públicos.
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