Questões de Controle Externo - CEX da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Acerca das contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, sua apreciação é de competência

  • A.

    da Controladoria Geral da União, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em noventa dias a contar de seu recebimento.

  • B.

    do Senado Federal, mediante parecer prévio elaborado pelo Tribunal de Contas da União.

  • C.

    da Câmara dos Deputados até o encerramento da sessão legislativa.

  • D.

    do Congresso Nacional, mediante parecer prévio elaborado pelo Tribunal de Contas da União.

  • E.

    do Tribunal de Contas da União, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.

Em relação aos instrumentos de fiscalização utilizados pelo Tribunal de Contas da União no desempenho de sua função constitucional, a auditoria é utilizada, dentre outros, para

  • A.

    conhecer a organização e o funcionamento dos órgãos e entidades da administração direta, indireta e fundacional dos Poderes da União, incluindo fundos e demais instituições que lhe sejam jurisdicionadas, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais no que se refere aos aspectos contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais.

  • B.

    examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.

  • C.

    suprir omissões e lacunas de informações, esclarecer dúvidas ou apurar denúncias ou representações quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade de fatos da administração e de atos administrativos praticados por qualquer responsável sujeito à sua jurisdição.

  • D.

    examinar, ao longo de um período predeterminado, sob aspecto orçamentário e financeiro, os atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição.

  • E.

    avaliar, mediante solicitação do Poder Executivo Federal, o desempenho das empresas Estatais Dependentes quanto aos aspectos da legalidade e legitimidade dos atos praticados.

O controle externo no Brasil é exercido

  • A.

    a posteriori, mas não a priori nem de forma concomitante.

  • B.

    a priori e concomitante, mas não a posteriori.

  • C.

    de forma concomitante e a posteriori, mas não a priori.

  • D.

    a priori e a posteriori, mas não de forma concomitante.

  • E.

    a priori, de forma concomitante e a posteriori.

O controle externo no Brasil

  • A.

    está a cargo do Tribunal de Contas, auxiliado pelo Poder Legislativo.

  • B.

    é superior, hierarquicamente, ao controle interno.

  • C.

    é exercido pelo Tribunal de Contas, desde que provocado.

  • D.

    tem poder judicante.

  • E.

    caracteriza-se pela superioridade do Tribunal de Contas da União diante dos Tribunais de Contas Estaduais.

Assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade, no âmbito do Controle Externo Federal, compete

  • A.

    à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal.

  • B.

    ao Tribunal de Contas da União.

  • C.

    ao Ministério Público Federal.

  • D.

    ao Poder Judiciário Federal.

  • E.

    ao Congresso Nacional.

No âmbito do Controle Externo Federal, a fiscalização que objetiva examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de programas governamentais, é executada mediante auditoria

  • A.

    Patrimonial.

  • B.

    de Monitoramento de Execução de Programas.

  • C.

    de Análise de Execução de Programas.

  • D.

    de Análise de Gestão de Programas.

  • E.

    Operacional.

As decisões do Tribunal de Contas de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título

  • A.

    administrativo.

  • B.

    judicial.

  • C.

    executivo.

  • D.

    alimentar.

  • E.

    dedutível.

Entre as competências do Tribunal de Contas está a emissão de parecer prévio sobre as contas

  • A.

    de qualquer pessoa jurídica que utilize valores públicos.

  • B.

    daqueles que derem causa à perda que resulte em prejuízo ao erário estadual ou municipal.

  • C.

    anuais dos Prefeitos

  • D.

    de sociedades instituídas pelo Poder Público estadual ou municipal.

  • E.

    de qualquer pessoa física que administre bens públicos.

A Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado do Amapá estabelece que a decisão em processo de Tomada ou Prestação de Contas pode ser preliminar, definitiva ou terminativa, sendo

  • A.

    terminativa aquela pela qual o Tribunal ordena o trancamento das contas que foram consideradas iliquidáveis.

  • B.

    preliminar aquela pela qual o Tribunal ordena o trancamento das contas que foram consideradas iliquidáveis.

  • C.

    definitiva aquela pela qual o Tribunal ordena o trancamento das contas que foram consideradas iliquidáveis.

  • D.

    terminativa aquela pela qual o Tribunal aprecia ou julga regulares, regulares com ressalva ou irregulares as contas.

  • E.

    preliminar aquela pela qual o Tribunal preliminar aquela pela qual o Tribunal aprecia ou julga regulares, regulares com ressalva ou irregulares as contas.

A Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado do Amapá autoriza o Conselheiro do Tribunal de Contas a

  • A.

    exercer comércio.

  • B.

    dedicar-se à atividade político-partidária.

  • C.

    portar arma de defesa pessoal.

  • D.

    exercer profissão liberal.

  • E.

    exercer emprego particular

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