Questões de Criminologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Uma das mais importantes teorias do conflito; surgiu nos Estados Unidos nos anos de 1960, e seus principais expoentes foram Erving Goffman e Howard Becker. Trata-se da

  • A.

    Teoria do labelling approach.

  • B.

    Teoria da subcultura delinquente.

  • C.

    Teoria da desorganização social.

  • D.

    Teoria da anomia.

  • E.

    Teoria das zonas concêntricas.

De acordo com Benjamim Mendelsohn, as vítimas são classificadas em:

  • A.

    vítimas primárias, vítimas secundárias e vítimas terciárias.

  • B.

    vítimas ideais, vítimas menos culpadas que os criminosos, vítimas tão culpadas quanto os criminosos, vítimas mais culpadas que os criminosos e vítimas como únicas culpadas.

  • C.

    vítimas desatentas, vítimas desinformadas, vítimas descuidadas, vítimas inocentes, vítimas provocativas e vítimas participativas.

  • D.

    vítimas perfeitas, vítimas participativas, vítimas concorrentes, vítimas imperfeitas e vítimas contumazes.

  • E.

    vítimas inocentes, vítimas conscientes e vítimas culpadas.

O estudo da vitimologia atual, baseada numa tendência política criminal eficiente, privilegia

  • A.

    a assistência social ao delinquente, bem como um atendimento eficiente do poder público.

  • B.

    a assistência psicológica à vítima e tratamento adequado ao delinquente, para sua recuperação.

  • C.

    uma pena que recupere o delinquente, sociabilizando-o, com trabalho e educação.

  • D.

    uma punição exemplar para o delinquente, de forma que se cumpra a função retributiva da pena.

  • E.

    a reparação dos danos e indenização dos prejuízos da vítima.

A prevenção criminal secundária é aquela que atua

  • A.

    na recuperação do recluso, visando a sua socialização por meio do trabalho e estudo, evitando sua reincidência.

  • B.

    em setores específicos ou de maior vulnerabilidade da sociedade, por meio de ação policial, programas de apoio e controle das comunicações.

  • C.

    na qualidade de vida de um povo, na proteção aos bens patrimoniais e nos direitos individuais e sociais.

  • D.

    nos direitos sociais universalmente conhecidos, como educação, moradia e segurança.

  • E.

    na reparação do dano causado em razão da delinquência, assistindo o recluso com programas psicológicos e de assistência social.

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