Questões de Desenho Industrial do ano 2009

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Segundo os princípios estabelecidos por Paul Klee em sua Teoria da Forma, a linha apresenta as seguintes distinções:

  • A.

    construtiva, medial e sinuosa;

  • B.

    ativa, medial e passiva;

  • C.

    medial, passiva e sinuosa;

  • D.

    ativa, modal e passiva;

  • E.

    racional, construtiva e passiva.

Em seu curso preliminar na Bauhaus, Johannes Itten desenvolveu junto com seus alunos uma série de estudos relativos à construção da imagem e à natureza das possibilidades que orientavam essa premissa. Os resultados alcançados por ele entre 1919 e 1922 em Weimar – ano em que se afasta da escola alem㠖, deixaram um legado fundamental para o desenvolvimento daquele estabelecimento de ensino artístico. A maior contribuição trazida por Itten para o ensino da arte e, consequentemente, para o avanço do design no século passado, foi:

  • A.

    o aprofundamento da espiritualidade do indivíduo, a partir da abertura de consciência gerada pelos exercícios de meditação realizados antes da aula para potencialização da capacidade criativa do indivíduo;

  • B.

    o desenvolvimento da percepção visual centrada em tarefas relativas ao contato com a paisagem e que salientavam o aspecto geométrico da natureza, facilitando assim, uma melhor compreensão do que deveria nortear o processo de criação no design e na arquitetura;

  • C.

    a elaboração de um sistema de aplicação cromática assentado na teoria da cor elaborada por Johann Wolfgang von Goethe, a partir de estudos que culminaram com a publicação dos resultados de sua pesquisa em 1810;

  • D.

    a análise das obras dos grandes mestres realizada por Itten com seus alunos e a sua teoria da cor, ambas elaboradas a partir de uma nova abordagem para a educação artística, envolvendo a percepção visual e os processos criativos;

  • E.

    a pesquisa empreendida por Itten no campo da forma que abriu novas portas para o conhecimento construtivo da imagem, sugerindo um aspecto multidisciplinar para diversas abordagens do fenômeno.

Para Ana Luisa Escorel, o designer deve conciliar em sua prática cotidiana três aspectos relevantes para o desenvolvimento de uma metodologia de projeto. São eles:

  • A.

    tecnologia, personalidade e bom traço;

  • B.

    personalidade, interesse nas tradições e novas informações;

  • C.

    interesse nas tradições, informação e estética;

  • D.

    indiferença tecnológica, relacionamento e informação;

  • E.

    personalidade indiferente, tecnologia e novas informações.

O caráter que envolve os elementos primários de uma identidade visual são:

  • A.

    os softwares de aplicação, o logotipo e o símbolo;

  • B.

    o alfabeto institucional, o logotipo e os aplicativos;

  • C.

    a marca, as cores institucionais e o logotipo;

  • D.

    o logotipo, o símbolo e a marca;

  • E.

    os grafismos, os caracteres primários da forma e o logotipo.

Em uma diagramação, a organização racional do processo criador é particularizada em termos compositivos pelo seguinte sistema:

  • A.

    grelhas / modular;

  • B.

    formal / modular;

  • C.

    grelhas / aleatório;

  • D.

    modular / aleatório;

  • E.

    formal / aleatório.

Observe a figura abaixo:

Considerando a concepção de uma máquina de lavar roupa, no que diz respeito à propriedade intelectual, é necessário proteger legalmente o produto a partir de um critério relativo ao:

  • A.

    caráter de patente;

  • B.

    indicador de marca;

  • C.

    critério de invenção;

  • D.

    desenho industrial;

  • E.

    desenho industrial;

Em 1901, um artista brasileiro recém-chegado da Europa após um longo período de estudos artísticos realiza na Escola Nacional de Belas Artes a primeira exposição de artes decorativas da qual se tem notícia em nosso país. Neste evento, foram apresentados 60 trabalhos de pintura, pastel e desenhos, assim como 28 trabalhos de arte aplicada às indústrias que diziam respeito a selos, projetos de pratos e de jarros para serem executados em cerâmica, vasos, vitrais, marchetaria, luminária, ex-libris, estamparia de tecidos e papel de parede. O pioneiro do design no Brasil, aceito por historiadores e designers foi:

  • A.

    Henrique Bernardelli;

  • B.

    Henrique Bernardelli;

  • C.

    Rodolfo Amoedo;

  • D.

    Victor Dubugras;

  • E.

    Belmiro de Almeida.

Algumas personalidades significativas para a história do design gráfico brasileiro participaram do corpo docente inicial da ESDI. Esses designers foram:

  • A.

    Lygia Clark, Sérgio Bernardes e Alexandre Wollner;

  • B.

    Ana Luisa Escorel, Aloísio Magalhães e Bea Feitler;

  • C.

    Max Bill, Leonardo Visconti e Décio Pignatari;

  • D. Aloísio Magalhães, João Leite e Oscar Niemeyer;
  • E.

    Karl Bergmiller, Alexandre Wollner e Aloísio Magalhães.

Eco-design é um termo que designa uma crescente tendência nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o seu objetivo principal deve ser:

  • A.

    alavancar serviços e projetar produtos que reduzam o uso de materiais duráveis pela indústria em geral;

  • B.

    reduzir o impacto ambiental a partir de uma reutilização dos derivados do petróleo;

  • C.

    desenvolver uma política industrial que privilegie a fabricação de produtos cuja matéria-prima seja o aço;

  • D.

    projetar lugares, produtos e serviços que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental;

  • E.

    criar objetos cujas peças não possam ser trocadas, pois assim o produto não precisa ser substituído, o que possibilitaria um acúmulo menor de lixo.

Em termos de navegação, os websites possuem, em geral, uma estrutura hierárquica que pode se caracterizar por:

  • A.

    alicerçar as informações a partir de uma configuração que caracterize uma árvore invertida, levando em consideração uma página “raiz” que disponibilize o conteúdo geral e apresente ramificações variadas que se reproduzam a cada etapa para a disponibilização do específico;

  • B.

    presentar uma narrativa linear estruturada nas informações em seqüência, caracterizadas pela distribuição circular dos conteúdos sugeridos, no intuito de reforçar os princípios que norteiam a arquitetura do site e seu nível de abrangência particular;

  • C.

    disponibilizar uma série de links, internos e externos, para que o indivíduo acesse uma maior quantidade de informação tanto dentro como fora da página que está utilizando, explorando assim, uma vasta gama de possibilidades de conexões na rede (internet);

  • D.

    organizar o conteúdo apresentando as informações de maneira bidimensional, mostrando-as a partir de duas possibilidades diferentes e simultâneas, ao disponibilizar conexões entre pontos distintos de igual valor ou que não caracterizem mudanças muito bruscas no todo compositivo que envolve a arquitetura do website;

  • E.

    oferecer informações estuturadas por uma grade, podendo relacionar variáveis distintas que normalmente se apresentam escalonadas a partir de um mesmo grau de caráter conteudístico e visual, possibilitando assim, um maior nível de interatividade do usuário.

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