Questões de Desenho Industrial do ano 2011

Lista completa de Questões de Desenho Industrial do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para desenhar as linhas ao lado a partir do ponto A até chegar ao ponto D, foram usados os seguintes comandos de linha do AutoCAD com coordenadas polares: Command: _line Specify first point:

0,0 Specify next point or [Undo]: 40 < 0o Specify next point or [Undo]: 25 < 75o Specify next point or [Close/Undo]: 15 < 0o

Considerando os ângulos C e D iguais, o ponto E pode ser encontrado com o seguinte comando:

  • A.

    Specify next point or [Close/Undo]: 25 < 105o

  • B.

    Specify next point or [Close/Undo]: Close

  • C.

    Specify next point or [Close/Undo]: 25 < 75o

  • D.

    Specify next point or [Close/Undo]: 105 < 25o

  • E.

    Specify next point or [Close/Undo]: 105 < 25o

O trapézio da figura A foi transformado através de comandos do AutoCAD nas figuras B e C.

Os comandos utilizados nessas transformações são, respectivamente:

  • A.

    Chamfer e Fillet.

  • B.

    Mirror e Fillet.

  • C.

    Array e Chamfer.

  • D.

    Break e Array.

  • E.

    Spline e Arc.

A peça gráfica abaixo recebeu em sua composição visual alguns recursos de formatação bem simples.

Observando o título do livro, nome do autor e citação, o recurso de alinhamento de texto utilizado em sua formatação é corretamente chamado de

  • A.

    Alinhamento à direita.

  • B.

    Alinhamento à esquerda.

  • C.

    Alinhamento justificado.

  • D.

    Alinhamento blocado.

  • E.

    Alinhamento centralizado.

Assinale abaixo a única alternativa que apresenta corretamente os três (3) elementos básicos da linguagem visual do design gráfico:

  • A.

    Malha gráfica, editoração digital e impressão mecanizada.

  • B.

    Identidade visual, sinalização e embalagem.

  • C.

    Cromatismo, iconografia e tipografia.

  • D.

    Litogravura, rotogravura e offset.

  • E.

    Pigmento, geometria e espaço gráfico.

Considerando o conjunto de símbolos tipográficos abaixo, assinale a única alternativa correta:

  • A.

    Na terceira linha há apenas glifos diacríticos.

  • B.

    Na primeira linha há caracteres apenas em versalversalete.

  • C.

    Nas duas primeiras linhas os glifos estão todos em caixaalta.

  • D.

    Na segunda linha há apenas caracteres numéricos.

  • E.

    Nas duas últimas linhas os glifos estão todos em caixabaixa.

A impressão litográfica e, mais tarde, a reprodução fotográfica liberaram os tipógrafos profissionais das limitações inerentes à forja de tipos por punção em cobre. Tal liberdade propiciou o surgimento das famílias tipográficas sem remates, também conhecidas como palo seco ou sem serifa. O aparecimento dos tipos sem serifa é historicamente reconhecido em qual período? Assinale abaixo a única alternativa correta:

  • A.

    No início do século 19.

  • B.

    Em meados do século 19.

  • C.

    No início do século 18.

  • D.

    Em meados do século 18.

  • E.

    No início do século 20.

ATENÇÃO: As questões 5, 6 e 7 referem-se ao texto abaixo.

Segundo o autor do texto, Legibilidade pode ser entendida corretamente como:

  • A.

    capacidade perceptiva do olho humano para leitura dinâmica e memorização.

  • B.

    característica visual que os signos têm de serem facilmente compreendidos.

  • C.

    habilidade do cérebro humano para identificar signos de grande tamanho.

  • D.

    qualidade de textos escritos a serem impressos em alta resolução.

  • E.

    rapidez na identificação e interpretação de signos à longa distância.

ATENÇÃO: As questões 5, 6 e 7 referem-se ao texto abaixo.

Considere atentamente as seguintes afirmações:

( ) Letras isoladas que não formam nenhuma palavra não têm legibilidade alguma.

( ) A leitura de palavras ocorre pelo reconhecimento da palavra inteira, e não letra por letra.

( ) Ao todo, são sete os princípios clássicos da boa legibilidade.

Atribuindo V (verdadeiro) ou F (falso) a cada afirmação acima, a sequência correta de cima para baixo é:

  • A.

    V, V, F

  • B.

    F, V, V

  • C.

    F, F, V

  • D.

    V, V,V

  • E.

    F, V, F

ATENÇÃO: As questões 5, 6 e 7 referem-se ao texto abaixo.

Com base no texto, pode-se afirmar corretamente que a ambiguidade

  • A.

    consiste em produzir múltiplos significados para favorecer a visibilidade apenas das letras que formam palavras reconhecíveis.

  • B.

    compõe uma das variáveis necessárias à boa legibilidade de letras, números, símbolos, palavras e frases.

  • C.

    é um recurso que deve ser usado com discernimento e economia na relação gestáltica figura-fundo.

  • D.

    garante não somente a interpretação das palavras, mas também da forma da imagem das palavras.

  • E.

    deve ser aplicada às letras, números, símbolos, frases e palavras, porém nunca a caracteres em figura e fundo.

As descrições abaixo estabelecem a diferença entre as várias sínteses dos processos cromáticos.

1. Aditiva, cores básicas: vermelho, verde e azul. Vermelho + verde = amarelo, vermelho + azul = magenta, azul + verde = ciano.

2. Subtrativa translúcida, cores básicas: magenta, amarelo e ciano. Amarelo + ciano = verde, magenta + ciano = azul, amarelo + magenta = vermelho.

3. Subtrativa opaca, cores básicas: carmim, azul e amarelo. Carmim + amarelo = alaranjado, carmim e azul = violeta, azul + amarelo = verde.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    1 e 3, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    3, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...