Questões de Desenho Industrial do ano 2012

Lista completa de Questões de Desenho Industrial do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a ergonomia do produto e sua importância na concepção e aplicabilidade dos produtos nos dias atuais, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    A etapa para a introdução dos conceitos de ergonomia no processo de desenvolvimento do projeto ocorre no estágio em que se busca identificar o problema, a partir do qual o produto será concebido.

  • B.

    A ergonomia aplicada ao desenvolvimento de produtos é uma tecnologia que visa criar produtos que funcionem bem em termos humanos, ou seja, fáceis de usar, fáceis de aprender, produtivos e seguros.

  • C.

    A ergonomia é uma integrante do projeto e da projetação, sempre que há o envolvimento usuário-produto, uma vez que o projeto de um produto apropriado requer interação com a prática da ergonomia.

  • D.

    Os produtos complexos possuem atributos que são críticos para a sua utilização com sucesso pelos usuários, de forma que esses devem ser sistematicamente identificados, medidos em termos de requisitos de desempenho humano e os resultados destes estudos incorporados ao projeto de produtos, na medida do possível.

  • E.

    O designer de produto de alta qualidade deve colocar grande ênfase na adequação das características do produto aos requisitos e às capacidades físicas, perceptuais e cognitivas dos consumidores e usuários, assim como, no atendimento às demandas em relação ao trabalho e às tarefas que esses usuários pretendem desenvolver.

Ao fotografar, sempre que um objeto se move em frente à câmera fotográfica, sua imagem projetada sobre o filme também se move. Se o movimento do objeto é rápido e o obturador da câmera fica aberto por um tempo muito pequeno, a imagem registrada aparecerá como

  • A.

    um borrão.

  • B.

    uma forma confusa.

  • C.

    um chuvisco.

  • D.

    um movimento congelado.

  • E.

    um tremor.

Muitas câmeras fotográficas permitem o uso constante do flash, o que pode possibilitar um tempo de exposição menor no registro da imagem. O uso do flash, sempre, pode facilitar a tomada de imagens, mas pode provocar problemas como

  • A.

    fazer com que a proporção entre o objeto e o foco de luz seja mantida, aumentando o objeto.

  • B.

    tirar o observador de um lugar comum, forçando-o a adotar um ponto de vista pouco usual.

  • C.

    realçar imperfeições da pele ou deixar a foto sem profundidade.

  • D.

    inverter o ponto de vista e dar, a quem vê a foto, uma sensação de que o objeto é imenso.

  • E.

    fazer com que os objetos principais sejam deslocados do centro da fotografia para as laterais.

Considerando os níveis da gestão do design, o estratégico é aquele que

  • A.

    tem as ações do trabalho ocorrendo de dentro para fora, tanto em estilo de concepção intelectual e simplicidade funcional, como para o que serve a venda e propaganda, não se integrando com outras áreas.

  • B.

    integra produtos e imagem no planejamento da organização, utilizando-o como processo catalisador, sintetizador e materializador de conhecimentos e informações em produtos e serviços.

  • C.

    expressa que a adoção, pela organização, de novas ideias ou comportamento novo deve ser monitorado e implementado unicamente a partir da avaliação das demandas do mercado.

  • D.

    realiza a função catalisadora para o mercado, divisando o desempenho do produto frente ao ambiente e à sociedade.

  • E.

    utiliza os conhecimentos específicos obtidos através da contratação de profissionais de empresas de consultoria externa.

Sobre expressão plástica, considere:

I. criatividade.

II. ausência de iniciativa.

III. amadurecimento.

IV. saturação.

V. capacidade de comunicação.

VI. comportamento desfocado.

VII. nível perceptivo e motor.

VIII. grau de motivação.

São atitudes decorrentes das expressões plásticas aplicadas ao design o que consta APENAS em

  • A.

    II, III e V.

  • B.

    II, III, IV e VII.

  • C.

    I, III e VIII.

  • D.

    III, IV e VII.

  • E.

    I, III, V, VII e VIII.

Na fase de impressão da produção gráfica, o uso de papéis mais absorventes e a correta definição da lineatura são soluções aplicadas para o problema de

  • A.

    falta de sangria.

  • B.

    ganho de ponto.

  • C.

    linhas inclinadas.

  • D.

    excesso de brilho.

  • E.

    ocorrência de linhas brancas.

No período projetivo do objeto, para permitir melhor visualização do objeto de estudo do produto proposto e que ainda deverá evoluir, concebe-se modelo, preferencialmente em escala natural (1:1), no qual utilizam, na sua construção, outros materiais que não aqueles com os quais o objeto final será construído. Tal processo é denominado de:

  • A.

    anteprojeto.

  • B.

    protótipo.

  • C.

    maquete.

  • D.

    chapelona.

  • E.

    mock-up.

De uma maneira geral, um processo de renderização, baseado em rasterização, inicia-se pela etapa de

  • A.

    posicionamento de câmera.

  • B.

    posicionamento de objetos.

  • C.

    geração das geometrias.

  • D.

    descrição da operação de escala.

  • E.

    definição da projeção perspectiva.

De forma a conferir à imagem renderizada um aspecto mais realístico ao projeto de um objeto, a intensidade da luz deve ser tratada especificamente a cada projeto, e para isso, o designer deve considerar, além da quantidade de luz inserida,

  • A.

    o tamanho do projeto e os materiais aplicados.

  • B.

    o espectro de cores e a perspectiva adotada.

  • C.

    a altura da estrutura e a velocidade de difusão.

  • D.

    a produtividade e a opacidade da imagem.

  • E.

    o conforto térmico e o tempo de conexão.

A Teoria da Contingência, desenvolvida com foco na globalização, parte do princípio de que a administração é relativa e situacional, de forma a enfatizar, na organização do processo administrativo, as variáveis:

  • A.

    tarefas e ambiente.

  • B.

    tecnologia e pessoas.

  • C.

    pessoas e estrutura.

  • D.

    ambiente e tecnologia.

  • E.

    estrutura e tarefas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...