Questões de Desenho Industrial do ano 2014

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Com o prazo apertado na agência para a entrega da arte de um cartaz, certo designer precisou levar consigo os arquivos abertos para fazer os últimos ajustes no texto em casa. Assim que abriu o arquivo em sua estação de trabalho com o Corel Draw, o software sinalizou que os arquivos de fontes utilizadas nos textos do cartaz não estavam disponíveis, não sendo possível editá-los sem que houvesse substituição de fontes. Esse problema poderia ter sido evitado adotando-se uma das medidas listadas abaixo. Sabendo que o designer utiliza em casa um computador com as configurações parecidas com as do computador que ele usa em seu trabalho, qual a medida adequada a ser tomada em situações como a descrita?

  • A. Utilizar o Adobe Illustrator para importar o arquivo .cdr.
  • B. Abrir o arquivo no Adobe Indesign e salvar um "pacote" (package).
  • C. Utilizar a opção "Preparar para bureau de serviços...", gerar a pasta com arquivos e fontes, abrir esta pasta em casa e instalar as fontes nela presentes no sistema.
  • D. Exportar o arquivo para .psd e abri-lo no Adobe Photoshop.
  • E. Utilizar o Adobe Dreamweaver para importar as fontes direto do arquivo .cdr.

Utilizando o sistema Windows e com uma imagem em modo RGB aberta no Adobe Photoshop, executamos a seguinte sequência de comandos:

Ctrl+J Ctrl+Shift+U Ctrl+I Ctrl+Shift+E Ctrl+Shift+Alt+S

Sabendo que as configurações e teclas de atalho do Photoshop encontram-se no padrão de fábrica, assinale a alternativa que descreve corretamente o resultado final após os comandos acima serem executados:

  • A. Teremos uma imagem com múltiplas camadas: uma colorida e as demais dessaturadas e com o filtro gaussian blur aplicado.
  • B. Teremos uma imagem preenchida com a cor de segundo plano que se encontra na paleta principal de cores.
  • C. Teremos uma imagem com camadas duplicadas e coloridas, prontas para serem exportadas para o formato pdf.
  • D. Teremos uma imagem de camada única, invertida (inversão das cores para o negativo), dessaturada e pronta para ser salva de forma otimizada para web.
  • E. Teremos uma imagem de camada única, sem inversão, colorida e pronta para ser salva de forma otimizada para web.

"É um processo permeográfico com expressão industrial no Brasil apenas a partir do fim dos anos 1970, que utiliza telas (em geral de poliéster ou de náileon) como matrizes. (...) Dada a versatilidade do processo, ele permite a impressão não só sobre papel e tecido, mas também sobre laminados plásticos, plásticos rígidos, tecidos, lonas, suportes tridimensionais, metais, vidros, cerâmica e uma infinidade de materiais, inclusive com superfícies cilíndricas.(...) O processo é barato, levando-se em conta que é adequado para tiragens pequenas ou médias sobre papel. Já no caso do uso em tecidos, oferece a melhor relação custo X benefício para altas tiragens. Por isso, ele se tornou largamente utilizado na produção de camisetas, bonés e uniformes em grande escala."

O nome correto do processo gráfico descrito acima é

  • A. Off-set.
  • B. Serigrafia.
  • C. Flexografia.
  • D. Xerografia.
  • E. Rotogravura.

Um software de criação e edição de imagens prioritariamente vetoriais e um software de criação e edição de imagens prioritariamente em bitmap. Respectivamente, são eles:

  • A. Adobe Dreamweaver e Adobe Indesign.
  • B. Adobe Photoshop e Corel Draw.
  • C. Gimp e Adobe Illustrator.
  • D. Adobe Illustrator e Adobe Photoshop.
  • E. Inkscape e Adobe Dreamweaver.

No projeto de identidade visual é altamente recomendado que se estabeleça uma área mínima de proteção em torno do logotipo e do símbolo. As dimensões que delimitam essa área de proteção geralmente são proporcionais a uma dimensão que possa ser facilmente identificada no logotipo ou símbolo. Assinale entre as alternativas abaixo a que descreve corretamente uma das funções dessa área de proteção.

  • A. Proteger o logotipo ou símbolo contra plágios.
  • B. Limitar um espaço de cor ideal para a visibilidade da assinatura visual quando ela tiver de ser aplicada sobre fundos que ocasionem pouca legibilidade.
  • C. Reservar um espaço em branco para o posterior preenchimento com algum conteúdo importante.
  • D. Minimizar o impacto da identidade, possibilitando que outros elementos interfiram em sua visualização.
  • E. Preencher melhor os espaços, evitando que o layout fique vazio.

  • A. a aleatoriedade / organizar as formas que estão desarmônicas.
  • B. a simetria / tornar o objeto mais interessante.
  • C. a proporção áurea / encontrar a razão entre a altura e um dos lados.
  • D. o triângulo / segregar os lados que o compõe.
  • E. o fechamento / unir intervalos e estabelecer ligações.

No Adobe Photoshop podemos determinar uma cor de diversas formas. Uma delas é através do sistema HSB (do inglês Hue, Saturation and Brightness), que define a cor com base em três importantes características: matiz, saturação e brilho.

"Matiz é a Cor refletida de ou transmitida por meio de um objeto. É medida como um local no disco de cores padrão, expresso como um grau entre 0° e 360°. No uso comum, o matiz é identificado pelo nome da cor, como vermelho, laranja ou verde.

Saturação é Intensidade ou pureza da cor (às vezes, denominada croma). A saturação representa a intensidade de cinza na proporção do matiz, medida como uma porcentagem de 0% (cinza) a 100% (totalmente saturado). No disco de cores padrão, a saturação aumenta do centro para a aresta.

Brilho é a luminosidade ou escurecimento relativo da cor, geralmente medido como a porcentagem de 0% (preto) a 100% (branco)."

Sabendo que com a configuração de Matiz = 0º, Saturação = 100% e Brilho = 100% tem-se um tom de vermelho vivo, assinale entre as alternativas abaixo aquela que possui a lista de codificações que mais se aproxima da cor vermelha descrita em outros modos de cor presentes no Photoshop, a saber: Hexadecimal, RGB e CMYK.

  • A. #000000 / R=255, G=0 e B=255 / C=0%, M=0%, Y=0% e K=100%
  • B. #fff000 / R=255, G=255 e B=255 / C=50%, M=100%, Y=0% e K=15%
  • C. #0000ff / R=255, G=0 e B=0 / C=0%, M=100%, Y=100% e K=0%
  • D. #ff0000 / R=255, G=0 e B=0 / C=0%, M=100%, Y=100% e K=0%
  • E. #f0f0f0 / R=0, G=0 e B=0 / C=0%, M=100%, Y=0% e K=0%

Qual das alternativas abaixo NÃO mostra uma função primordial de um Projeto de Identidade Visual?

  • A. Institucionalizar o objeto, a fim de remetê-lo a um plano simbólico independente, mais abrangente e superior ao dos agentes sociais que efetivamente o mantêm ou produzem.
  • B. Transmitir um dado conceito ou conceitos que seja(m) associado(s) ao objeto, com o intuito de persuasão.
  • C. Representar graficamente o objeto com um grau de complexidade alto para evitar cópias e plágios de concorrentes, mesmo que isso dificulte sua leitura.
  • D. Associar o objeto a noções de solidez, segurança, organização, planificação e univocidade.
  • E. Diferenciar o objeto de seus pares de forma imediata.

Embora as chamadas "matrizes virtuais" venham ganhando cada vez mais espaço, boa parte dos processos de impressão ainda necessita de uma matriz física para realizar as cópias. Um dos processos utilizados para a geração dessa matriz se dá por meio da gravação da imagem numa superfície utilizando-se elementos químicos sob a ação da luz. Para que isso aconteça, é necessário que haja um elemento que funcione como uma espécie de "máscara", a qual irá determinar na matriz (através de processos químicos de fotossensibilidade) as áreas que receberão tinta na impressão. A esse processo e à "máscara" utilizada, respectivamente, dá-se o nome de:

  • A. Fotomacrografia e Fotolito.
  • B. Fotogravura e Fotolito.
  • C. Fotolito e Fotogravura.
  • D. Fotocópia e Fotografia.
  • E. Fotomontagem e Máscara de Nitidez.

Em um ambiente institucional, o planejamento da comunicação e a criação das campanhas institucionais devem sempre levar em conta os fatores listados abaixo, EXCETO:

  • A. A necessidade de criar, manter e desenvolver, internamente, formas de comunicação que contribuam para a maior e melhor operacionalidade dos sistemas e atividades.
  • B. A necessidade de comunicar no plano visual, de maneira clara e consistente, a verdadeira natureza cultural da organização.
  • C. A necessidade de se projetar um conceito adequado das organizações perante públicos interno e externo, consistentes com as políticas, crenças e valores institucionais;
  • D. A necessidade de modificar informações que comprometam negativamente a imagem da organização.
  • E. A necessidade de adaptar a comunicação para uma diversa rede de canais visuais, auditivos e audiovisuais.
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