Questões de Direito Administrativo do ano 2011

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A respeito da estrutura e organização da administração pública brasileira, julgue os itens de 43 a 47.

Toda função é atribuída e delimitada por norma legal, que configura a competência do órgão, do cargo e do agente, isto é, estrutura a natureza da função e o limite de poder para o desempenho dessa função.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da estrutura e organização da administração pública brasileira, julgue os itens de 43 a 47.

A descentralização é uma forma de transferir a execução de um serviço público para terceiros, que se encontrem dentro ou fora da administração. A desconcentração é uma forma de se transferir a execução de um serviço público de um órgão para outro dentro da administração direta. Nesse sentido, a diferença entre descentralização e desconcentração está na amplitude da transferência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos princípios regentes da atuação administrativa, julgue os itens a seguir.

O princípio da publicidade aplica-se, de forma absoluta, no âmbito da administração pública, já que exige a ampla e irrestrita divulgação dos atos por ela praticados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos princípios regentes da atuação administrativa, julgue os itens a seguir.

Em decorrência da aplicação do princípio da legalidade, não se permite à administração pública, por mero ato administrativo, a concessão de direitos, a criação de obrigações ou a imposição de vedações aos administrados, visto que, para tanto, depende-se de lei.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das ações destinadas a assegurar a disponibilidade de recursos materiais no âmbito da administração pública, julgue os itens subsecutivos.

A Lei de Licitações destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administração, que deve ser processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório e do julgamento objetivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das ações destinadas a assegurar a disponibilidade de recursos materiais no âmbito da administração pública, julgue os itens subsecutivos.

A modalidade eletrônica de licitação do tipo técnica e preço deve ser realizada quando a disputa for realizada a distância e em sessão pública, por meio de sistema que promova a comunicação pela Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao controle da administração pública, à organização administrativa e aos serviços públicos, julgue os itens subsequentes.

Quanto à maneira como concorrem para a satisfação do interesse geral, alguns serviços sociais, como assistência e previdência social, são considerados serviços uti singuli.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue o item abaixo, relativo a acordos, convênios e ajustes.

As mesmas formalidades e requisitos cabíveis exigidos para a validade dos contratos devem ser aplicadas aos convênios, aos acordos e aos ajustes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Constitui traço distintivo entre sociedade de economia mista e empresa pública:

  • A. forma de organização, isto é, forma jurídica.
  • B. desempenho de atividade de natureza econômica.
  • C. criação autorizada por lei.
  • D. sujeição a controle estatal.
  • E. personalidade jurídica de direito privado.

Constitui motivo para rescisão do contrato administrativo:

  • A. a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato.
  • B. o atraso superior a sessenta dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obra já recebida.
  • C. o atraso no início da obra, serviço ou fornecimento, ainda que justificado.
  • D. a supressão, por parte da Administração, de obras, serviços ou compras, acarretando modificação do valor contratual em vinte e cinco por cento do valor inicial atualizado do contrato.
  • E. a ocorrência de caso fortuito ou força maior, regularmente comprovados, mesmo quando não impeditivos da execução contratual.
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