Lista completa de Questões sobre Lei 8.666/93 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Lei 8.666/93 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
A comissão responsável pela licitação de uma obra convocou os licitantes para definir um valor mínimo a ser apresentado em suas propostas. Essa decisão foi tomada porque o índice de abandono de obras por preço inexequível era muito alto, o que gerava um custo elevado para licitar o remanescente dos contratos. A respeito dessa situação, julgue os itens subsecutivos. Para definir valores mínimos a serem aceitos em propostas de licitação, a comissão deve registrar um piso mínimo no edital da licitação.
Direito Administrativo - Lei 8.666/93 - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Regulamentando o disposto no Artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal, o regime jurídico dos contratos administrativos passa a ser instituído pelo(a):
Lei n.º 10.683/03.
Lei n.º 8.666/93.
Decreto-Lei n.º 200/67.
Lei n.º 9.649/98.
Decreto n.º 93.211/86.
Em relação aos princípios constantes da Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993), é INCORRETO afirmar que
o princípio da legalidade visa garantir que a licitação seja decidida de acordo com o Direito, não se admitindo interpretação que torne inútil a finalidade buscada pela norma.
o princípio da publicidade visa garantir a qualquer interessado as faculdades de participação e fiscalização dos atos da licitação.
o princípio da impessoalidade impõe vedação a distinções fundadas em caracteres pessoais dos interessados.
à Administração é vedado descumprir as normas e condições do edital ao qual se acha estritamente vinculada.
cumpre ao agente da Administração e ao licitante respeitar os princípios da moralidade e da probidade administrativa, dentre outros.
De acordo com a Lei nº 8.666/93, no processo de licitação deve ser observado, dentre outros, o seguinte procedimento:
os envelopes dos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, serão arquivados no órgão que realizou a licitação e mantidos pelo prazo de cinco anos, devendo ser inutilizados após esse prazo.
os envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados serão abertos depois da abertura e apreciação dos envelopes relativos à habilitação dos concorrentes e da devolução dos envelopes dos concorrentes inabilitados.
a abertura dos envelopes contendo a documentação de habilitação será feita em local fechado, com a presença apenas dos membros da Comissão, e a dos envelopes contendo as propostas será feita em ato público previamente designado.
os documentos e propostas serão rubricados apenas pelos membros da Comissão.
o julgamento e classificação das propostas serão feitos de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão na sessão pública de abertura dos envelopes.
Direito Administrativo - Lei 8.666/93 - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
Analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) No serviço público, a área responsável pelas compras deve seguir a Lei das Licitações.
( ) Os limites de compras e contratação de serviços são definidos para o serviço público pela Corregedoria do Ministério Público.
( ) A Comissão Permanente de Licitações é responsável pelos processos de compra e contratação de serviços no serviço público.
( ) Os processos licitatórios são necessários e inerentes à gestão pública, não sendo possível quaisquer compras sem licitação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Direito Administrativo - Lei 8.666/93 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens 61 e 62, acerca de licitações e contratos administrativos.
Em razão do princípio da competitividade, a Lei n.º 8.666/1993 não admite, na licitação de obras e serviços, ainda que destinados aos mesmos fins, o estabelecimento de projetos padronizados por tipos, categorias ou classes. De igual modo, são vedadas, nas compras, padronizações que imponham a compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho.
Tomada de preços é modalidade de licitação
ue não pode ser substituída por concorrência.
exigível para obras e serviços de engenharia até 2.000.000,00.
empregada apenas para obras e serviços de engenharia.
entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o quinto dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
O prazo de validade das propostas no pregão presencial, se outro não for fixado no edital, é de
03 (três) meses.
06 (seis) meses.
30 (trinta) dias.
60 (sessenta) dias.
120 (cento e vinte) dias.
Os contratos regidos pela Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/93), no âmbito da Administração Pública, podem ser alterados, com a devida justificativa,
unilateralmente, pela Administração ou por acordo das partes.
pelos Tribunais de Contas, a pedido da parte interessada.
pela Justiça Federal ex officio.
por terceiros, em quaisquer hipóteses.
pelo Legislativo, em caso de interesse público.
Dentre os motivos que justificam a rescisão do contrato como consequência da sua inexecução total ou parcial, previstas na Lei no 8.666/93, NÃO se inclui:
o atraso injustificado no início da obra ou serviço.
a decretação de falência ou a instauração da insolvência civil.
a paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, com justa causa.
a subcontratação total ou parcial do objeto do contrato, não admitidas no edital e no contrato.
o cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...