Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
No que concerne ao direito real de servidão, NÃO é correto afirmar que:
a servidão aparente, desde cumpridos os requisitos legais, pode ser adquirida por usucapião;
a servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e agrava o prédio serviente;
constituída para certo fim, a servidão pode se afirmar a outro;
nas servidões de trânsito, a de maior ônus inclui a de menor, e a de menor exclui a mais onerosa;
o dono de uma servidão pode fazer todas as obras necessárias à sua conservação e uso.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
No que tange às empresas públicas, é correto afirmar que:
podem revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito, conforme previsto em lei;
devem litigar, no caso de empresas públicas federais, obrigatoriamente, na Justiça Federal;
têm personalidade de direito privado, o que as iguala às chamadas autarquias institucionais;
objetivam o desempenho de atividades de caráter econômico e a prestação de quaisquer serviços públicos.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
De acordo com a Lei 8666, em relação à licitação NÃO é correto afirmar que:
a vinculação ao instrumento convocatório é um de seus princípios básicos;
em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, aos bens e serviços produzidos no País;
seu julgamento deve ser subjetivo;
a licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura;
é vedado aos agentes públicos:admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O ato administrativo, forma de manifestação da vontade da Administração Pública, se constitui em instituto fundamental à compreensão do conteúdo e da dimensão do Direito Administrativo. Trata-se de espécie de ato jurídico, que se diferencia do gênero em especial pelo regime de direito público. Em relação ao tema é correto afirmar que:
o que singulariza o ato administrativo, diferenciando-o dos atos jurídicos em geral e evidenciando o seu regime de direito público, são seus atributos ou características (presunção de legitimidade, imperatividade, coercibilidade e autoexecutoriedade). A autoexecutoriedade se consubstancia, no mais das vezes, em atividade material destinada a cumprir o comando emanado do ato, consistindo em importante atributo, o qual, porém, não está presente em todos os atos administrativos, como por exemplo na desapropriação;
o regime de direito público dos atos administrativos conduz à possibilidade de se proceder ao saneamento dos defeitos que o acometam e que recaiam sobre os seus elementos constitutivos. Em relação a esses, o eventual defeito incidente sobre a finalidade, admite sempre a sanatória, porque em todo caso de correção do defeito haverá tresdestinação;
o regime de direito público que rege os atos administrativos é tão relevante que ainda que o ato venha a ser declarado nulo, por manifestação da própria Administração Pública ou por decisão judicial, todos os seus efeitos, sejam próprios/típicos ou impróprios/atípicos, serão preservados.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Relativamente aos atos administrativos de caráter normativo é correto afirmar que:
o ordenamento jurídico brasileiro não admite essa categoria de atos;
as Medidas Provisórias enquadram-se na categoria dos atos administrativos normativos;
o ordenamento jurídico brasileiro admite essa espécie de atos administrativos, reconhecendo inclusive, em certas situações, que se constituam em comandos normativos primários, equivalentes a atos do processo legislativo (art. 59 da CF);
o ordenamento jurídico brasileiro somente admite a existência de atos regulamentares de execução, comandos normativos secundários subordinados à lei;
as normas técnicas editadas pelas agências reguladoras não tem caráter de atos administrativos.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
No campo dos atos administrativos, avalie as afirmativas a seguir:
I - A caducidade não opera seus efeitos quando o interessado já consumou o conteúdo do ato, exercendo o direito.
II - Nos casos de invalidação do ato, preservam-se os seus efeitos próprios ou típicos, em razão do princípio da modulação dos efeitos.
III - Nos casos de revogação do ato, os efeitos por ele produzidos também desaparecem.
IV - Ao Poder Judiciário é dado controlar a revogação do ato discricionário.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas;
II, apenas;
III, apenas;
IV, apenas;
I, II, III e IV.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Avalie se a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios tem de obedecer aos seguintes princípios:
I - legalidade
II - pessoalidade
III - moralidade
IV - privacidade
V - eficiência
Estão corretos:
I, II e III, apenas;
I, III e V, apenas;
II e IV, apenas;
I, III, IV e V, apenas;
I, II, III, IV e V.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
II, III e IV, apenas;
I, III e IV, apenas;
I, II e IV, apenas;
I, II e III, apenas;
I, II, III e IV.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Em tema concernente ao Poder de Polícia, espécie de poder instrumental da Administração Pública, utilizado como instrumento de intervenção na esfera jurídica dos particulares, é correto afirmar que o Poder de Polícia admite delegação a particulares abrangendo:
todas as faculdades e funções a ele inerentes, desde que exista autorização feita por lei, sendo também legitimo estabelecer prescrições restritivas/impositivas de conduta por meio de ato administrativo normativo;
todas as faculdades e funções a ele inerentes, desde que exista autorização feita por lei, não sendo legítimo estabelecer prescrições restritivas/impositivas de conduta por meio de ato administrativo normativo;
apenas algumas das faculdades e funções a ele inerentes, independentemente de autorização por lei, por força do princípio Constitucional da Separação dos Poderes, não sendo legítimo estabelecer prescrições restritivas/impositivas de conduta por meio de ato administrativo normativo;
apenas algumas das faculdades e funções a ele inerentes, condicionada à existência de autorização por lei, o que não ofende ao princípio Constitucional da Separação de Poderes, sendo legítimo estabelecer prescrições restritivas/impositivas de conduta somente por lei;
apenas algumas das faculdades e funções a ele inerentes, condicionada à existência de autorização por lei, o que não ofende o princípio Constitucional da Separação de Poderes, sendo legítimo estabelecer prescrições restritivas/ impositivas de conduta por lei, ato normativo e composição de vontade entre a Administração Pública e o particular.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Conhecendo-se as peculiaridades que distinguem a invalidação da revogação dos atos administrativos, pode-se afirmar que:
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