Lista completa de Questões sobre Introdução ao Direito das Obrigações para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Civil - Introdução ao Direito das Obrigações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Supondo que duas partes tenham estabelecido determinada relação jurídica, julgue os itens de 13 a 18. Caso o credor da relação jurídica ceda seu crédito a terceiro, a ausência de notificação do devedor implicará a inexigibilidade da dívida.
Nas obrigações de dar coisa
incerta, nas coisas determinadas pelo gênero e pela quantidade, a escolha pertence ao credor, se o contrário não resultar do título da obrigação.
incerta, antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito.
certa, até a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais não poderá exigir aumento no preço.
certa, os acessórios dela não mencionados não estão abrangidos pela obrigação, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso.
certa, deteriorada a coisa, não sendo o devedor culpado, o credor deverá aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu, não podendo resolver a obrigação.
Direito Civil - Introdução ao Direito das Obrigações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne a disciplinamento jurídico dos atos ilícitos, a teoria da imprevisão, a inadimplemento das obrigações e do condomínio, a registros públicos e alienação fiduciária em garantia e a bens, julgue os itens que se seguem.
Segundo jurisprudência dominante no STJ, a demora na busca pela reparação por dano moral é fato a ser considerado para a redução do valor da indenização.
Direito Civil - Introdução ao Direito das Obrigações - Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) - 2010
Acerca do direito das obrigações, está INCORRETA a seguinte proposição:
Havendo mais de um devedor ou mais de um credor em obrigação divisível, esta se presume dividida em tantas obrigacçõs, iguais e distintas, quantos os credores ou devedores.
A obrigação é indivisível quando a prestação tem por objeto uma coisa ou um fato não suscetíveis de divisão, por sua natureza, por motivo de ordem econômica, ou dada a razão determinante do negócio jurídico.
A solidariedade não se presume; resulta sempre da lei, jamais da vontade das partes.
Se um dos devedores solidários falecer deixando herdeiros, nenhum destes será obrigado a pagar sendo a quota que corresponder ao seu quinhão hereditário, salvo se a obrigação for divisível; mas todos reunidos serão considerados como um devedor solidário em relação aos demais devedores.
Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda.
Assinale a alternativa que não indica situação extintiva do crédito.
Transação.
Parcelamento.
Remissão.
Compensação.
Decadência.
Quanto às obrigações, assinale a alternativa correta.
O pagamento parcial de uma obrigação prescrita torna-a exigível pelo credor quanto ao débito restante.
As obrigações naturais são dotadas de plena exigibilidade, já que a ofensa ao direito subjetivo do credor lhe concede a pretensão de exigir do devedor a coisa ou conduta voluntariamente recusada.
Na obrigação moral, há uma relação jurídica qualificada pelo débito e pelo crédito entre quem pagou e quem recebeu.
As obrigações originárias de contratos de prestação de serviços profissionais, como médicos, são de resultado, porquanto o profissional vincula-se ao objetivo a ser alcançado pelo contratante.
É correto caracterizar-se como obrigação moral o pagamento de alimentos por parentes além do segundo grau, sem qualquer amparo legal.
Direito Civil - Introdução ao Direito das Obrigações - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Em relação aos direitos das obrigações, marque a asserção CORRETA
Direito Civil - Introdução ao Direito das Obrigações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito das obrigações, julgue os itens subseqüentes.
A obrigação alternativa é espécie do gênero obrigação composta, sendo esta a que se apresenta com mais de um sujeito ativo, ou mais de um sujeito passivo, ou mais de uma prestação. Na obrigação alternativa, a presença de uma multiplicidade de prestações manifesta-se de maneira disjuntiva, pois o devedor se libera da obrigação satisfazendo apenas uma delas.
João Carlos, proprietário de um apartamento, não efetua o pagamento das prestações condominiais há pelo menos 3 (três) anos, o que já foi inclusive objeto de discussão em algumas Assembléias. No entanto, antes que o condomínio praticasse qualquer ato relativo à cobrança das prestações em atraso, João alienou o imóvel a Maria Santos, sendo a escritura devidamente registrada no Registro Geral de Imóveis, para os devidos efeitos legais. Sabendo-se que, após um mês no apartamento, Maria foi citada em ação de cobrança proposta pelo condomínio, pode-se afirmar que:
a cobrança em face de Maria não é legítima, apesar de se configurar obrigação propter rem, pois todos os condôminos tinham ciência dos débitos antes da negociação do imóvel.
a inércia do condomínio enquanto João estava no imóvel operou a remissão da dívida.
a prestação condominial é uma obrigação propter rem, sendo legítima a cobrança.
João pode efetuar o pagamento extrajudicial, e entrar com ação de regresso contra Maria.
Maria não terá que pagar, pois o Código Civil de 2002 alterou a natureza da obrigação condominial, tornandoa obrigação intuitu personae.
Direito Civil - Introdução ao Direito das Obrigações - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
Eduardo emprestou mil reais para Vitor. A entrega da quantia ocorreu no dia 07 de julho de 2004. Convencionou-se o pagamento do empréstimo para o dia 07 de agosto de 2004. Pode-se dizer que Vitor tornou-se:
proprietário do dinheiro, a partir da data em que o recebeu;
depositário do dinheiro, a partir da data em que o recebeu;
comodatário do dinheiro, a partir da data em que o recebeu;
mero possuidor do dinheiro, a partir da data em que o recebeu;
mero detentor do dinheiro, a partir da data em que o recebeu.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...