Lista completa de Questões sobre Propriedade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Foi convocada para o dia 16/11/2003 uma reunião da assembléia dos condôminos do edifício Solar, localizado na Asa Sul, em Brasília – DF. Constam da pauta da reunião os seguintes assuntos:
Ante a situação hipotética descrita acima, julgue os itens subseqüentes.
A legitimidade passiva em uma eventual ação judicial em que o terceiro de boa-fé, adquirente do veículo mencionado no item III, reivindique a restituição integral das quantias que pagou, além de indenização por prejuízos sofridos, é do alienante do veículo — e não do condomínio —, pois se trata de direito decorrente da evicção, para cujo exercício não é exigível prévia sentença judicial, bastando que o adquirente fique privado do bem por ato de autoridade administrativa.
Aquele que, em sua propriedade, usa cerca eletrificada que possa causar a morte do invasor:
age em legítima defesa.
atua no exercício normal de um direito reconhecido.
atende a um estado de necessidade, ante a violência urbana.
pratica ato emulativo.
age ilicitamente, por haver abuso de direito ou exercício irregular de um direito.
Assinale a opção certa.
A posse-trabalho, para atender ao princípio da socialidade, reduz o prazo da usucapião extraordinária de 15 para 10 anos e o da ordinária de 10 para 5 anos, em se tratando de imóvel.
Responderá, salvo convenção em contrário, o adquirente pelas dívidas fiscais (IPTU, ITR, IPVA etc.) que gravarem o bem até o momento da transferência da propriedade.
Se a mistura de coisas pertencentes a pessoas diversas for involuntária, sendo uma delas a principal, cada proprietário continuará a ter o domínio sobre o mesmo bem, que lhe pertencia antes da mistura.
Se a causa da resolução da propriedade constar do próprio título constitutivo, seu efeito será ex nunc.
A construção de outro pavimento, destinado a conter novas unidades imobiliárias, requer aprovação de 2/3 dos votos dos condôminos.
Em relação à posse e à propriedade, julgue os itens a seguir. Não se adquire a propriedade por usucapião sem sentença que declare tal direito, pois esta é requisito formal da aquisição da propriedade pela prescrição aquisitiva.
Com relação à propriedade e ao direito autoral, julgue os itens subseqüentes.
No modo originário de aquisição da propriedade imóvel, não há qualquer relação jurídica de causalidade entre o domínio atual e o anterior. O novo proprietário adquire o bem livre de todos os vícios e limitações que revestia o imóvel.
Julgue os itens abaixo, relativos a diferenças entre direitos pessoais e direitos reais.
Os direitos de vizinhança geram exclusivamente direitos reais, não produzindo direitos pessoais.
Com relação ao instituto do usucapião especial, julgue os itens que se seguem.
Uma pessoa que permaneça como locatária de imóvel por vinte anos não tem direito a adquiri-lo por usucapião.
Com relação aos direitos das obrigações e seus efeitos e capacidade, julgue os itens abaixo.
Afasta-se a possibilidade de usucapião quando a posse é exercida em decorrência de comodato tácito.
NÃO se adquire a propriedade imóvel por:
transcrição do título de transferência no Registro do Imóvel.
constituto possessório.
usucapião.
acessão.
João Carlos invadiu, às ocultas, um imóvel urbano particular de duzentos e quarenta metros quadrados, situado em Novo Hamburgo-RS, no dia 10.10.1981. Tornou pública, ininterrupta e sem oposição a sua posse sobre esse imóvel desde o dia seguinte ao da invasão, utilizando-a para sua moradia e de sua família, sendo que mantém arrendada a um cunhado pequena propriedade rural, situada em Sertão-RS, de apenas três hectares, que titula desde setembro de 1980. Pretendendo adquirir a propriedade, situada em Novo Hamburgo-RS, por meio da usucapião, qual é a modalidade correta a ser empregada?
ordinária
especial de imóvel urbano
especial coletiva de imóvel urbano
extraordinária
concessão de uso especial, após desapropriação judicial
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...