Lista completa de Questões de Direito Civil da Ministério Público de São Paulo (MPE - SP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Civil - Direitos Reais Sobre Coisas Alheias - Ministério Público de São Paulo (MPE - SP) - 2010
Assinale a alternativa incorreta:
falecendo o usufrutuário, o direito de usufruto transmite-se aos seus herdeiros.
não existe usufruto sucessivo.
no usufruto o direito de acrescer depende de estipulação expressa.
é possível o usufruto simultâneo.
o nu-proprietário, observados os direitos do usufrutuário, pode dispor do bem que se encontra gravado com o usufruto.
Assinale a alternativa correta:
na usucapião urbana individual, prevista na Lei nº 10.257/01 (Estatuto da Cidade), não é possível levar-se a efeito aquisição de terreno inferior ao mínimo módulo urbano.
a usucapião rural consagrada no artigo 1.239 do Código Civil, que exige a chamada posse trabalho/moradia, não reclama animus domini da parte usucapiente.
a usucapião coletiva pode ter como objeto áreas particulares e públicas.
os bens dominicais, à luz do novo Código Civil Brasileiro, podem ser usucapidos.
na usucapião coletiva, prevista na Lei nº 10.257/01 (Estatuto da Cidade), como regra geral, a cada possuidor será atribuída, por decisão judicial, igual fração ideal de terreno.
Assinale a alternativa incorreta:
a interpretação extensiva é recurso passível de ser utilizado pelo aplicador do direito quando não existir norma jurídica que regule a matéria.
o princípio geral de direito introduzido no direito positivo caracteriza-se como cláusula geral.
a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito são elementos de integração do direito.
a analogia legis é a analogia propriamente dita e a analogia juris é a que dá solução igual a duas hipóteses em virtude da mesma razão de direito.
a equidade é recurso passível de ser utilizado pelo aplicador do direito nos casos de lacuna da lei.
Assinale a alternativa incorreta:
não é possível executar provisoriamente sentença estrangeira.
a execução da sentença estrangeira pressupõe homologação pelo Superior Tribunal de Justiça.
as sentenças estrangeiras meramente declaratórias do estado de pessoas dependem de homologação.
o exequatur da carta rogatória somente será concedido se não contrariar a ordem pública, a soberania nacional e os bons costumes.
será permitido o novo casamento no Brasil, desde que os nubentes façam juntar na habilitação matrimonial a sentença do divórcio proferida no estrangeiro há mais de um ano, devidamente traduzida, em língua portuguesa, por intérprete autorizado ou juramentado.
Direito Civil - Teoria Geral da Responsabilidade Civil - Ministério Público de São Paulo (MPE - SP) - 2010
Assinale a alternativa incorreta:
o Código Civil adota como regra a responsabilidade civil subjetiva.
o chamado dano remoto não é indenizável.
a responsabilidade civil do incapaz é subsidiária e a indenização correspondente é equitativa.
a responsabilidade civil do curador, tutor e pais em razão de atos praticados, respectivamente, pelos curatelados, pupilos e filhos menores, restringe-se aos danos materiais por estes causados a terceiros.
a indenização por dano moral prescinde da comprovação do dano material.
Direito Civil - Teoria Geral da Responsabilidade Civil - Ministério Público de São Paulo (MPE - SP) - 2010
Na ação de responsabilidade civil por dano ecológico em que o causador negue responsabilidade:
É necessário que o autor demonstre a ocorrência de caso fortuito ou força maior para justificar a indenização.
É Irrelevante a demonstração de caso fortuito ou força maior para justificar a indenização.
É necessário aferir a ocorrência de culpa ou dolo por parte do responsável pelo dano.
Se a autoridade competente autorizar o ato e os cuidados forem tomados para evitá-lo, a indenização do dano será afastada.
A existência de seguro ambiental afasta a responsabilidade pessoal do causador do dano.
Assinale a alternativa correta:
a abertura da sucessão ocorre com a distribuição do inventário dos bens deixados pelo de cujus.
realizada a partilha dos bens do falecido e havendo ainda dívidas, os herdeiros por elas respondem integralmente.
JOSÉ veio a falecer em decorrência de acidente de trânsito, sendo que seu irmão JOÃO, também vítima do mesmo acidente, sobreviveu por alguns dias, vindo a falecer. JOSÉ não possuía ascendentes, descendentes, cônjuge ou companheira, mas tão somente outros três irmãos. Aberta a sucessão e realizada a partilha, coube ¼ (um quarto) dos bens por ele deixados a cada um dos irmãos.
aquele que pretender estabelecer disposições especiais sobre o seu enterro deverá fazê-lo, necessariamente, por meio de testamento público, cerrado ou particular.
o direito de representação, segundo estabelece o Código Civil, dá-se na linha ascendente e descendente, assim como na linha transversal, mas neste caso somente em favor dos filhos de irmãos do falecido.
Assinale a alternativa correta:
o casamento daquele que não alcançou 16 (dezesseis) anos será permitido nos casos de gravidez.
a autorização tácita dos representantes legais do incapaz, para fins de casamento, não possui relevância jurídica.
a idade núbil é 15 anos.
é pressuposto legal para o deferimento do pedido de suprimento judicial de idade para casamento a demonstração da maturidade do nubente que não atingiu a idade núbil.
a anulação do casamento daquele que não atingiu a idade núbil pode ser requerida pelo próprio cônjuge menor, por seus representantes legais e por seus ascendentes, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a partir da cessação da incapacidade, no primeiro caso, e do casamento, nas demais hipóteses.
JOSÉ e MARIA doaram a sua única filha, LÚCIA, todos os imóveis de sua propriedade, reservando para o casal o usufruto dos bens. À época da doação, CARLOS, fruto de outro relacionamento de JOSÉ, já havia sido concebido. CARLOS, quando contava com cinco anos, representado por sua mãe, promoveu ação visando anular a doação efetivada por JOSÉ e MARIA a sua irmã LÚCIA. Assinale a alternativa correta:
deve ser considerada inoficiosa a doação de ¼ (um quarto) dos bens imóveis.
a doação não é nula, pois JOSÉ e MARIA ao instituírem o usufruto sobre os imóveis doados cumpriram a determinação legal de preservar renda suficiente para a subsistência do casal.
a doação é juridicamente inexistente.
a doação não é nula, pois os doadores podiam dispor do patrimônio, com reserva do usufruto para si, considerando que a doação ocorreu antes do nascimento de CARLOS.
é nula a doação da totalidade dos imóveis de propriedade de JOSE e MARIA a filha LÚCIA, pois os direitos do nascituro devem ser preservados.
Assinale a alternativa correta:
os pressupostos para que ocorra a desconsideração da personalidade jurídica são: existência da pessoa jurídica, podendo se tratar de sociedade de fato; exaurimento do seu patrimônio social; abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial.
a desconsideração da personalidade jurídica é medida excepcional, diante da autonomia patrimonial de que goza a pessoa jurídica.
a desconsideração da personalidade jurídica não se aplica no Direito de Família.
o Ministério Público intervindo no processo como custos legis não possui legitimidade para requerer ao juiz que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.
o Ministério Público intervindo no processo como custos legis não possui legitimidade para postular a desconsideração da personalidade jurídica, salvo existindo interesse de incapaz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...