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A partir do ano de 2000, modificações orçamentárias determinaram a interligação entre o Planejamento Governamental (PPA) e o Orçamento (LOA). Identifique o principal instrumento de ligação entre o PPA e a LOA:
função;
programas;
subprogramas;
projetos;
operações especiais.
Direito Constitucional - Política Agrícola e Fundiária e Reforma Agrária - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Sobre a desapropriação para fins de reforma agrária, prevista na Constituição, é INCORRETO afirmar que:
a pequena e a média propriedade rural não serão desapropriadas se o seu proprietário não possuir outra;
a indenização será feita com títulos da dívida agrária, resgatáveis em até vinte anos;
as benfeitorias úteis e necessárias serão indenizadas em dinheiro;
a competência para desapropriar imóveis para fins de reforma agrária, com indenização em títulos da dívida agrária, é da União, sendo permitida a delegação aos Estados e Municípios por lei complementar;
a desapropriação para fins de reforma agrária é classificada como sendo de interesse social.
Assinale a opção correta.
O Congresso Nacional pode ser convocado extraordinariamente pelo presidente da República, pelo presidente da Câmara dos Deputados, pelo presidente do Senado Federal ou pelo presidente do Supremo Tribunal Federal.
Os subsídios dos Governadores de Estado e dos membros das Assembléias Legislativas estaduais devem ser fixados por ato do Congresso Nacional.
O ato que fixa os subsídios dos membros do Congresso Nacional depende de sanção do presidente da República.
Incumbe ao Senado Federal o julgamento do presidente da República, por crimes comuns e de responsabilidade.
É constitucionalmente possível que o Congresso Nacional aprove lei ordinária, sem que a mesma tenha sido votada, quer pelo Plenário da Câmara dos Deputados, quer pelo Plenário do Senado Federal.
O orçamento geral da União é elaborado pelos três poderes da República e consolidado pelo poder executivo. As metas para a elaboração da proposta orçamentária são definidas pelo PPA e priorizadas pela/o:
Lei Orçamentária Anual;
Balanço Geral da União;
LDO;
Tribunal de Contas da União;
Senado Federal.
Direito Constitucional - Ministério Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O Ministério Público é fruto do desenvolvimento do Estado brasileiro e da democracia. A primeira Constituição republicana (1891) não tratava o Ministério Público como instituição, apenas fazendo referência à escolha do procurador-geral, entre os integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo presidente da República. O Ministério Público passou a ser tratado como instituição no Decreto n.º 848/1890, que organizou a justiça federal. Em um de seus capítulos, o decreto dispôs sobre a estrutura e as atribuições do Ministério Público no âmbito federal. A Constituição Federal de 1988 deu nova configuração ao Ministério Público, atribuindo-lhe relevantes funções. Entre as opções abaixo, assinale a que não se relaciona com as atribuições constitucionalmente previstas para essa instituição.
Representar a União judicialmente.
Defender a ordem jurídica e o regime democrático.
Atuar na tutela dos interesses difusos e coletivos (meio ambiente, consumidor, patrimônio histórico, turístico e paisagístico; pessoa portadora de deficiência; criança e adolescente).
Defender, judicialmente, os direitos e interesses das populações indígenas.
Controlar externamente a atividade policial.
Direito Constitucional - Política Agrícola e Fundiária e Reforma Agrária - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O imóvel situado na zona rural que o proprietário abandonou, com a intenção de não mais conservar em seu patrimônio, inclusive deixando de satisfazer os ônus fiscais,
se não se encontrar na posse de outrem, após 3 anos, será arrecadado pela União.
se não se encontrar na posse de outrem, após 5 anos, será arrecadado pelo Estado ou pelo Distrito Federal.
será adquirido, decorridos 10 anos, pelo município onde se situa por usucapião.
será adjudicado em partes iguais pelo Município, pelo Estado e pela União.
após 15 anos, passará ao domínio do Município, mediante arrecadação como coisa vaga.
Direito Constitucional - Poder Judiciário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as normas vigentes da Constituição Federal relativas à organização e competência da justiça do trabalho, julgue os itens a seguir.
Um quinto dos ministros integrantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST) deve ser escolhido entre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e entre membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) com mais de dez anos de efetivo exercício, atendidos outros requisitos estabelecidos na Constituição Federal.
Direito Constitucional - Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo sistema de controle interno de cada Poder e, mediante controle externo, pelo
Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da União.
Tribunal de Contas da União, com o auxílio do Ministério Público da União.
Tribunal de Contas da União, com o auxílio do Congresso Nacional.
Congresso Nacional, com o auxílio do Supremo Tribunal Federal.
Ministério Público da União, com o auxílio do Tribunal de Contas da União.
Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Relativamente às normas da Constituição Federal atinentes aos direitos e garantias fundamentais, ao Poder Judiciário e à ordem social vigentes, julgue os itens seguintes.
Diferentemente do que acontece com todos os ministros do STF, a Constituição Federal não exige que os ministros do STJ e do TST sejam brasileiros natos.
NÃO se enquadra(m) nas modalidades de programa do PPA, no âmbito do poder executivo:
Programas finalísticos;
Programas de serviço ao Estado;
Programas de amparo a reformas políticas e partidárias;
Gestão de Políticas Públicas;
Programas de apoio administrativo.
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