Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Constituição Federal, o Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, EXCETOquando:
deixar de ser paga, com motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada
deixar de ser paga, com motivo de força maior, por três anos consecutivos, a dívida fundada.
não forem prestadas informações sobre as contas pagas, na forma da lei.
não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita estadual na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.
Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial
Direito Constitucional - Intervenção - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Nas desapropriações por utilidade pública, o valor da indenização devida ao expropriado será:
contemporâneo à imissão na posse e incluirá direitos de terceiros contra o expropriado, bem como as benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias feitas após o decreto de desapropriação.
contemporâneo à sentença e não incluirá direitos de terceiros contra o expropriado, nem benfeitorias feitas após o decreto de desapropriação.
contemporâneo à avaliação e não incluirá direitos de terceiros contra o expropriado, mas tenderá às benfeitorias necessárias feitas após o decreto de desapropriação e as úteis feitas com autorização do expropriante.
contemporâneo à vistoria e incluirá direitos de terceiros contra o expropriado, bem como as benfeitorias necessárias feitas após o decreto de desapropriação e as úteis feitas com autorização da expropriante.
contemporâneo à imissão na posse e incluirá direitos de terceiros contra o expropriado, bem como as benfeitorias necessárias feitas após o decreto de desapropriação, e as úteis, feitas com autorização do expropriante.
Direito Constitucional - Intervenção - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Nas desapropriações indiretas, o prazo prescricional da pretensão indenizatória do expropriado é de:
cinco anos, por se tratar de indenização por restrição decorrente de atos do Poder Público.
dez anos, por se tratar de direito pessoal sujeito à regra geral do Código Civil.
cinco anos, porque aplicável a regra geral da prescrição contra o Poder Público prevista no Decreto nº 20.910/32.
três anos, porque aplicável a regra prevista pelo Código Civil para a hipótese de reparação civil.
15 anos, porque aplicável o prazo previsto para a aquisição da propriedade por usucapião, nos termos do Código Civil.
Direito Constitucional - Intervenção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da organização político-administrativa do Estado, julgue os itens subsequentes.
A decretação de intervenção federal dependerá de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do procurador-geral da República, para assegurar a observância da forma republicana, sistema representativo e regime democrático.
Em que hipótese a Constituição Federal não poderá ser emendada:
Intervenção federal, estado de defesa ou estado de sítio.
Estado de sítio, estado de emergência e intervenção federal.
Estado de sítio, estado de defesa e estado democrático.
Durante a noventena que antecede as eleições gerais federais.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Na hipótese de um Estado-membro da Federação deixar de aplicar o mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida e proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino, prevê a Constituição da República que
a União poderá intervir no Estado, sendo o decreto de intervenção submetido à apreciação do Congresso Nacional, no prazo de vinte e quatro horas.
a União poderá decretar intervenção federal no Estado, para reorganizar as finanças do ente da federação, mediante requisição do Supremo Tribunal Federal.
o Estado ficará sujeito à intervenção federal, cuja decretação dependerá de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador- Geral da República.
a União poderá intervir no Estado, mediante solicitação do Poder Legislativo estadual, a fim de garantir o livre exercício dos poderes na unidade da Federação.
o Tribunal de Justiça deverá dar provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição estadual.
De acordo com o artigo 34 da Constituição Federal de 1988 haverá Intervenção Federal para:
prover execução de decisão judicial;
assegurar a observância da aplicação do mínimo de 1% na educação nos Estados membros;
manter a integridade regional;
reorganizar as finanças da unidade da federação que suspender o pagamento da dívida fundada, por mais de três anos consecutivos, salvo força maior;
prover a execução de lei estadual.
Direito Constitucional - Intervenção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às normas sobre a organização do Estado, assinale a opção correta.
Manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais são competências da União, mas podem ser delegadas aos estados-membros mediante lei complementar.
Caso emenda à CF revogue o inciso que estabelece a competência para legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios, a referida competência deixará de ser exclusiva da União e passará a ser privativa da União.
O constituinte atribuiu ao Distrito Federal (DF) o conjunto das competências legislativas e materiais reservadas a estados e aos municípios, em razão de o DF manter características tanto de estado quanto de município.
Caso sejam violados o sistema representativo e o regime democrático de um estado, o procurador-geral da República poderá, mediante representação ao Supremo Tribunal Federal (STF), requerer a intervenção federal nesse estado. Esse procedimento é denominado ação direta de inconstitucionalidade interventiva.
A capital do Brasil é ente autônomo da Federação.
Direito Constitucional - Sistema Tributário Nacional - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É permitido à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
cobrar tributos dos templos de qualquer culto.
exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.
cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.
instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrememsituação equivalente.
estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público.
Direito Constitucional - Sistema Tributário Nacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao direito tributário, sistema tributário nacional, tributos e competência tributária, julgue os itens a seguir.
De acordo com a CF, é vedada a imunidade tributária recíproca ou intergovernamental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...