Questões sobre Educação, Cultura e Desporto

Lista completa de Questões sobre Educação, Cultura e Desporto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O artigo 216, da Constituição Federal, em seu § 5º, trata do tombamento referente ao(s):

  • A.

    documentos e sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

  • B.

    conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

  • C.

    acervo de Ecomuseus.

  • D.

    conjunto de bens de valor artístico para um município.

A partir da promulgação da Constituição de 1988, do Estatuto do Menor e do Adolescente em 1990 e da Lei de Diretrizes da Educação Nacional em 1996, das Diretrizes Curriculares Nacionais em 1999, do Plano Nacional de Educação em 2001 e, ainda, das legislações educacionais em nível estadual e municipal, mudanças vêm sendo introduzidas nas áreas administrativa e pedagógica de creches e pré-escolas. As novas proposições legais enfatizam, dentre vários aspectos:

I. A integração das instituições que atendem de 0 a 6 anos aos sistemas educacionais;

II. A implementação de projetos pedagógicos que consideram a criança pequena na sua totalidade;

III. A articulação com as famílias e a comunidade local;

IV. A formação específica dos profissionais;

V. A integração cuidar/educar nas atividades locais;

VI. A escolarização da criança pequena, impondo às pré-escolas e creches o modelo da escola de ensino fundamental;

VII. Acessibilidade universal e obrigatória à educação infantil, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais.

São corretos apenas os itens:

  • A.

    I, II, III, IV, VI

  • B.

    I; II; III; VII

  • C.

    I, II, III, IV, V

  • D.

    VII, VI, V, IV

  • E.

    I, II, III, VII

Questões de 11 a 20 = Didática.

Os parâmetros curriculares nacionais propõe a inserção dos temas transversais no Ensino Fundamental, um deles é a ética. Baseado no texto da Constituição Federal, os parâmetros elencaram princípios, EXCETO:

  • A.

    igualdade de direitos;

  • B.

    co-responsabilidade pela vida social;

  • C.

    livre iniciativa;

  • D.

    Participação

A Constituição Federal de 1988 (art. 206) estabelece que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II. gratuidade do ensino fundamental em qualquer estabelecimento, para os alunos pobres;
III. pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV. liberdade de aprender, ensinar e pesquisar;
V. gestão democrática, dos ensinos público e privado;
VI. garantia de padrão de qualidade.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e VI.

  • C.

    II, III, IV e V.

  • D.

    I, III, IV e VI.

  • E.

    II, IV, V e VI.

A Constituição Federal, no artigo 211 e parágrafos 1.°, 2.°, 3.° e 4.°, estabelece a organização e competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios em relação aos sistemas de ensino. Dessa forma, a Constituição Federal determina, prioritariamente, a atuação dos

  • A.

    Estados e Municípios, no Ensino Fundamental e Médio.

  • B.

    Estados e Municípios, no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

  • C.

    Municípios, apenas no Ensino Fundamental e Médio.

  • D.

    Estados e Distrito Federal, no Ensino Fundamental e Médio.

  • E.

    Municípios e Distrito Federal, na Educação Infantil e Ensino Médio.

Em 1996, foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com base nas orientações firmadas pela Constituição de 1988, a respeito do que ficou definido pela nova LDB, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma das fontes de financiamento da educação é a da receita de impostos próprios da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
II. Cabe à União exercer a coordenação nacional da política educacional.
III. Cabe aos Estados oferecer, com prioridade, o ensino superior.
Assinale:

  • A.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Não é uma incumbência da União:

  • A.

    organizar e manter órgãos do sistema federal de ensino.

  • B.

    organizar, manter e desenvolver instituições oficiais do sistema federal.

  • C.

    coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação

  • D.

    elaborar, em colaboração com os outros entes, o Plano Nacional de Educação

  • E.

    assegurar o ensino fundamental e oferecer como prioridade a educação infantil.

No tocante à educação, a Constituição da República

  • A.

    garante a gratuidade do ensino público, exceto do universitário.

  • B.

    determina a gestão democrática do ensino público.

  • C.

    estabelece a obrigatoriedade e a universalidade do ensino médio.

  • D.

    veda o ensino religioso em escolas públicas.

De acordo com a Constituição Federal vigente, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de ensino

  • A. fundamental obrigatório e gratuito, assegurada sua oferta gratuita inclusive aos que não tiveram acesso na idade própria.
  • B. fundamental obrigatório, ainda que não-gratuito aos que não tiveram acesso na idade própria.
  • C. fundamental e ensino médio obrigatórios, sendo ambos prioridades dos Municípios.
  • D. médio obrigatório e voltado à progressiva descentralização para a iniciativa privada.
  • E. médio gratuito, sendo prioridade dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Julgue os itens a seguir referentes às bases legais da educação nacional.

Entre outros deveres do Estado em relação à educação popular pública, está o de garantir o atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...