Lista completa de Questões sobre Educação, Cultura e Desporto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O artigo 216, da Constituição Federal, em seu § 5º, trata do tombamento referente ao(s):
documentos e sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.
conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
acervo de Ecomuseus.
conjunto de bens de valor artístico para um município.
Direito Constitucional - Educação, Cultura e Desporto - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2007
A partir da promulgação da Constituição de 1988, do Estatuto do Menor e do Adolescente em 1990 e da Lei de Diretrizes da Educação Nacional em 1996, das Diretrizes Curriculares Nacionais em 1999, do Plano Nacional de Educação em 2001 e, ainda, das legislações educacionais em nível estadual e municipal, mudanças vêm sendo introduzidas nas áreas administrativa e pedagógica de creches e pré-escolas. As novas proposições legais enfatizam, dentre vários aspectos:
I. A integração das instituições que atendem de 0 a 6 anos aos sistemas educacionais;
II. A implementação de projetos pedagógicos que consideram a criança pequena na sua totalidade;
III. A articulação com as famílias e a comunidade local;
IV. A formação específica dos profissionais;
V. A integração cuidar/educar nas atividades locais;
VI. A escolarização da criança pequena, impondo às pré-escolas e creches o modelo da escola de ensino fundamental;
VII. Acessibilidade universal e obrigatória à educação infantil, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais.
São corretos apenas os itens:
I, II, III, IV, VI
I; II; III; VII
I, II, III, IV, V
VII, VI, V, IV
I, II, III, VII
Questões de 11 a 20 = Didática.
Os parâmetros curriculares nacionais propõe a inserção dos temas transversais no Ensino Fundamental, um deles é a ética. Baseado no texto da Constituição Federal, os parâmetros elencaram princípios, EXCETO:
igualdade de direitos;
co-responsabilidade pela vida social;
livre iniciativa;
Participação
A Constituição Federal de 1988 (art. 206) estabelece que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II. gratuidade do ensino fundamental em qualquer estabelecimento, para os alunos pobres;
III. pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV. liberdade de aprender, ensinar e pesquisar;
V. gestão democrática, dos ensinos público e privado;
VI. garantia de padrão de qualidade.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e V.
I, III e VI.
II, III, IV e V.
I, III, IV e VI.
II, IV, V e VI.
Direito Constitucional - Educação, Cultura e Desporto - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A Constituição Federal, no artigo 211 e parágrafos 1.°, 2.°, 3.° e 4.°, estabelece a organização e competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios em relação aos sistemas de ensino. Dessa forma, a Constituição Federal determina, prioritariamente, a atuação dos
Estados e Municípios, no Ensino Fundamental e Médio.
Estados e Municípios, no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
Municípios, apenas no Ensino Fundamental e Médio.
Estados e Distrito Federal, no Ensino Fundamental e Médio.
Municípios e Distrito Federal, na Educação Infantil e Ensino Médio.
Em 1996, foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com base nas orientações firmadas pela Constituição de 1988, a respeito do que ficou definido pela nova LDB, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma das fontes de financiamento da educação é a da receita de impostos próprios da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
II. Cabe à União exercer a coordenação nacional da política educacional.
III. Cabe aos Estados oferecer, com prioridade, o ensino superior.
Assinale:
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Direito Constitucional - Educação, Cultura e Desporto - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Não é uma incumbência da União:
organizar e manter órgãos do sistema federal de ensino.
organizar, manter e desenvolver instituições oficiais do sistema federal.
coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação
elaborar, em colaboração com os outros entes, o Plano Nacional de Educação
assegurar o ensino fundamental e oferecer como prioridade a educação infantil.
Direito Constitucional - Educação, Cultura e Desporto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No tocante à educação, a Constituição da República
garante a gratuidade do ensino público, exceto do universitário.
determina a gestão democrática do ensino público.
estabelece a obrigatoriedade e a universalidade do ensino médio.
veda o ensino religioso em escolas públicas.
De acordo com a Constituição Federal vigente, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de ensino
Direito Constitucional - Educação, Cultura e Desporto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir referentes às bases legais da educação nacional.
Entre outros deveres do Estado em relação à educação popular pública, está o de garantir o atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...