Questões sobre Normas e Leis

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Lei Federal foi editada para disciplinar os contratos a serem firmados pelo Poder Público e administradores de órgãos e entidades da Administração direta e indireta, que permitam a ampliação da autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da Administração direta e indireta e que tenham por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade. A lei ainda dispôs sobre: o prazo de duração do contrato; os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes; a remuneração do pessoal. A referida lei é

  • A. constitucional, uma vez que há disposição autorizando a edição de lei para tratar da matéria.
  • B. inconstitucional, uma vez que é vedado o tratamento diferenciado entre órgãos e entidades da Administração em razão do atendimento de metas de desempenho.
  • C. inconstitucional, uma vez que é vedada a ampliação da autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da Administração por meio de ato infra legal.
  • D. inconstitucional, uma vez que a lei deveria ter se restringido à Administração pública indireta.
  • E. inconstitucional, uma vez que apenas lei complementar poderia dispor sobre a matéria.

Suponha que o Presidente da República tenha editado Decreto pelo qual delegou, ao Ministro da Justiça, nas condições ali especificadas, as competências para: a) extinguir funções ou cargos públicos quando vagos; b) prover cargos públicos federais e c) prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa, as contas referentes ao exercício anterior.

De acordo com o disposto na Constituição Federal brasileira, o referido Decreto é

  • A.

    constitucional, uma vez que preenchidos todos os requisitos constitucionais para tanto.

  • B.

    inconstitucional, uma vez que essas competências poderiam ser delegadas apenas para o Advogado-Geral da União.

  • C.

    inconstitucional, uma vez que a delegação de competências somente seria admissível se previamente autorizada pelo Congresso Nacional.

  • D.

    constitucional, uma vez que essas competências do Presidente da República podem ser delegadas a quaisquer Ministro de Estado.

  • E.

    inconstitucional, uma vez que não poderia ser delegada a competência relativa à prestação de contas ao Congresso Nacional.

Em relação ao direito constitucional brasileiro, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).

Se um decreto do presidente da República transferir para a ANS competências que sejam atualmente atribuídas ao Ministério da Saúde, e se essa modificação não implicar aumento de despesas, tal decreto será constitucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    I, III e V;

  • B.

    I e III, apenas;

  • C.

    III, IV e V;

  • D.

    II e V, apenas;

  • E.

    I, IV e V.

  • A.

    as afirmações I, II e IV são corretas;

  • B.

    todas as afirmações são pertinentes e atendem ao processo legislativo aplicado às medidas provisórias e ao pensamento constitucional vigente;

  • C.

    as afirmações II, III e V são as únicas corretas;

  • D.

    todas as afirmações encerram considerações inadequadas acerca das medidas provisórias no sistema constitucional brasileiro;

  • E.

    as afirmações II, III e IV são corretas.

Em reconhecimento à internacionalização da matéria relativa a direitos e garantias fundamentais, a Constituição da República estabelece que

  • A.

    tratados internacionais, em matéria de direitos humanos, serão equivalentes a emendas constitucionais se forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.

  • B.

    compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar, mediante recurso especial, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida declarar a inconstitucionalidade de tratado internacional.

  • C.

    o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Supremo Tribunal Federal, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.

  • D.

    competem originariamente aos Tribunais Regionais Federais processar e julgar as causas relativas a graves violações de direitos humanos.

  • E.

    a República Federativa do Brasil submete-se à jurisdição de qualquer Tribunal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão, salvo do Tribunal Penal Internacional.

O Decreto pode ser regulamentar, individual ou coletivo. Sobre o decreto regulamentar podemos afirmar que:

  • A.

    Visa explicar a Lei e a facilitar a sua execução.

  • B.

    Visa substituir a Lei naquele ponto que ela perde a sua validade.

  • C.

    Relaciona a situações funcionais individuais.

  • D.

    É uma espécie de correspondência expedida entre os juízes.

Em relação a leis delegadas, julgue os próximos itens. Caso o presidente da República exorbite os limites da delegação legislativa recebida, poderá o Congresso Nacional, no exercício de competência exclusiva, sustar a lei delegada por meio de decreto legislativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Recentemente, no estado brasileiro do Pará, ocorreu um plebiscito em que seria decidido pelos eleitores daquela unidade federativa sobre a divisão do estado, para a criação dos estados de Carajás e Tapajós. Se efetivamente o resultado do plebiscito fosse pela aprovação, após voto direto de todos os eleitores com domicílio eleitoral naquele estado e em dia com as obrigações eleitorais, a próxima etapa deste processo de divisão seria a aprovação pelo legislativo da divisão do estado, por meio de

  • A. Lei Ordinária Federal.
  • B. Medida Provisória.
  • C. Lei Complementar Federal.
  • D. Emenda Constitucional.

O regime de urgência para a tramitação de projetos de lei

  • A.

    pode ser adotado apenas para os projetos de lei de iniciativa privativa do Presidente da República.

  • B.

    pode sobrestar as deliberações legislativas da Casa Legislativa em que estiver, com exceção daquelas que possuem prazo constitucional estabelecido.

  • C.

    impede que a Casa Revisora proponha emendas ao projeto de lei votado sob seu rito, a fim de garantir celeridade à votação.

  • D.

    determina a continuidade da contagem dos prazos durante os períodos de recesso do Congresso Nacional em decorrência da urgência imposta à votação.

  • E.

    pode ser adotado para a apreciação de leis delegadas, quando ocorre a delegação imprópria.

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