Lista completa de Questões sobre Política Urbana para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa incorreta quanto às desapropriações pelo Poder Público, nos termos da Constituição Federal:
É atribuição de competência privativa da União legislar sobre desapropriação.
Proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que não promova seu adequado aproveitamento, está sujeito a sofrer desapropriação, com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Congresso Nacional, com prazo de resgate de até cinco anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
Compete à União desapropriar, por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social.
Cabe à lei complementar estabelecer procedimento contraditório especial, de rito sumário, para o processo judicial de desapropriação.
As propriedades produtivas são insuscetíveis de desapropriação para reforma agrária.
Direito Constitucional - Política Urbana - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
A §1º do Art.182 da Constituição Federal de 1988 define o Plano Diretor como:
Um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana.
Um instrumento de prestação de contas dos municípios com até cinco mil habitantes.
A proposta de regulamentação das ações territoriais do SUAS.
Um instrumento básico da política estadual de saúde.
Direito Constitucional - Política Urbana - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Um dos instrumentos da política urbana é o usucapião de imóvel urbano. Constitui-se aquisição do domínio da propriedade, desde que preencha alguns requisitos. Em relação ao tema é incorreto afirmar que:
O inquilino poderá requerer a propriedade do imóvel caso comprovar que esteja ocupando o imóvel há mais de 15 anos ininterruptamente, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano e comprovar baixa renda.
tem direito a usufruir do instrumento aquele que possuir como sua, área ou propriedade urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, utilizando-a para sua moradia e de sua família, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição.
Os imóveis públicos não podem ser adquiridos por usucapião, pois gozam de inalienabilidade, imprescritibilidade, impenhorabilidade e impossibilidade de oneração.
As áreas urbanas com mais de duzentos e cinqüenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, são susceptíveis de serem usucapidas coletivamente, desde que não sejam possuidores de outros imóveis urbanos ou rurais.
Direito Constitucional - Política Urbana - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
À licença dada pelo município ao particular, ao proprietário de certo imóvel situado em área urbana, delimitada pelo plano diretor, para, mediante contrapartida, construir acima do coeficiente de aproveitamento chama-se:
Direito de preempção.
direito de superfície.
Concessão especial para fins de moradia.
Outorga onerosa do direito de construir.
São pressupostos da desapropriação:
I. Utilidade Pública.
II. Necessidade Pública.
III. Interesse social.
IV. Retrocessão.
Estão corretos os itens
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
Direito Constitucional - Política Urbana - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A iniciativa da desapropriação por utilidade pública se dá com a declaração de utilidade pública, a respeito da qual é correto afirmar:
Sobre a política urbana, a Constituição estabelece que
É correto afirmar sobre discriminação de terras devolutas:
Sobre a usucapião especial rural prevista no artigo 191 da Constituição Federal, é correto afirmar:
A Constituição Federal garante o direito de propriedade, mas exige que a mesma atenda à sua função social. Sob esses pressupostos, assinale a alternativa que não corresponde ao regime constitucional da propriedade e da desapropriação.
A desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, depende de prévia e justa indenização em dinheiro.
As glebas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas podem ser expropriadas com pagamento indenizatório a ser efetivado por títulos da dívida agrária resgatáveis em até 30 anos.
A propriedade urbana não edificada, subutilizada ou não utilizada pode vir a ser submetida à desapropriação com pagamento indenizatório a ser efetivado por títulos da dívida pública resgatáveis em até 10 anos.
O imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social pode ser submetido à desapropriação por interesse social, para fins de reforma agrária, com pagamento indenizatório a ser efetivado por títulos da dívida agrária resgatáveis em até 20 anos.
Os imóveis públicos não podem ser adquiridos por usucapião.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...