Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Dos orçamentos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2017
O orçamento público é uma das partes essenciais do planejamento econômico do governo brasileiro. Em obediência ao que prevê a legislação básica contida na Constituição Federal de 1988, o sistema de planejamento orçamentário é constituído por
Direito Constitucional - Direitos Sociais - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2017
Sobre jornada de trabalho, pode-se afirmar que
Sobre o regime previsto na Constituição Federal de 1988 acerca da reclamação constitucional é correto afirmar que
Direito Constitucional - Dos Estados Federados - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2017
Sobre as regiões metropolitanas, pode-se afirmar que são organizadas por lei(s)
Direito Constitucional - Advocacia e Defensoria Pública - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2017
A estruturação da defensoria pública, prevista na Constituição Federal de 1988, sofreu
Direito Constitucional - Intervenção - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
A intervenção estadual nos municípios não ocorrerá, exceto quando
for rejeitada a prestação de contas do Prefeito Municipal pela Câmara de Vereadores.
for constatada fraude na apuração eleitoral do município.
o Tribunal de Justiça der provimento à representação para prover à execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.
incorrer o município em inadimplência de um ano por dívida fundada.
Direito Constitucional - Diversos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, os municípios reger-se-ão por leis orgânicas municipais, votadas em dois turnos com o interstício mínimo de dez dias, e aprovadas por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que as promulgará. Além de estabelecer as regras de processo legislativo municipal e toda regulamentação orçamentária, em consonância com a Constituição Federal e a Constituição Estadual respectiva, a lei orgânica observará, dentre outros, o seguinte preceito constitucional:
inviolabilidade dos vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e apenas na circunscrição do município ou de comarcas contíguas, quando no desempenho de suas atribuições.
iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico do município, da cidade ou de bairros, através de manifestação de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado.
cabimento, por parte do Estado-membro, de disciplinar, apenas no âmbito da Carta Política estadual, a ordem de vocação das autoridades municipais, quando configuradas situações de vacância ou de impedimento cuja ocorrência justifique a sucessão ou a substituição nos cargos de Prefeito e/ou de Vice-prefeito.
eleição do Prefeito e do Vice-prefeito realizada no primeiro domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato dos que devam suceder, sendo que eventual nulidade da votação do Prefeito não implica necessariamente a nulidade da votação do Vice-prefeito.
Direito Constitucional - Diversos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
O Brasil é formado pela união indissolúvel de seus Estados, Distrito Federal e Municípios. Considerando a organização administrativa dos entes federativos, assinale a alternativa certa.
A União federal é entidade federativa autônoma em relação aos Estados-membros e Municípios, cabendo-lhe exercer a soberania do Estado, sendo, por isso, sinônimo de Estado federal.
O Distrito Federal engloba Brasília, que é a Capital Federal, e suas cidades-satélites, cada uma sendo sede de município e integrante do autogovernado ente distrital.
O poder constituinte derivado recorrente prevê a possibilidade de os Estados membros editarem suas Constituições, desde que respeitados os princípios e as normas da Constituição Federal.
Os Municípios têm plena autonomia, organizando-se por meio de leis orgânicas; não obstante, podem ser passíveis de controle de constitucionalidade, tal qual o emblemático caso da alteração, por decisão do Supremo Tribunal Federal, da Lei Orgânica do Município de Mira Estrela, SP, em 2004.
Direito Constitucional - Diversos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
O poder de auto-organização dos Municípios é primordialmente expresso
pela sua soberania federativa.
pela eleição do Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores.
na elaboração da lei orgânica.
pela edição do Código de Posturas do Município.
Direito Constitucional - Repartição de Competências - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
O legislador constitucional equiparou as expressões competência tributária e poder de tributar, tratando tais fenômenos como sinônimos. No que concerne às características da competência tributária, assinale a alternativa incorreta.
Pela incaducabilidade, a pessoa política não deixa de ser competente para criar o tributo no momento em que desejar.
A atual não implantação do Imposto sobre Grandes Fortunas decorre basicamente da facultatividade.
A indelegabilidade reforça a noção de que a competência tributária não é patrimônio absoluto da pessoa política que a titulariza.
O fato de as pessoas políticas não poderem ampliar suas competências tributárias, a menos que seja mediante emenda constitucional, decorre da inflexibilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...