Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o artigo 225 da Constituição Federal de 1988 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como o uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo- se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para garantir a eficiência desse direito, compete ao poder público:
I - Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies endêmicas;
II - Preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;
III - Instalações de obras ou atividades potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente devem ser vetadas, não podendo ocorrer sob nenhuma circunstância podendo os infratores sofrer sanções penais;
IV - Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
V - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.
Estão corretas as afirmativas:
Direito Constitucional - Sistema Tributário Nacional - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2014
Em relação aos Empréstimos Compulsórios previsto na Constituição Federal, assinale a alternativa CORRETA.
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Acerca do controle de constitucionalidade, podemos afirma que:
I - O Supremo Tribunal Federal poderá declarar totalmente inconstitucional as leis ou ato normativo, o que ocorre frequentemente com leis aprovadas com vícios formais. II - Vícios de iniciativa, procedimento legislativo ou de repartição de competência são vícios que podem dar prazo apenas a declaração de nulidade parcial da lei, sendo declarada a nulidade somente de alguns dispositivos inconstitucionais, aproveitando-se os demais. III - A modulação temporal dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade de leis e atos normativos é matéria reservada à competência do Pleno do Supremo Tribunal Federal, incidindo o princípio da reserva de plenário, podendo ser adotada somente com a existência de maioria qualificada de metade mais um de seus membros. IV - De acordo com o artigo 28, parágrafo único da Lei 9.868/99, o Supremo Tribunal Federal utiliza-se da interpretação conforme a Constituição Federal quando se limita a declarar a inconstitucionalidade apenas de determinadas situações de aplicação da lei, reconhecendo a possibilidade de aplicação de lei a outras hipóteses. V - A declaração parcial de nulidade sem redução de texto ocorre quando existindo duas ou mais interpretações possíveis de uma lei, o Supremo Tribunal Federal declara a validade dos dispositivos legais em questão, indicando qual das interpretações possíveis é a compatível com a Constituição Federal e deve ser adotada. Diante das assertivas acima, escolha uma das opções abaixo:Todas as alternativas são verdadeiras.
Todas as alternativas são falsas.
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Apenas a afirmativa V é verdadeira.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Direito Constitucional - Previdência Social - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Sobre a Previdência Social é correto afirmar que:
A Previdência Social, a Saúde e a Assistência Social são áreas que compõem a Seguridade Social, sendo que com exceção à saúde, todas tem caráter contributivo.
A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.
A Previdência Social obedecerá ao princípio da universalidade de participação nos planos previdenciários, independente de contribuição.
O valor da renda mensal dos benefícios, substitutos do salário- de-contribuição ou do rendimento do trabalho do segurado, poderá ser inferior ao do salário mínimo, desde que complementado por previdência complementar facultativa.
É permitida a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...