Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Ministério Público de Goiás (MPE - GO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia as afirmativas sobre a competência e, após, escolha a alternativa correta:
I - Compete à Justiça Estadual Comum, na vigência da Constituição de 1988, o processo por contravenção penal, ainda que praticada em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades.
II Compete ao juízo do local da obtenção da vantagem ilícita processar e julgar crime de estelionato cometido mediante falsificação de cheque.
III Compete à Justiça Comum Estadual processar e julgar civil acusado de prática de crime contra instituições militares estaduais.
IV Compete à Justiça Militar processar e julgar o policial militar por crime de promover ou facilitar a fuga de preso de estabelecimento penal.
V Compete à Justiça Estadual Militar processar e julgar o policial militar pela prática do crime militar e do crime comum cometidos simultaneamente.
Apenas três afirmativas são verdadeiras.
Apenas três afirmativas são falsas.
Apenas quatro afirmativas são verdadeiras.
Todas afirmativas são verdadeiras.
Direito Constitucional - Sistema Tributário Nacional - Ministério Público de Goiás (MPE - GO) - 2009
É correto afirmar:
Em caso de calamidade pública, os estados podem instituir empréstimos compulsórios através de lei complementar.
Os municípios, opcionalmente, podem exercer fiscalização e cobrança do Imposto Territorial Rural ITR e conceder renúncia fiscal do imposto, através de lei complementar, em razão de competência especificamente delegada na Constituição Federal.
No imposto previsto no art. 155, I, da Constituição Federal ( transmissão causa mortis), a competência estadual é limitada, pois as alíquotas máximas são fixadas pelo Senado Federal.
O Imposto Territorial Rural ITR é regressivo, razão pela qual o ente tributante está jungido ao dever de fixar alíquotas crescentes de modo a desestimular a manutenção de propriedades improdutivas.
Examine as seguintes proposições e assinale a alternativa correta:
Pelo princípio da não taxatividade da ação coletiva, qualquer direito coletivo poderá ser objeto de ação coletiva.
O direito processual coletivo comum destina-se apenas à tutela de direitos ou interesses coletivos em sentido estrito.
O direito processual coletivo não se aplica aos direitos de terceira geração, ou dimensão.
Os direitos individuais homogêneos, por não serem transindividuais, não podem ser tutelados por meio de ação coletiva.
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta:
I- O processo civil tradicional é vocacionado para resolução dos conflitos individuais. Por outro lado, o processo coletivo volta-se ao conhecimento de demandas envolvendo conflitos de grupos, classes ou categorias de lesados, nominados como interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos. Ação popular não se presta a defesa de interesses difusos e coletivos.
II- Difusos são os interesses que envolvem um grupo indeterminável de lesados, reunidos por uma situação de fato comum, tendo objeto indivisível, v.g. lesão ao meio ambiente de uma região.
III- Interesses coletivos, em sentido estrito, são os que envolvem um grupo determinável, reunido por uma relação jurídica básica comum, tendo também um objeto indivisível, v.g. a nulidade de uma cláusula abusiva em contrato de adesão.
IV- Individuais homogêneos são aqueles que envolvem um grupo determinável, reunido por uma lesão de origem comum, tendo um objeto divisível, v.g. a aquisição de um produto de série com o mesmo defeito.
Todas alternativas são verdadeiras.
Apenas uma alternativa é verdadeira.
Apenas uma alternativa é falsa.
Todas as alternativas são falsas.
Genericamente, sobre o contrato de trabalho, é incorreto afirmar:
É nulo o contrato de trabalho com a administração pública indireta, sem a prévia aprovação em certame, salvo se a contratação se der pelo regime da CLT.
É vedado o trabalho do menor de 16 (dezesseis) anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 (catorze) anos.
A validade do contrato de trabalho, assim como de qualquer negócio jurídico, deve obedecer aos requisitos do art. 104 do Código Civil, a saber: agente capaz; objeto lícito, possível, determinado ou determinável; forma prescrita e não defesa em lei.
É possível, para o empregado urbano, o trabalho realizado em seu próprio domicílio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...