Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Competência Privativa da União - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
No que concerne à organização do Estado, de acordo com a Constituição Federal, é correto afirmar:
I. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, tributário, eleitoral, agrário, marítimo e aeronáutico.
II. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre criação, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas.
III. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias de competência legislativa privativa da União.
IV. Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.
Apenas a alternativas I está correta.
Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Direito Constitucional - Princípios Fundamentais / Objetivos Fundamentais / Princípios das Relações Internacionais - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
De acordo com o disposto na Constituição Federal, a República Federativa do Brasil:
I. Tem como fundamentos, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
II. Tem como um de seus objetivos fundamentais a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
III. Submete-se à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.
IV. É formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal e constitui-se em Estado Democrático de Direito.
Analisando as alternativas acima, é correto afirmar que:
Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Direito Constitucional - Das Funções Essenciais à Justiça - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Sobre a ação civil pública, é INCORRETO afirmar:
Os servidores públicos têm o dever de provocar a iniciativa do Ministério Público, ministrandolhe informações sobre fatos que constituam objeto da ação civil e indicando-lhe os elementos de convicção.
As empresas públicas e as sociedades de economia mista não têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar.
A ação civil pública poderá ter por objeto a condenação em dinheiro ou o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer.
A sentença civil fará coisa julgada erga omnes, nos limites da competência territorial do órgão prolator, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficiência de provas.
Em caso de desistência infundada ou abandono da ação por associação legitimada, o Ministério Público ou outro legitimado assumirá a titularidade ativa.
Direito Constitucional - Das Funções Essenciais à Justiça - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Sobre as chamadas "funções essenciais à justiça" é correto afirmar:
Que o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por todos os seus atos e manifestações, no limite da lei.
Que à Defensoria Pública cumpre promover a orientação jurídica e a defesa dos direitos dos que a ela recorrerem.
Que a proposta orçamentária do Ministério Público é elaborada pelo Poder Executivo, observados os parâmetros da legislação de regência.
Que elas são exercidas pelo Ministério Público, Advocacia Pública, Advocacia e Defensoria Pública.
Que compete ao Conselho Nacional da Justiça zelar pela autonomia funcional, administrativa e financeira do Ministério Público.
Direito Constitucional - Emenda à Constituição - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
De acordo a Constituição Federal, assinale a alternativa correta:
A proposta de emenda constitucional não poderá partir do Presidente da República.
A proposta de emenda constitucional será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, dois quintos dos votos dos respectivos membros.
A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início no Senado Federal.
A legislação sobre planos plurianuais, diretrizes orçamentárias e orçamentos pode ser objeto de lei delegada.
Direito Constitucional - TSE, TREs e Juízes Eleitorais - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2003
Assinale a opção correta.
O Tribunal Superior Eleitoral é órgão da Justiça Eleitoral (CF, art. 118, I), composto, no mínimo, de sete membros. Destes, cinco são escolhidos:
por nomeação do Presidente da República, mediante indicação do Supremo Tribunal Federal
mediante lista sêxtupla organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil.
por nomeação do Presidente da República, indicados pelo Senado Federal.
mediante eleição, pelo voto secreto, dentre os ministros do Supremo Tribunal Federal (3) e do Superior Tribunal de Justiça (2).
Direito Constitucional - STF - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2003
- O Supremo Tribunal Federal é órgão do Poder Judiciário (CF, art. 92, I).
Sobre o Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:
Tem sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território do Distrito Federal.
Compõe-se de onze ministros, escolhidos dentre os desembargadores dos Tribunais de Justiça que contem com mais de trinta anos de serviço.
Tem sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional.
Tem competência para resolver divergência jurisprudencial entre Tribunais inferiores
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...