Lista completa de Questões de Direito do Consumidor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito do Consumidor - Da desconsideração da personalidade jurídica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a suas disposições, julgue os itens que se seguem.
O instituto da desconsideração da personalidade jurídica implica a extinção da pessoa jurídica, posto que afeta o princípio da autonomia patrimonial.
A empresa Beta Ltda. firmou, em 2002, confissão de dívida com o Banco Meta S/A. Seu sócio gestor igualmente subscritou a confissão, como devedor solidário. A dívida originou-se de empréstimos para capital de giro da empresa. Entretanto, vencida a dívida e não paga, o Banco Meta S/A ingressou com execução. Em sede de embargos, os executados pretendem discutir o valor dos juros mensais de 1,95% e a multa pela inadimplência de 10%.
A partir da análise desse caso, verifica-se que
Direito do Consumidor - Relação Jurídica de Consumo - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A Administração Pública, nos contratos regidos pelo CDC,
somente, poderá figurar como fornecedora de serviços.
somente, poderá figurar como consumidora.
poderá fazer uso de legislação própria, já que não se submete as normas do Código de Defesa do Consumidor.
poderá figurar como consumidora e como fornecedora de serviços, em relações distintas.
Para fins de aplicação das regras e princípios contidos no Código de Defesa do Consumidor − Lei nº 8.078/90, NÃO se considera prestação de serviços
o tratamento odontológico.
a contratação de seguro.
o do empregado doméstico.
o agenciamento de viagens.
o fornecimento de energia elétrica.
De acordo com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, NÃO podem ser considerados fornecedores de produtos ou serviços as pessoas
jurídicas estrangeiras que exportam produtos ou serviços para o Brasil.
físicas que desenvolvem atividade de venda de produtos no comércio.
jurídicas de direito público que prestam serviço de educação na rede pública estadual.
jurídicas nacionais que importam produtos industrializados.
jurídicas de direito público que prestam serviços públicos considerados essenciais, mediante a cobrança de preço público.
Atualmente, as estratégias mercadológicas dos bancos consideram que os clientes compram para satisfazer suas necessidades.
Nesse sentido, deve-se levar em consideração que, na venda de produtos bancários, essas necessidades serão satisfeitas porconhecimento dos produtos ofertados
número de visitas dos clientes à agência
procedimentos técnico-operacionais
benefícios proporcionados aos correntistas
apresentações eficientes dos serviços
Direito do Consumidor - Das Infrações Penais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às infrações penais previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), assinale a opção correta.
Considere que um comerciante tenha publicado uma oferta contendo informações enganosas sobre a natureza, a segurança, o desempenho e a durabilidade de um produto, mas que, contudo, o produto não tenha sido adquirido por nenhum consumidor. Nessa situação, a conduta configura-se como atípica.
Responsabilizar-se-á por um única infração penal o agente que fizer ou promover publicidade que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança, sabendo o agente que essa publicidade era enganosa ou abusiva.
Os crimes contra as relações de consumo são delitos materiais, sendo necessária a existência de sujeito passivo determinado para a configuração desses crimes.
Considere que um fornecedor tenha descoberto que determinado produto é nocivo aos consumidores posteriormente à colocação desse produto no mercado. Considere, ainda, que esse fornecedor não tenha retirado esse produto espontaneamente do mercado. Nessa situação, o fornecedor pratica crime contra o consumidor em decorrência da não retirada do produto do mercado.
Pratica crime o credor que utiliza, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor injustificadamente ao ridículo ou interfira em seu trabalho, descanso ou lazer.
Direito do Consumidor - Das praticas abusivas (venda casada, vantagens excessivas, imposição de limites pelo fornecedor) - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Tendo por base o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é correto afirmar que
a venda casada constitui modalidade de prática abusiva elencada no art. 39 do CDC.
o rol de práticas abusivas expresso no CDC é exaustivo.
não constitui prática abusiva o envio de produto ao consumidor, mesmo sem solicitação prévia, se, juntamente com o produto, não for enviada qualquer cobrança.
não constitui prática abusiva, o fornecedor deixar de estipular prazo para o cumprimento de sua obrigação ou deixar a fixação de seu termo inicial a seu exclusivo critério.
Direito do Consumidor - Relação Jurídica de Consumo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a suas disposições, julgue os itens que se seguem.
Classifica-se o fornecedor de produto em fornecedor real, fornecedor aparente e fornecedor presumido, podendo somente o primeiro ser responsabilizado por vícios do produto, independentemente de investigação de culpa.
Direito do Consumidor - Da Proteção Contratual - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Tanto o Código Civil quanto o Código de Defesa do Consumidor,
adotam, como regra, a reparação civil através da responsabilidade objetiva.
regulam relações entre partes que estão em natural desequilíbrio.
têm suas bases conceituais fincadas no princípio da boa-fé subjetiva.
estabelecem a concepção social de contrato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...