Questões de Direito do Consumidor

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Atenção: As questões 84 e 85 referem-se ao seguinte caso:

       Uma consumidora adquire, em um shopping, aparelho importado para massagens e após quatro meses de uso é obrigada a submeter-se a intervenção cirúrgica para tratamento de varizes, moléstia agravada, segundo o médico, pela utilização do referido aparelho. Servindo-se da ajuda de um tradutor, tomou conhecimento das instruções veiculadas em língua estrangeira e somente então constatou que havia advertência expressa proibindo o seu uso aos portadores de varizes.

Nesta hipótese,

  • A.

    somente o shopping responde pelos vícios do produto.

  • B.

    somente o importador responde pelos danos causados à saúde da consumidora.

  • C.

    o shopping e o importador respondem pelos vícios do produto e pelos danos causados à saúde da consumidora, em caráter solidário.

  • D.

    a responsabilidade é exclusiva do shopping por não ter traduzido a advertência constante da instrução de uso.

  • E.

    a responsabilidade é exclusiva do importador por não ter traduzido a advertência constante da instrução de uso.

A respeito do direito do consumidor, julgue os itens subseqüentes.

Vício é um termo técnico adotado pelo Código de Defesa do Consumidor que, genericamente, indica disparidades entre as condições do produto ou serviço informadas pelo fornecedor, no momento anterior à contratação, e do produto ou serviço que foi, efetivamente, prestado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), ao disciplinar a tutela dos direitos dos consumidores, dispõe: 1. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vítimas poderá ser exercida em juízo individualmente ou a título coletivo. 2. Poderão intervir no processo, como assistentes do Ministério Público, as associações legalmente constituídas. 3. O Ministério Público, se não ajuizar a ação, atuará sempre como fiscal da lei. 4. Os crimes previstos nessa lei são insuscetíveis de fiança e liberdade provisória. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

Com relação ao direito do consumidor, julgue os itens que se seguem. Considere que várias pessoas tenham adquirido automóveis de certo fabricante e, após poucos quilômetros de uso, os veículos apresentaram defeitos que os tornaram impróprios para o uso, causando danos patrimoniais aos compradores. Nesse caso, o Ministério Público é parte legítima para ajuizar ação em defesa desses consumidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao direito do consumidor, julgue os itens que se seguem.

Considere que várias pessoas tenham adquirido automóveis de certo fabricante e, após poucos quilômetros de uso, os veículos apresentaram defeitos que os tornaram impróprios para o uso, causando danos patrimoniais aos compradores. Nesse caso, o Ministério Público é parte legítima para ajuizar ação em defesa desses consumidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura acima, que mostra uma janela do Word 2002 com um texto em processo de edição, julgue os próximos itens, acerca desse software, do texto mostrado e de temas a este associados.

O Código de Defesa do Consumidor, considerado legislação avançada para o comércio convencional, mostrou-se totalmente inadequado para abranger as novas modalidades de transação comercial possibilitadas pelo advento da Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

Regina adquiriu estantes para sua casa, sendo que, por defeitos decorrentes de projeto, as estantes desabaram, danificando todas as louças e objetos nela colocados. Nesse caso, o fabricante não será responsável pelos danos causados a Regina se

  • a.

    provar não ter agido com dolo ou culpa.

  • b.

    provar a culpa exclusiva dela ou de terceiro.

  • c.

    alegar que o defeito de fabricação inexiste.

  • d.

    provar culpa concorrente do consumidor.

  • .

    alegar não ter colocado o produto no mercado.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em

  • A.

    trinta dias, tratando-se de fornecimento de produtos duráveis, iniciando-se a contagem do prazo decadencial no momento em que ficar evidenciado o defeito.

  • B.

    sessenta dias, tratando-se de fornecimento de serviço não duráveis, iniciando-se a contagem do prazo decadencial a partir do término da execução dos serviços.

  • C.

    quinze dias, tratando-se de produtos não duráveis, iniciando-se a contagem do prazo decadencial no momento em que ficar evidenciado o defeito.

  • D.

    noventa dias, tratando-se de fornecimento de produtos duráveis, iniciando-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto.

  • E.

    sessenta dias, tratando-se de fornecimento de produtos duráveis, iniciando-se a contagem do prazo decadencial no momento em que ficar evidenciado o defeito.

Atenção: As questões 84 e 85 referem-se ao seguinte caso:

       Uma consumidora adquire, em um shopping, aparelho importado para massagens e após quatro meses de uso é obrigada a submeter-se a intervenção cirúrgica para tratamento de varizes, moléstia agravada, segundo o médico, pela utilização do referido aparelho. Servindo-se da ajuda de um tradutor, tomou conhecimento das instruções veiculadas em língua estrangeira e somente então constatou que havia advertência expressa proibindo o seu uso aos portadores de varizes.

O prazo para a consumidora reclamar pelos vícios de qualidade do aparelho

  • A.

    é imprescritível, por se tratar de vício de informação na área da saúde.

  • B.

    já se consumou pelo decurso de 90 (noventa) dias contados da aquisição do produto.

  • C.

    consuma-se no prazo de 5 (cinco) anos contados da aquisição do produto.

  • D.

    consuma-se no prazo de 5 (cinco) anos contados da constatação do vício.

  • E.

    é de 90 (noventa) dias e inicia sua contagem a partir do momento em que tomou conhecimento do defeito.

O princípio fundamental embasador de toda essa gama de direitos é o da

  • a.

    vulnerabilidade dos consumidores.

  • b.

    livre iniciativa.

  • c.

    valorização social do trabalho.

  • d.

    livre concorrência.

  • e.

    soberania nacional.

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