Lista completa de Questões de Direito do Consumidor do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito do Consumidor - Dos interesses ou direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O Código de Defesa do Consumidor apresenta, em seu artigo 82, os legitimados para exercer a defesa coletiva dos interesses dos consumidores e das demais vítimas de acidentes de consumo. Para os fins do artigo 81 do CDC, são legitimados(as)
as associações que são legalmente constituídas há pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos pelo CDC, sem haver necessidade de autorização assemblear.
a União, os Estados, os Municípios e os Distritos.
os órgãos e entidades da Administração Pública, direta ou indireta, desde que possuam personalidade jurídica, mesmo que não se destinem à defesa dos interesses e direitos protegidos pelo CDC.
o Ministério Público, os Distritos e os sindicatos.
Direito do Consumidor - Formalização e redação dos contratos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
O dever de informação, na fase pré-contratual da venda de um produto, EXCLUI o dever de
Direito do Consumidor - Garantia contratual - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sobre a responsabilidade civil nas relações de consumo, é correto afirmar que
o Código de Defesa do Consumidor adotou a teoria da garantia legal, pois a própria lei confere a garantia ao consumidor, independentemente da garantia contratual.
o fornecedor, réu em demanda indenizatória, poderá ter sua responsabilidade excluída se comprovar a inexistência de culpa ou dolo.
o comerciante responderá subjetivamente, nos casos de responsabilidade por fato do produto ou serviço.
a responsabilidade dos profissionais liberais é, em regra, subsidiária.
No regime do Código de Defesa do Consumidor, conforme previsão do art. 6º, inciso VIII, a inversão do ônus da prova
vincula-se exclusivamente à dificuldade econômica das partes.
permite ao consumidor desincumbir-se do ônus de narrar no processo os fatos constitutivos de seu direito.
não possui ligação com a situação econômica das partes.
está ligada com exclusividade à deficiência técnica do consumidor.
exige alternativamente a presença do requisito da verossimilhança das alegações ou da hipossuficiência do consumidor.
Direito do Consumidor - Princípios do Código de Defesa do Consumidor - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O princípio da identificação da publicidade, consagrado no art. 36 do CDC, proíbe a
publicidade abusiva.
publicidade enganosa por omissão.
publicidade clandestina e a subliminar.
propaganda abusiva.
Direito do Consumidor - Princípios do Código de Defesa do Consumidor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base no disposto no CDC, julgue os itens que se seguem.
Dada a função integrativa do princípio da boa-fé objetiva, novos deveres podem ser designados para as partes em face da relação de consumo, visto que a inobservância de novas condutas surgidas pode acarretar a inadimplência contratual.
Direito do Consumidor - Princípios do Código de Defesa do Consumidor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base no disposto no CDC, julgue os itens que se seguem.
O princípio da vulnerabilidade, que, de acordo com a doutrina, se subdivide em dois aspectos, um de ordem técnica e outro de ordem jurídica, está expresso no CDC.
Direito do Consumidor - Princípios dos negócios jurídicos contratuais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
A respeito de estipulação em favor de terceiro, considere as afirmativas abaixo.
I - Na estipulação em favor de terceiro, este, sendo determinado ou não, é afetado pelas disposições contratuais, mesmo sem delas participar.
II - Os direitos e deveres consignados em contrato, em qualquer caso, somente afetam os próprios contraentes que, livremente, o pactuaram.
III - O princípio da relatividade dos efeitos do contrato é regra de caráter absoluto, uma vez que protege a segurança jurídica de terceiros.
IV - Na doação a menor, mesmo sem o consentimento de seu representante legal, a regra da relatividade dos efeitos do contrato é excepcionada.
V - O contrato de seguro com cláusula de cobertura de danos a terceiros só admite a discussão dessa cobertura entre seguradora e segurado.
São corretas APENAS as afirmativas
Propaganda enganosa é aquela capaz de induzir o consumidor ao erro, por apresentar a ideia de um determinado produto e entregar outro. Assinale a alternativa que não contenha a perspectiva de propaganda enganosa.
Direito do Consumidor - Relação Jurídica de Consumo - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A Administração Pública, nos contratos regidos pelo CDC,
somente, poderá figurar como fornecedora de serviços.
somente, poderá figurar como consumidora.
poderá fazer uso de legislação própria, já que não se submete as normas do Código de Defesa do Consumidor.
poderá figurar como consumidora e como fornecedora de serviços, em relações distintas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...